O que você precisa saber antes de demitir um funcionário

Demitir um funcionário não é uma das coisas mais agradáveis para um gerente. Além de todo o coeficiente logístico, legislativo e financeiro em torno do desligamento, nós temos que levar em consideração o lado emocional de todos os envolvidos, ou seja, do funcionário que vai embora, o nosso e até o da equipe, que pode ou não ficar abalada com a decisão tomada.

  • Tenha certeza da demissão:
    O primeiro passo é ter certeza da demissão. Você realmente precisa demitir um funcionário? E o mais importante, além de demitir uma pessoa, quem você vai mandar embora? Muitos fatores precisam ser levados em conta nessa ocasião, passando por fins legais a até questões mais técnicas, como não precisar mais do funcionário ou querer economizar com um reajuste financeiro.

 

Alternativas para evitar demissão de funcionários

Se você precisa demitir um funcionário de sua empresa, mas não é o que quer fazer, saiba que existem alternativas para solucionar esse problema. Uma delas é fazendo redução de salários. Pode ser uma alternativa recebida de forma negativa por outros funcionários, mas você pode conversar com eles e expor a situação.

Outra dica, é conversar com sua equipe e procurar gastos que podem ser diminuídos ou lucros que podem ser maximizados. Como por exemplo: você pode oferecer serviços extras dentro do seu estabelecimento.

 

Quais são as modalidades de demissão

Demitir um funcionário

No Brasil existem dois tipos diferentes de demissão: Demissão sem justa causa e demissão com justa causa. As duas possuem características distantes, portanto, a abordagem de cada uma seguirá a mesma distinção de suas características legais.

  • Demissão sem justa causa: A demissão sem justa causa não precisa de explicação. Os motivos podem ser diversos, não cabendo a opinião ou responsabilidade ao funcionário. Porém, vale lembrar que para efetuar essa demissão você precisará passar por diversas etapas, desde o aviso prévio até ao fornecimento de guias do seguro desemprego. Portanto, a demissão requer muitas obrigações por parte da empresa contratante;
  • Demissão com justa causa: A demissão por justa causa, que o inibe de pagar alguns dos direitos previstos na demissão sem justa causa, você deve justificar e comprovar. O processo é o mesmo da acusação de um crime, o acusado não tem que provar inocência, mas o acusador tem que provar que o mesmo é culpado. O conceito é o mesmo, você tem que comprovar que o funcionário merece justa causa. Mantenha todas as documentações devidas bem organizadas e guardadas. Outro ponto importante da justa causa é lembrar que o funcionário ainda possuí direitos, não se esqueça disso.

 

Com quem você deve conversar para demitir um funcionário

Igualmente a contratação, a demissão de um funcionário vai precisar do cumprimento de muitas leis e preenchimento de muitos papeis. Por isso é importante conversar com as pessoas certas antes de fazer isso.

  • Sindicato: Muitas das funções exercidas dentro de uma unidade lotérica têm um sindicato que ampara e regulariza as condições dos funcionários. Por isso é importante conversar com o sindicato para poder demitir o funcionário de acordo com o que a legislação exige da sua parte;
  • DRT (Delegacia Regional do Trabalho): Quando a função que funcionário exerce não possuí um sindicado que o ampara você deverá entrar em contato com DRT, que fará a mesma função do sindicato. O processo é o mesmo, você terá obrigações e o funcionário terá direitos que devem ser preservados;
  • Advogado: Por causa dos meios legais para demitir um funcionário você deverá fazer isso sempre acompanhado de um advogado competente. Esse profissional vai garantir que tudo saia de acordo com a legislação. Todos os detalhes são importantes.

Quer mais dicas sobre gestão de funcionários em uma lotérica? Então, não deixe de ler o próximo artigo sobre esse assunto, clicando aqui.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

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