Caixa abrirá licitações durante os próximos 3 anos

Caixa abrirá licitações

Depois de muito tempo em discussão, o assunto das licitações das casas lotéricas parece que infelizmente foi resolvido.

A Caixa Econômica Federal irá começar a realizar a licitação para 6 mil casas lotéricas. 46% das lotéricas já existentes passarão por esse processo.

A CEF decidiu adotar essa medida, para regularizar o sistema de concessão das casas lotéricas. Já que muitas delas não passaram por licitação.

Para que você entenda melhor, é preciso dizer como funciona a abertura de uma nova casa lotérica. Quem deseja se tornar um lotérico, não deve simplesmente comprar o nome da empresa (como acontece com as franquias). É preciso passar por um processo de licitação. Onde o lotérico recebe uma permissão para abrir o novo negócio.

O problema é que em 1999 a permissão para a abertura das casas lotéricas era feita de outra forma, por credenciamento na Caixa. E ainda existem lotéricas que funcionam com esse tipo de permissão.

A regularização das licitações colocará as lotéricas para funcionar com o mesmo regime jurídico.

Além disso, as licitações trazem a expectativa de melhora no atendimento ao cliente segundo a Caixa (Grande parte dos lotéricos atuais discordam desta visão).  Pois, toda lotérica ficará com o espaço de seu ambiente patronizado.

José Henrique da Cruz – presidente de varejo e atendimento da Caixa –  relatou que haverá 12 editais, sendo o primeiro disponibilizado no dia 2 de outubro.

A expectativa é que nos próximos 3 anos sejam feitas as licitações de 2 mil lotéricas, em lotes de 500 unidades.

A licitação das lotéricas acontecerá por pregão eletrônico. E o lotérico já poderá ter o seu contrato assinado no próximo ano. E até mesmo quem já é dono de uma lotérica poderá participar do pregão eletrônico, o vencedor será aquele que fizer o maior lance.

E como ficam os lotéricos não licitados?

Os donos de lotéricas não licitadas precisam procurar maximizar os seus rendimentos atuais. Fazer com que as vendas aumentem é uma das maneiras de conseguir participar do pregão que vai acontecer para as licitações. Já que as licitações serão dadas para quem fizer o maior lance.

Por isso, se você é um lotérico não licitado vale à pena investir mais ainda na divulgação dos jogos acumulados e incentivar de alguma forma a utilização da sua casa lotérica pelos clientes.

Os funcionários também terão que participar desse momento. Então, vale à pena explicar para as operadoras de Caixa que o objetivo agora é maximizar as vendas. Orientar que elas ofereçam produtos e serviços aos clientes, trate com cordialidade durante os atendimentos e tome o maior cuidado possível para não cometer erros de registros de dados – ao registrar o fluxo de caixa.

A lotérica é um estabelecimento lucrativo. Com certeza o medo de perde-la pode deixar muitos lotéricos preocupados. Mas, se você é um lotérico não licitado não declare derrota antes da guerra terminar. Invista no seu empreendimento e se prepare para as licitações que acontecerão.

Como você pode ver no início deste artigo, as licitações acontecerão durante os próximos 3 anos. Então, há tempo de você correr atrás do prejuízo. E até mesmo de conseguir condições para participar dos pregões das licitações.

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica? Conheça o AGIL
Agende já uma apresentação!
Button

 

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

 

Os comentários estão encerrados.