Demitir um funcionário não é uma tarefa fácil, principalmente em empresas de menor porte. Em empresas pequenas, como uma casa Lotérica, fica mais difícil demitir, principalmente porque os laços de proximidade do gestor com o funcionário costumam ser maiores. Além disso, os custos para se demitir ficam mais pesados nesse tipo de negócio.
Mandar um funcionário embora não é algo que nenhum chefe deseja fazer. No entanto, ele deve entender que às vezes essa é uma ação necessária. Funcionários que estão causando problemas e que não cumprem com as suas tarefas acabam contagiando toda a equipe, prejudicando o negócio. A demissão não deve ser encarada como uma punição ao funcionário, mas como uma consequência dos seus atos.
Você acha que está na hora de demitir um funcionário? Ou ainda não sabe se deve continuar investindo nele? Continue lendo e veja algumas dicas que separamos para você.
Quando demitir um funcionário
Sustentar um funcionário, que causa problema,por muito tempo na empresa não é adequado. É importante que você busque meios para amenizar o problema. Converse com ele, corrija e dê feedbacks constantes. No entanto, se ele se recusa a atender aos seus pedidos, talvez esteja na hora de demití-lo..
Para não tomar a decisão na hora errada, separamos alguns pontos que você deve levar em consideração antes de tomar essa atitude.
1) Falta de comprometimento
Quando o seu funcionário mostrar falta de comprometimento com sua Lotérica, fique em alerta. Atitudes como chegar atrasado, não atingir metas e não cumprir as tarefas do dia a dia mostram que ele não está comprometido e interessado pelo seu negócio.
Esse tipo de funcionário é capaz de contagiar todo seu time, já que seus colegas podem pensar que o funcionário descomprometido não está sendo punido pelos seus atos. Essa situação pode gerar um desinteresse por parte de todos os seus colaboradores. Mas, antes de tomar essa decisão, fique atento e perceba quais os reais motivos para que ele não esteja cumprindo suas metas. Pode ser que um pouco mais de reconhecimento e capacitação o ajudem a cumprir suas tarefas.
2) Problemas de relacionamento
Pessoas com dificuldade de se relacionar com a equipe geram muitos conflitos dentro das empresas. Pode ser que ele entregue suas metas em dia e que sempre chegue no horário, mas sempre está semeando discórdias e discussões entre o time.
Esse tipo de funcionário acaba atrapalhando o trabalho de todos os seus colegas, prejudicando o clima organizacional da instituição.
3) Falta de identificação com a cultura da sua lotérica
É importante que todos os seus funcionários estejam alinhados com os valores da sua lotérica. Se identificar com a cultura organizacional da empresa é uma característica que todos os seus funcionários devem ter.
Vamos imaginar uma situação: vamos supor que um dos pilares de sua lotérica seja o carisma e a educação com os clientes. Mas um de seus funcionários não consegue se comportar desse modo ao atendê-los.
Diante desse cenário, vemos como é difícil sustentar valores quando uma das partes do seu time não coopera para isso. Funcionários assim podem acabar desmotivando toda sua equipe, pois eles verão que os seus esforços têm sido muitas vezes em vão.
4) Dificuldades na execução de tarefas
Há muitas funcionários que são extremamente comprometidos e que estão tentando dar o melhor de si. No entanto, pode ser que alguns deles não consigam executar as tarefas do dia a dia de forma satisfatória.
Funcionários que apresentam muita dificuldade para realizar seu trabalho acabam sobrecarregando a equipe. Busque capacitá-los e em alguns casos até faça o deslocamento de sua função, mas saiba quando é a hora de demitir.
Demitir é uma situação delicada e difícil para muitos gestores, mas é necessária para garantir a saúde de sua lotérica. Se o seu funcionário é leal e carismático, mas não se enquadra na sua empresa, tente ajudá-lo apresentando-o a outras empresas.
Esperamos que esse conteúdo te ajude a garantir o maior desenvolvimento do seu time.