Como vender mais para meus clientes atuais

Nossas lotéricas estão lotadas de pessoas pagando contas a cada dia. Mas, a pergunta mais importante nesse contexto é: como vender mais para os clientes atuais? A resposta pode parecer simples, mas colocar em prática esse plano é outra coisa.

Alguns lotéricos nem sempre estão preocupados em manter um cliente, já que alguns serviços são disponibilizados com exclusividade pela casa lotérica. Entretanto, o que é importante você ter em mente, é que você pode vender muito mais para esta mesma pessoa, fazendo pequenas alterações que mudem a forma como o próprio cliente enxerga a organização.

Para se destacar, é preciso oferecer um serviço diferenciado e trabalhar no sentido de transformar os usuários dos serviços em clientes fiéis, conquistando a sua simpatia e confiança.

 

Dicas para aplicar em sua lotérica e gerar mais vendas

Algumas dicas simples, mas valiosas que a sua lotérica pode usar para gerar mais vendas são:

  • Oferecer produtos no guichê:

Bilhetes federais, bolões, jogos de vitrine, entre outros itens. Nesse sentido, o cenário ideal seria aquele em que você já tem um cadastro do cliente e, assim, pode oferecer produtos que despertem o interesse dele.

  • Cadastro dos clientes:

É importante ter um cadastro com o número de telefone e e-mail dos clientes. Com base nisso, é possível disparar mensagens e mandar e-mails em momentos especiais como acontece quando os jogos ficam acumulados – principalmente no caso da Mega Sena (Acumuladas ou da virada) e da Quina.

Para otimizar este aspecto, é recomendável que você utilize um sistema de cadastro que mantenha esses registros atualizados e com informações disponibilizadas para a hora que você precisar.

Nesse contexto, consulte-nos sobre o AGIL, que permite o cadastro de clientes, vinculando as preferências da pessoa aos itens que ela costuma comprar. Além disso, dentro do sistema AGIL é possível colocar números da sorte! Ou seja, você pode cadastrar o dia nascimento do cliente, a data de aniversário dos seus filhos ou qualquer outro número que tenha valor significativo para ele e que, por isso, tenha potencial de estreitar a relação entre vocês.

  • Trabalhe a equipe:

Outra dica é ensinar os funcionários a estimularem os clientes a comprar mais. Seus operadores estão na linha de frente e podem, com simples atitudes, dobrar o valor de uma venda. Não podemos simplesmente ignorar isso.

  • Elaborar uma “cesta de produtos”:

Colocar vários produtos para serem vendidos juntos pode fazer com que o cliente acabe consumindo mais e ainda tenha um incremento significativo de satisfação ao final do atendimento. Ofereça vários jogos prontos, que tal? Não custa tentar. (Fique atento para não forçar a chamada venda casada, além de ilegal vai atrapalhar novas negociações).

  • Fazer vendas por e-mail:

Se você já tem o e-mail dos clientes cadastrados, fica fácil fazer vendas por mensagem eletrônica. Eis aí um outro canal de relacionamento que muitas vezes nem é explorado pelo lotérico. Engana-se quem diz que e-mail está ultrapassado. A cada dia ele se solidifica mais e mais.

  • Vendas por telefone:

As vendas por telefone também podem ser uma boa estratégia para vender mais, oferecendo um serviço exclusivo para os clientes mais valiosos. Seja por voz, mensagens e até mesmo WhatsApp.

  • Oferecer bonificações para os funcionários:

Dar bonificações faz com que os funcionários acabem trabalhando mais na conquista dos clientes. Definir e cobrar metas também é uma boa ideia para fazer com que cada operador de caixa se sinta motivado a fazer com que clientes acabem comprando outros produtos. A época de pagar simples comissões sem fixar metas já era. Fique atento as novas realidades de resultados significativos. Todos ganham mais!

 

Vender mais – como oferecer produtos que os clientes atuais realmente vão se interessar?

Vender mais em uma lotérica não é um desafio se você conseguir usar o que tem em mãos: os clientes atuais. Entretanto, precisamos lhe advertir que é preciso um pouco mais de atenção na hora do atendimento no caixa.

Saber identificar quais são os clientes que frequentam rotineiramente a sua lotérica é fundamental. Essa atitude pode parecer difícil, mas não é impossível.

Saber quais são os principais produtos e serviços que o seu cliente costuma utilizar é uma porta aberta para fazer novas vendas, pois, como sabemos, o cliente gosta de se sentir valorizado e, quando se sente prestigiado, tende a retribuir na mesma moeda.

Embora oferecer produtos para clientes atuais seja uma forma de vender mais, é preciso ter cuidado. Ser muito insistente e agir de forma inconveniente pode afastar o cliente e fazer com que ele não queira mais voltar no seu estabelecimento.

É preciso oferecer serviços, mas não empurra-los de maneira brusca. Para que isso realmente dê certo, o operador de caixa precisa utilizar bom senso e gentileza. O segredo está no equilíbrio.

O que precisa ser melhorado nas lotéricas em relação aos clientes?

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Já se perguntou sobre o que precisa ser melhorado? Se ainda não tem respostas adequadas a esta pergunta, lembre-se que se você quer fazer a diferença, precisa investir em ferramentas que lhe ajudem a personalizar o serviço oferecido.

Alguma vez você pensou em colocar formulários de pesquisa de satisfação ao alcance do cliente? Que tal escutar algumas sugestões daqueles que são a razão de existência do negócio?

Como podemos ver, vender mais costuma ser uma questão de trato e percepção. Quanto mais compreendemos as necessidades dos clientes e a sua realidade, maiores serão os resultados obtidos. Não há como fugir desta realidade.

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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