Como atrair novos associados?

atrair novos associados

Multiethnic group

Como atrair novos associados?

Para fazer uma boa gestão do sindicato e atrair novos associados, é preciso que a entidade tome algumas atitudes voltadas para o bem dos trabalhadores. Entre essas ações, podemos destacar as seguintes:

  • Para atrair novos associados é preciso apresentar diferenciais

O sindicato deve dar atenção à forma como ajuda seus associados, analisando os benefícios e vantagens que lhes oferece. O trabalho do sindicato não deve se resumir a conceder bônus em parcerias, embora esses descontos sejam importantes para atrair novos associados.

É necessário também estabelecer parcerias com empresas que possam oferecer benefícios, aumentando a lista de vantagens oferecidas e potencializar a ajuda da entidade no apoio ao trabalhador. Inclusive com benefícios como planos de saúde, convênios com entidades de saúde e assessoria jurídica, entre outros.

Fazer com que os afiliados se sintam cuidados e protegidos é um dos segredos para aumentar o número de novos associados.

  • Comunicação aberta para atrair novos associadosComo atrair novos Associados

Os dirigentes sindicais devem ser sempre claros, diretos e transparentes, deixando que os associados percebam a utilidade da entidade e mantendo confiança na gestão do sindicato. Isso só é possível através de uma comunicação aberta e bilateral.

O sindicato deve integrar os novos associados e colocá-los ao par de tudo o que está sendo realizado, ao mesmo tempo em que deve colher feedbacks para buscar sempre melhorar a comunicação.

Para uma boa comunicação é preciso investir nos canais mais acessíveis e confiáveis, como um site e um blog, onde os associados podem se manter atualizados, além das redes sociais, criando um canal de comunicação direta.

  • Estar ativo para atrair novos associados

O sindicato deve marcar presença na vida diária do trabalhador, aproveitando todas as oportunidades para apresentar os serviços da entidade.

Para o sindicato é importante marcar presença em eventos da categoria, ou criar eventos em sua própria sede, onde poderá defender os direitos e vontades dos associados, além de divulgar conhecimento.

Os acontecimentos sociais são interessantes para que os líderes possam interagir com os associados, integrando também as empresas

Atrair novos Associados

  • Otimizar a gestão para atrair novos associados

A gestão financeira e administrativa do sindicato deve sempre estar em dia para oferecer o que os associados precisam. Sem uma gestão séria, eficaz e transparente, não é possível manter parceiras e garantir a confiança dos associados.

Com o controle financeiro em dia e com a demonstração transparente da aplicação dos recursos, o sindicato garante o recebimento de mensalidades e consegue atrair novos associados, principalmente quando faz o melhor uso dos recursos disponíveis.

 

  • Investir em tecnologia para atrair novos associados

Nenhum sindicato pode desprezar a tecnologia, que é a melhor ferramenta para a gestão sindical e a otimização dos processos administrativos. Com as ferramentas tecnológicas é possível agilizar o atendimento dos associados e oferecer condições para que sejam sempre bem atendidos.

Com a tecnologia é possível melhorar a comunicação com todos os associados e mantê-los engajados com a entidade. Além disso, a aposta em inovações também desperta a atenção de novos associados e parceiros.

O sindicato deve ter instalado em sua sede um software de gestão, com ferramentas para interagir com os associados e para controlar melhor os benefícios. As aplicações ajudam a entender como funciona o próprio sindicato, assim como encontrar novas oportunidades.

A internet tem um papel preponderante no dia a dia dos sindicatos, podendo ser utilizada como importante ferramenta de comunicação e de gestão, fazendo com que o sindicato esteja o mais próximo possível de seus associados.

  • Concluindo

Com a reforma trabalhista, o sindicato precisa encontrar os meios para poder se administrar e gerenciar melhor seus próprios recursos. A maior parte dos recursos, antes proveniente dos órgãos federais, não está mais disponível e, para sua própria sobrevivência e manutenção dos benefícios prestados aos associados, é importante que o sindicato tenha novos membros para garantir a prestação de serviços.

Conseguir novos associados é um dos meios mais eficazes para garantir aos sindicatos sua sobrevivência diante da nova legislação, principalmente quando a entidade está voltada para oferecer benefícios para os trabalhadores e fazer com que tenham a garantia e a segurança oferecidas pela própria legislação.

Entender essa nova condição sindical em tempos de reforma trabalhista é o meio para que os sindicatos possam estar presentes na vida de trabalhadores e novos associados.

 

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.