Simulação Mental - Desenhando cenários | Blog DouraSoft

Simulação Mental – Desenhando cenários

Comportamento - Por onde começar e simulação mental

 
 
 

Simulação mental: Talvez você achou um pouco complicado esse tipo de título pro vídeo, mas eu vou explicar como é simples e como isso vai te ajudar muito em cada um dos
objetivos que você tem. Você já passou por aquele momento que você teve dificuldade para poder resolver alguma coisa e você chegou a pensar assim: “poxa vida, se eu soubesse disso antes eu teria feito diferente”.

Sabe o que você pode fazer para poder evitar esse tipo de situação, ou melhor, para que você esteja preparado para quando isso acontecer? É muito simples: você vai fazer uma criação daquilo que a gente chama de simulação mental, ou até mesmo desenho de cenários onde você vai descrever as possíveis situações que podem se desencadear diante de um determinado aspecto para que você saiba como agir e como reagir caso aquilo aconteça ou se algo parecido com aquilo acontecer.

Planejamento

Em alguns locais, quando nós temos um planejamento muito grande, algumas instituições como questões do governo chamam isso de Planos Preventivos e eu digo pra você que também pode ter um plano preventivo para você. Vou te dar um exemplo: vamos supor que você queira aumentar a meta dentro da sua casa lotérica ou da instituição que você trabalhe, você quer melhores resultados.

Para isso você precisa desenhar cenários de como isso pode impactar dentro da empresa porque que isso te ajuda porque isso te possibilita por exemplo pagar uma bonificação caso a meta seja atingida, ou seja: além de pagar o comissionamento você por exemplo pode
falar assim “ó, se vocês atingirem ‘x’ de valor, eu consigo dar um bônus para vocês”, e esse bônus ele vai vir de acordo com a lucratividade que você teve.

Exemplo prático

Vamos dar um exemplo um pouco mais prático: vamos supor que a sua casa lotérica atualmente esteja vendendo por exemplo 5 mil em bolões; à partir do momento que você atinge 7.000 você já teria condições de pagar uma bonificação para o seu time? Se a resposta for sim, você já começou a desenhar um possível cenário.

Isso te ajuda a compreender os impactos e os custos de recursos que você pode ter. Por exemplo, se você vai para uma viagem que tem uma duração de aproximadamente 200 300 quilômetros, é possível que você ao sair abastecido não precisa se preocupar com combustível no meio do caminho, mas a pergunta é: e se você por uma questão de preço de
combustível decide que quer abastecer no meio do caminho? Você vai precisar se preocupar e se planejar sem saber quando é ou quanto tempo ou o quanto de quilometragem o seu combustível aguentaria para que você possa chegar ao destino sem correr risco de ficar no meio do caminho.

Vantagens

Desenhando esse cenário, você consegue se aproximar mais das outras pessoas porque você consegue ajudar a elas. Se por ventura você pensar “mas se eu fizer isso vou estar sendo calculista”. Ora, normalmente a nomenclatura calculista serve para pessoas que se planejam e desenham cenários de antemão para tirar algum tipo de vantagem dos outros e isso realmente eu concordo que não é muito legal.

Agora, se você antever situações para que você possa ajudar elas e também possa ter melhores resultados. só tem vantagem nisso. Se você fizer disso uma prática na sua vida, você vai ver como vai ser melhor tanto pra você poder conseguir alcançar mais resultados como também para desenhar melhor as suas metas, os seus objetivos e onde você quer chegar, tanto na sua empresa como na sua vida pessoal.
 
Um abraço, sucessos e produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL.

Os comentários estão encerrados.