4 passos para controlar o estoque - DouraSoft do Brasil

4 passos para controlar o estoque

controlar o estoque

Como controlar o estoque de uma lotérica? Esta é uma pergunta que tem tirado o sono de muitos lotéricos pelo Brasil, seja por não adotarem nenhum mecanismo de controle, seja por não confiarem nos que escolheram.

Em ambos os casos, é preciso registrar que o empresário tem como única e exclusiva saída a confiança a ser depositada no caráter dos seus funcionários. Com isso, se ele estiver fazendo uma escolha errada, poderá amargar prejuízos que podem chegar ao ponto de conduzir a lotérica para o fechamento.

Pensando em tudo isso, nas próximas linhas apresentaremos um passo a passo composto de 4 etapas para que você consiga controlar o seu estoque em definitivo. Vamos lá…

Passo 01 para Controlar o Estoque: escolha uma ferramenta confiável

Este é o passo mais importante de todo o processo de controle de estoque. Pense conosco: de que adianta fazer um controle que lhe gera transtornos? De que adianta controlar o estoque fazendo uso de uma ferramenta que você não confia?

Comece escolhendo uma ferramenta confiável, que lhe traga a mais absoluta segurança no sentido de que as informações ali registradas sejam realmente capazes de retratar a realidade da lotérica, sem espaço para erros.

Passo 02 para Controlar o Estoque: alimente o seu controle com todas as entradas no estoque

O segundo passo começa com o registro das informações relativas às entradas no estoque. Assim sendo, todas as compras devem ser devidamente lançadas no controle, sem que nenhuma delas seja esquecida ou tenha o seu registro postergado.

Passo 03 para Controlar o Estoque: procure uma forma de automatizar os registros de venda, ou terminará em apuros

Possivelmente, este é o passo mais crítico de todo o processo de controle de estoque em uma lotérica, uma vez que a quantidade de vendas diárias costuma ser bem elevada, o que torna o processo bastante complexo.

A melhor solução aqui é adotar o Sistema AGIL, que automatiza todo o controle de estoque, com lançamento automático de todas as vendas realizadas em tempo real.

É preciso ressaltar que muitas lotéricas ainda fazem controles manuais, mas é importante lembrar do fato de que mesmo os controles manuais bem-sucedidos têm limitações intrínsecas, com a dificuldade de obter as informações completas sobre as vendas, como é o caso do desempenho individualizado por cada funcionário, do volume vendido ao longo de um período maior de tempo e até mesmo dos volumes de venda de cada produto, para se saber qual deles ocupam são campeões de vendas do negócio.

Passo 04 para Controlar o Estoque: gere os relatórios de estoque e proceda conferências regularmente para saber se tudo está em ordem

Este passo pode se tornar uma epopeia em alguns tipos de controles, dada a dificuldade de se extrair as informações necessárias. A título de exemplo, muitos controles de estoque executados a partir de planilhas eletrônicas encontram seu ápice de dificuldades aqui.

Diante desta constatação, pergunta-se: não seria muito melhor se você conseguisse acessar tais relatórios com 2 ou 3 cliques. Pois é… Esta é outra inegável vantagem do Sistema AGIL. Você solicita os relatórios e, em poucos segundos, a impressora faz o trabalho dela para que você possa dar início à contagem e à conferência do estoque. O que você acha? Nada mal, né?

O Sistema AGIL, além de te ajudar a controlar o estoque, é um sistema de gestão desenvolvido exclusivamente para lotéricas e tem tudo para otimizar ao máximo a gestão e a operação do seu negócio eliminando a maior parte dos problemas que você enfrenta no seu dia a dia. Entre em contato conosco agora mesmo, ligando para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.com.br.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.