A importância de reter talentos em casas Lotéricas | Blog DouraSoft

A importância de reter talentos

reter talentos

Todos concordam que ter os melhores profissionais faz toda a diferença nos negócios de uma empresa. Mas para conseguir esse diferencial, é necessário manter os funcionários sempre engajados com seu negócio e com os objetivos da lotérica. Logo, contratar um profissional qualificado é apenas o primeiro passo para a retenção de talentos. Primeiro, é fundamental que você saiba como valorizar o capital humano dentro de sua lotérica. 

É verdade que reter talentos não é tarefa fácil. Esse é um dos maiores desafios do RH das empresas, porque requer muito planejamento. 

A importância de reter talentos

Sua empresa é formada por pessoas. Isso significa que seu maior investimento deve ser na capacitação desses profissionais. Quanto mais engajados, motivados e bem preparados seus funcionários estiverem, mais sua lotérica irá crescer. Manter profissionais qualificados trabalhando com você é fundamental para garantir uma alta performance.

Profissionais talentosos produzem até 8 vezes mais do que os outros profissionais. Diante disso, é muito benéfico que você invista em estratégias para reter talentos em sua empresa. A retenção de talentos é uma série de práticas que você pode adotar para fazer com que seus colaboradores mais talentosos permaneçam trabalhando com você por mais tempo. 

Como o mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo, reter talentos é uma estratégia necessária para o desenvolvimento dos seus negócios. Mas, para conseguir isso, você deve valorizar seus colaboradores fortemente. Será que você tem tomado as decisões certas para motivar seus funcionários? 

Como incentivar seus talentos 

Parte primordial da retenção de talentos é a motivação. Entretanto, você sabe como manter seus talentos sempre incentivados? 

Primeiro, porque seus funcionários estarão motivados se sua liderança for inspiradora, se viverem em um ambiente de boa comunicação, se visualizarem expectativas de crescimento dentro da empresa e se se sentirem seguros e estáveis com o trabalho. Além disso, proporcionar metas e desafios e reconhecimento profissional também ajudarão muito para que seus talentos queiram trabalhar com você por mais tempo. 

Como reter talentos 

A retenção de talentos não acontece apenas com salários satisfatórios, mas com um conjunto de estratégias e com planejamento. A seguir, daremos algumas dicas que te ajudarão nessa tarefa. 

1) Contrate certo

A retenção de talentos começa na contratação. Certifique-se de que a pessoa que está contratando possui mais do que um bom currículo. Perceba se ela tem potencial e se conseguirá se encaixar bem com a cultura organizacional de sua lotérica. Veja se ela se encaixa com a vaga que irá ocupar e se irá se relacionar bem com seus colegas e superiores.

2) Valorize seu colaborador pelo que ele é

Nenhum profissional talentoso irá ficar na sua lotérica por muito tempo se não conseguir enxergar que está sendo valorizado. E a isto não apenas longo prazo, mas médio e curto também. Vivemos uma realidade onde as pessoas tem facilidade para troca de trabalho, em tempos que as pessoas ficam menos de 3 anos na mesma empresa, e como sabemos, isto gera custos e principalmente, atrapalha na confiança para sua empresa. 

3) Segurança profissional

Nenhum profissional quer trabalhar em uma empresa na qual ele sente que pode perder seu emprego a qualquer momento. Ofereça sempre estabilidade aos seus funcionários, mostrando que são importantes para sua lotérica. 

Uma boa dica para favorecer um ambiente seguro é montar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A CIPA cuidará da saúde física e mental dos seus colaboradores. 

4) Reconhecer resultados 

Além disso, elogiar seus funcionários, em público e em particular, pode ser um fator impulsionador para que eles se sintam cada vez mais motivos para oferecer melhores resultados. Valorize a individualidade de cada funcionário. 

5) Boa gestão

Um bom gestor irá entender as necessidades de cada funcionário, trabalhando para que elas sejam alcançadas. Além disso, esteja sempre valorizando e trabalhando próximo dos seus talentos. Evite cobranças excessivas. Ao invés disso, lance metas e desafios e esteja sempre incentivando sua equipe. 

Portanto, como podemos ver, reter talentos é essencial, e esperamos que com nossas dicas essa prática se torne mais fácil em sua lotérica. 

Deixe uma resposta