Boletos e notas falsas: como identificar e o que fazer - DouraSoft do Brasil

Boletos e notas falsas: como identificar e o que fazer

notas falsas

Você sabia que cerca de mil notas falsas são inclusas todos os meses no mercado por pessoas de má fé? Frente a isso, o que fazer se em sua lotérica um cliente aparecer com uma nota ou boleto falso? O único jeito de não ter este tipo de problema é se prevenindo. Por isso vamos te ajudar a identificar se um boleto ou cédula é falso e te dizer o que fazer nestas situações.

Como identificar boletos e notas falsas.

  • Boletos falsos

Existem várias formas de identificar um boleto falso, e uma delas é observando o código de barras. Esse documento possui um código de barras na parte superior que pode ser verificado, olhe no código de barras e veja se confere com o número na parte de cima da folha. Além disso, você pode checar se os primeiros números do código estão batendo com os do banco que ele foi emitido. Cada banco possui um código específico e você pode verificar no site da Federação Brasileira de Bancos.

Outra coisa que você deve se atentar é o vencimento do boleto bancário, se o boleto estiver vencido ou prestes a vencer, confira! Não deixe de verificar o código de barras e seguir as outras dicas que vamos dar neste artigo. Normalmente possuem data para serem pagos. Isso força o consumidor a fazer rapidamente o pagamento.

Além do que já dissemos, você deve se atentar ao CNPJ descrito no boleto.  Verifique se realmente a empresa existe. Para isso você pode verificar no endereço www.cnpjbrasil.com, se o número não corresponder a nenhuma empresa então você deve tomar providências.

Você também deve estar atento às padronizações presentes nos boletos, todas as empresas seguem um padrão, se o boleto estiver diferente dos que você costuma ver também desconfie. Se o boleto bancário vier com erros de português é um forte indício de que ele é falso, pois nenhuma instituição financeira iria cometer um erro tão primário.

  • Notas falsas

Para verificar se uma nota é falsa basta colocá-la na altura dos olhos, contra a luz. As notas verdadeiras apresentam uma marca d’agua muito característica, que as falsas não têm. Essa marca está presente tanto nas cédulas da primeira família quanto da segunda família real, ao colocar o papel contra a luz você pode ver nitidamente esta marca d’agua. Além disso, existem figuras que representam a República, a Bandeira Nacional ou a imagem de animais, que aparecem na cédula verdadeira.

As cédulas verdadeiras possuem imagens escondidas que podem servir como marca, as notas da primeira família real possuem as letras BC no canto inferior esquerdo, em uma faixa mais escura, e as cédulas da segunda família possuem o número referente ao valor da cédula nesta parte esquerda inferior. Esses detalhes também podem ser vistos colocando a nota contra a luz. Outra coisa importante é observar se a nota possui o símbolo das Armas Nacionais, que é uma marca escolhida pelo Banco Central.

O que fazer se a nota ou boleto for falso?

A primeira coisa que você deve fazer é não se desesperar e lembrar que o cliente pode não saber que a nota ou boleto é falso. Muitas vezes o cliente não está agindo de má fé e foi passado para trás por outra pessoa. Então, você precisa ver se a nota ou boleto é falso e dar orientações ao seu cliente.

Se for falsa, oriente o cliente a procurar o PROCON e denunciar no Decon – Delegacia do Consumidor. Se você estiver recebendo muitas notas falsas e acabar pegando-as sem saber, só percebendo depois, você também pode falar com o Banco Central do brasil sobre o ocorrido. Você também pode contatar o banco, empresa ou agência que recebeu a nota.

Além disso, você também pode rastrear o documento de remessa pelo valor e fazer com que esse dinheiro retorne. Caso não consiga, não deixe de procurar ajuda e orientar seu cliente.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.