Os 6 problemas mais comuns de segurança na lotérica. - DouraSoft do Brasil

Os 6 problemas mais comuns de segurança na lotérica.

Business people with stress and worries in office

Gerir uma lotérica não é uma tarefa fácil, além de cuidar da organização e do bom funcionamento do estabelecimento, você precisa estar atento às questões de segurança na lotérica.

Por ser um local que movimenta muito dinheiro, a lotérica sempre será visada por criminosos. Neste artigo não vamos focar em questões de estrutura da lotérica, pois cremos que isso você já sabe e já segue as orientações da caixa a este respeito. Mas, é importante saber como se comportar frente a um assalto, como evita-lo e treinar os funcionários para evitar que assaltos aconteçam.

Para tornar o seu local de trabalho mais seguro, reunimos algumas informações para impedir que delitos sejam cometidos na sua lotérica.

Dicas importantíssimas para segurança na lotérica

Na rotina da lotérica, existem alguns detalhes que acabam passando batidos se você não prestar atenção. Porisso, você deve evitar que alguns problemas ocorram, as dicas a seguir abordam alguns problemas e mostram o que você deve fazer nessas situações. Veja:

  1. O que fazer se eu for assaltado?

A primeira coisa que precisamos focar neste artigo, é a sua reação e da sua equipe caso um assalto venha ocorrer. Jamais reaja a ação de um criminoso, não tente imobilizá-lo ou agredi-lo, pois estará colocando sua vida e a de todos que estão na lotérica em perigo.

Outra dica de comportamento sobre segurança na lotérica, é não encarar o assaltante, pois isso pode ser considerado uma provocação. Após o ocorrido, acione imediatamente a polícia Militar.

  1. Se proteja de golpes por telefone

Existem diversos golpes que são aplicados por telefone e acabam pegando os lotéricos de surpresa. Para evita-los, você deve evitar passar dados importantes da empresa para todos os funcionários, deixando os dados mais importantes apenas com o gerente. Os outros funcionários devem ser informados a não revelarem as informações da lotérica para ninguém!

Outra dica importante, é estar sempre acompanhando a situação financeira da lotérica, saber o saldo das contas 003 e 043 irá impedir que algum golpista tente te enganar, dizendo alguma informação erronia sobre essas contas.

Se você quiser saber mais sobre esses golpes, pode consultar um artigo que escrevemos aqui no blog sobre esse assunto clicando aqui.

  1. Atenção ao abrir a lotérica

A lei determina que as casas lotéricas devem ter blindagem na área onde ficam os caixas, caso não tenham, deve haver uma porta giratória. Entretanto, isso não é suficiente para impedir assaltos na hora de abrir o estabelecimento.

Uma dica muito importante sobre segurança na lotérica é estar sempre atendo quando for abrir sua lotérica. Nunca faça essa tarefa sozinho, pois você poderá se tornar um alvo fácil para delinquentes.

O ideal é que no momento da abertura da loja estejam presentes ao menos 2 funcionários, enquanto um abre a porta o outro observa o entorno da loja, dessa forma, você inibe tentativas de abordagem surpresa.

  1. Dinheiro na loja

É questão de segurança na lotérica retirar periodicamente dinheiro do caixa, impedindo que grandes quantidades fiquem ali por muito tempo.

Para guardar o dinheiro, o mais recomendado é utilizar cofres boca-de-lobo para que o dinheiro seja recolhido periodicamente, com este tipo de cofre ninguém sabe o valor que está armazenado nele antes de abri-lo.

  1. Oriente seus funcionários

Os funcionários de uma lotérica precisam ser uma equipe, é questão de segurança na lotérica treiná-los e deixá-los cientes que não deve, de maneira nenhuma, passar informações de segurança da lotérica.

Além disso, quando houver pouco movimento no estabelecimento, os funcionários podem observar a entrada da loja, contribuindo assim, com a vigilância do estabelecimento.

  1. Cuidado ao descartar documentos

Não jogue fora nenhum documento antes de ser fragmentado, papéis como loterias, contas de serviços ou qualquer outro tipo de conta diária deve ser destruído antes de ir para o lixo. Para destruí-los você pode usar um fragmentador eletrônico. Para maximizar a segurança na lotérica, você deve jogar em locais diferentes os fragmentos, impedindo assim que alguém venha a colar novamente os papéis.

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.