Antes de tudo, veja que existem alguns detalhes na casa lotérica a que todo lotérico precisa estar atento, sempre buscando oferecer maior comodidade e tranquilidade aos seus clientes. Mas, para isso, é necessário que o lotérico tenha tempo disponível para analisar todos os detalhes para tornar sua lotérica mais atraente.
Embora a Caixa Econômica tenha determinações sobre a concessão de casas lotéricas, é bastante provável que exista outra lotérica nas imediações, principalmente em cidades maiores, e o lotérico não pode se dar ao luxo de perder um cliente por algo que não esteja oferecendo e que, na maior parte das vezes, não gera custos.
1. Proteção contra o sol e a chuva
A princípio, tudo começa ao escolher o ponto em que será aberta a casa lotérica. Um estabelecimento que toma grande quantidade de sol a maior parte do dia não vai atrair clientes que sejam expostos ao sol. Da mesma maneira, se estiver chovendo, todo lotérico precisa estar atento para providenciar condições para que o cliente não tome chuva, ficando protegido. A instalação de um toldo na frente na lotérica é uma alternativa para atrair mais clientes.
2. Um bebedouro na lotérica atrai mais clientes
Em dias mais quentes, as pessoas que estão nas ruas sentem sede. Ao lotérico, em vez de pensar ser um custo colocar um bebedouro que possa ser acessado pelos clientes, deve pensar ser um investimento. A instalação de um lugar para tomar água gelada num dia quente é um atrativo a mais para conquistar clientes.
3. Local apropriado para preenchimento de loterias
Um local apropriado, com canetas funcionando, para preenchimento dos bilhetes das loterias da caixa é essencial para agradar mais os clientes. Por isso, a maior parte das lotéricas simplesmente instala um balcão na altura de um adulto e deixa que as coisas funcionem como devem. Além disso, ao oferecer um pouco mais de comodidade, como locais para deficientes, o lotérico mostra que está preocupado com os clientes e não apenas com seu faturamento.
4. Disposição dos produtos nos vidros e guichês
A distribuição de produtos que a lotérica vende nos vidros e guichês não deve entupir a visão do cliente. Quando o lotérico expõe produtos além da conta, cria confusão na cabeça do cliente e ele pode até desistir de escolher. Além disso, colocar os produtos de forma estratégica e oferecê-los através dos operadores de caixa, na maior parte das vezes, é mais vantajoso do que encher o vidro e, além de tudo, perder a visão do que acontece no lado externo do atendimento.
5. Acessibilidade aos deficientes
Embora seja lei, a acessibilidade não é praticada na maior parte das casas lotéricas. Dessa forma, construir uma rampa para acesso a deficientes físicos é de extrema importância para a imagem da casa lotérica, mostrando que está oferecendo as mesmas oportunidades a todos.
6. Atenção ao atendimento dos operadores
Todo lotérico precisa estar atento ao atendimento oferecido pelos operadores de caixa, procurando resolver problemas que possam ser criados e treinando seus funcionários para prestar o melhor atendimento possível. Por isso, um cliente vai à casa lotérica atrás de prestação de serviços e o grande produto da lotérica é a prestação de serviços.
Conclusão
Todos os detalhes que foram citados neste artigo devem ser seguidos pelo lotérico se quiser melhorar o seu atendimento e atrair mais clientes para sua casa lotérica. No entanto, isso só se torna possível quando o lotérico possui o tempo necessário para dar atenção a esses detalhes.
Por fim
Implantar um sistema de gerenciamento automatizado, com um software que permita o total controle de sua casa lotérica independente de sua atuação, propicia ao lotérico a disponibilidade para melhorar tudo o que seja necessário em sua empresa. Conheça o AGIL, ele mostra os detalhes gerais que todo lotérico precisa estar atento e moderniza a sua casa lotérica.
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422