Quando falamos em montar uma empresa nós sempre somos levamos para as expectativas dos planejamentos e muitas vezes ignoramos o que faz o empreendimento seguir em frente: o funcionário. Contratar um funcionário requer a mesma atenção que você dá para o planejamento logístico, de marketing, de lucro e afins.
A primeira coisa relevante sobre contratar um funcionário é aceitar que essa não é uma tarefa fácil. O funcionário é a alma e a imagem da sua lotérica. O operador é simpático e profissional? Então é dessa forma que os clientes vão lembrar da lotérica. Entretanto, vale ressaltar que o oposto negativo também é válido.
As expectativas e necessidades por trás da contratação de um funcionário
-
Você precisa de um funcionário?
Se você está montando uma equipe do zero é óbvio que sua empresa precisa de pessoal, mas se esse não for o caso, faça essa pergunta para si mesmo. Um funcionário em primeira instância é uma despesa, não lucro. Antes de contratar é melhorar averiguar se você tem capacidade para pagar o indivíduo.
-
Qualificações X Experiência:
Essa é uma dúvida cruel. Quem é mais apto ao trabalho, o currículo impecável ou a pessoa cheia de experiência? Pois bem, a resposta vai de acordo com suas necessidades. O experiente é ótimo para contratações imediatas e o currículo lapidado é um investimento de longo prazo.
-
Seguindo a legislação:
Esteja de acordo com tudo que é preciso para contratar um funcionário. Estude a legislação, entenda como funciona a carteira de trabalho, veja se a pessoa – no caso dos homens – estão liberados dos serviços militares, veja as regras governamentais e assim por diante. Converse com um advogado e aproveite para fazer o mesmo com o seu contador. Todo e qualquer tipo de detalhe são importantes nessa etapa.
-
Coloque-se no lugar da pessoa que necessita do funcionário:
Se for o operador de caixa se coloque no lugar do cliente, se for o faxineiro se coloque no lugar das pessoas que precisam do banheiro limpo e assim por diante. Essa estratégia serve para você averiguar se o candidato é de confiança para prestar as funções requisitadas.
-
Workshop:
A melhorar maneira para contratar um funcionário de qualidade é através do workshop. Entre em contato com os seus amigos e conhecidos e exponha quais são suas necessidades. Não se esqueça de informar bem para essas pessoas o tipo de funcionário que você está precisando. Lembre-se: Oferecer prêmios para quem indicar um funcionário é uma boa pedida para participação ativa e comprometida de sua equipe. Por ex.: Pague R$ 100,00 para quem indicou, se a pessoa contratada passar o período de experiencia.
-
Proatividade:
Todo empreendedor quer contratar um funcionário proativo, mas como saber se o mesmo dispõe dessa qualidade que não aparece em um currículo? Simples, faça uma dinâmica em grupo e veja quem se destaca organizando a situação proposta. A vida em uma lotérica é sempre muito agitada, o que faz da proatividade uma característica especial para contratação.
-
Trabalho em equipe:
Dentro de uma casa lotérica o trabalho em equipe é crucial. Todos os processos devem acontecer de formas interligadas, então mesmo o atendente de caixa precisa ter em mente que terá que registrar os dados corretamente e fazer outras atividades que podem influenciar na lucratividade da empresa. Na hora de contratar um funcionário, opte sempre pelas pessoas que conseguem trabalhar em grupo, conseguindo se comunicar e interagir com a equipe. Com o passar do tempo, é importante que você continue motivando o trabalho em grupo através de atividades dinâmicas.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422