Estratégia Empresarial para lotéricos: qual é a sua maior vantagem?

Desenvolver uma estratégia empresarial consiste em saber abordar os mínimos detalhes do seu negócio para poder otimizar a qualidade da sua prestação de serviços e, consequentemente, aumentar a sua rentabilidade a partir deste princípio. Em uma casa, lotérica este conceito não é diferente. Se você descobrir qual é sua maior vantagem dentro do seu mercado de atuação, você terá maior liberdade para montar uma estratégia para poder tirar proveito das oportunidades de negócios.

Neste quesito de vantagem, cada tipo de negócio conta com duas: vantagem semelhante; e vantagem de concorrência.

A primeira, a vantagem semelhante, é o mesmo benefício que todas as empresas do ramo contam em comparação a outros tipos de negócio que também possam fazer proveito de um mesmo fim. No caso de uma casa lotérica, a vantagem semelhante é sua praticidade. Como por exemplo, é prático pagar as contas em uma casa lotérica. Dentre outras coisas, também, as vezes é mais prático sacar ou depositar dinheiro na lotérica.

Na segunda categoria, na vantagem de concorrência, nós estamos falando da vantagem que a sua casa lotérica tem sobre as outras lotéricas. Por exemplo: se a sua lotérica está em uma melhor localização do que as outras, você tem uma vantagem; se a sua lotérica é maior, você tem outra vantagem; se a sua lotérica tem melhor qualidade de atendimento, você tem outra vantagem. O processo funciona dessa forma.

Dito isso, podemos dizer que a melhor maneira que você tem para montar uma estratégia empresarial é estudando quais são suas duas vantagens dentro dessas duas categorias, a fim de otimizar e tirar proveito das oportunidades mercadológicas, como foi mencionado anteriormente.

 

Montando uma estratégia empresarial para sua casa lotérica

É possível montar uma estratégia empresarial de diversas maneiras diferentes, mas neste artigo nós vamos mostrar um método que desfruta de quatro parâmetros diferentes para você desenvolver a sua própria estratégia. Cada ponto representa uma característica proveniente de uma lotérica. Se você conseguir complementar os três primeiros, será possível ir para o quarto e, finalmente montar sua estratégia de negócios.

1. Otimização da praticidade de prestação de serviço:

O primeiro passo é você melhorar aquilo que já possuí. Reestruture sua casa lotérica, faça os clientes se sentirem confortáveis, treine os atendentes para serem melhores, e assim por diante. Como sua vantagem é ser prático, procure ser mais prático que os concorrentes, ou seja, ofereça uma prestação de serviço rápida e eficaz;

2. Ações de marketing estratégico:

Use de ações de marketing para poder se destacar no mercado. Essa estratégia empresarial é o básico para qualquer empresa que almeja ser relevante em seu mercado de atuação. Uma boa ação de marketing, mesmo que simplória, consegue fornecer vantagens de mercado para os mais diversos tipos de empresas, inclusive de lotéricas;

3. Adquirindo novas vantagens para a lotérica:

Para montar sua estratégia empresarial procure analisar no que sua lotérica é melhor ou pior do que os seus concorrentes. Feito isso, observe em que ponto você pode se destacar mais, desde a organização das filas a até mesmo a já mencionada velocidade de atendimento. O segredo é conquistar novas vantagens para sua lotérica se destacar ainda mais; Uma nova abordagem ao oferecer bolões pode ser praticada. Teste, observe o que sua melhor vendedora de bolões faz, e replique um treinamento às demais funcionárias.

4. Desenvolvendo um novo plano de negócios:

Agora que você já tem novos parâmetros, monte sua estratégia empresarial através de um novo plano de negócios. Observe os resultados das suas ações, análise os dados e idealize novas métricas a serem seguidas e objetivos a serem alcançados. Para melhorar suas perspectivas de negócios, recomendamos também a consulta com um contador, que pode lhe ajudar a prever sua nova estimativa de rentabilidade diante das suas vantagens comerciais.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos