70 - 20 - 10 para sua Casa Lotérica | Blog DouraSoft

70 – 20 – 10 para casas Lotéricas

Você sabe o que é a ferramenta 70-20-10?

Não? Sem problemas, porque vamos te explicar o que é 70-20-10. Essa ferramenta consiste em dividir o total do seu tempo (x horas) em porcentagens específicas para cada função. Um exemplo bastante claro é, caso você trabalhe seis horas diárias, nesse caso específico você dividirá o seus afazeres em três. 70% do seu tempo será destinado a uma atividade específica, que vamos chamar de A, que pode ser a execução do serviço em si. Os outros 30% restantes do seu tempo, serão repartidos em dois. Os primeiros 20% você destinará a feedbacks e coaching, pode ser que você faça um bate papo com o seu líder por exemplo, isso está voltado para o seu aprimoramento. Por fim, os 10% restantes você utilizará para atividades extras a par do seu serviço. Pode utilizar para realizar um curso online ou ler algum material.

 

E não para por aí…

Ao longo dos anos, desde que surgiu o conceito da ferramenta 70-20-10, não se sabe com exatidão quem foi o seu criador. Alguns estudiosos dizem que o início do método está no trabalho sobre aprendizagem de adultos, publicado pelo Prof. Allen Tough, em 1698. Mas uma outra parte acredita que o trabalho seja fruto dos pesquisadores Michael Lombardo e Robert Eichinger, que publicaram a relação das proporções no livro The Career Architect Development Planner, em 1996.

Mas qual é a grande usabilidade da ferramenta? É o fato do método sofrer várias alterações e ainda assim manter o seu propósito. Por mais que você altere o objetivo, ainda assim as proporções seriam mantidas e a “divisão ideal” se manteria.

Por exemplo, alguns CEOS de sucesso do mundo inteiro já variam a ferramentas das mais diversas formas, de acordo com as suas necessidades e lograram êxito. 

 

70-20-10 somente para tempo?

Caso você esteja com esse pensamento na cabeça você está muito do que enganado. O que torna uma ferramenta realmente útil não é o fato dela resolver um problema, mas sim a capacidade de se adaptar para a necessidade do seu usuário.

No caso do método 70-20-10 existem casos de gestores que utilizaram a ferramenta para determinar quem seria promovido, mantido e até mesmo demitido. Um caso famoso dessa aplicação foi feita pelo Ceo da GE, Jack Welch, que determinou que 70% dos colaboradores seriam mantidos em seus cargos, 20% seriam promovidos e 10% com desempenhos insatisfatórios seriam demitidos.

Outro caso similar foi o Ceo da Google, que determinou que 70% do tempo dos colaboradores seria utilizado para a execução da sua função propriamente dita. Os outros 20% seriam utilizados para desenvolvimento pessoal e os 10% restantes seriam utilizados para atividades a parte da organização, por exemplo, um descanso.

 

É possível aplicar em casas Lotéricas?

Com toda certeza. A ideia da ferramenta é justamente ser adaptável para a necessidade do seu negócio.

Vamos supor que as suas operadoras de caixa trabalham oito horas diárias. Separe 70% do tempo para que elas atendam aos clientes nos terminais. Após essa etapa os 20% restante pode ser utilizado para o horário de almoço, lanches e descansos rápidos, os últimos 10% deixe para que elas fechem os caixas, confiram e finalizem o dia com uma tranquilidade maior.

Outra variação interessante seria que elas trabalhem/executem as atividades da sua casa Lotérica 70% do tempo de serviço diário delas. Os 20% elas utilizem para treinamento como cursos ou feedbacks – podendo ser aplicado até mesmo dinâmicas – isso fica ao seu critério, e os 10% restantes elas fecham os caixas.

 

Algumas dicas para aplicar o método 70-20-10… 

Algumas dicas para aplicar 70 – 20 – 10: os 70% devem ser destinados a atividades de maior importância, como executar o serviço. O foco tem que ser aumentar a produtividade e o desempenho. Utilize ferramentas que te auxiliam nisso, como Outlook para envio de e-mails, Google agenda, Trello e qualquer outra ferramenta que seja pertinente para otimizar as execuções das atividades. 

Os 20% devem ser utilizados para melhorar as atividades principais. Como assim? Utilize esse tempo para treinamento, coaching, feedbacks, leituras e até mesmo pesquisando empresas similares – No nosso caso, casas Lotéricas, que estejam tendo um desempenho acima da média.

Os 10% finais, busque utilizar para melhorar as atividades da empresa. Dinâmicas em grupo são uma ótima pedida para esses momentos. Alguns café da tarde. Ou até mesmo um momento para que os funcionários relaxem e possam se sentir renovados. 

 

70-20-10 pode mudar a sua casa Lotérica…

Portanto, lembre-se, adapte a metodologia 70-20-10 de acordo com a sua necessidade. Procure informações sobre atividades que podem auxiliar no desenvolvimento. Espelhe-se em casos de sucessos, isso não é copiar, é ver benefícios e implementar.

Dê abertura para que os seus gerentes, operadores ou qualquer pessoa envolvida com a sua casa Lotérica. Possa apresentar opções viáveis. Ouça, teste e por fim, colha os resultados.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta