Características do gerente ideal | Blog DouraSoft

Características do gerente ideal

gerente-ideal

A equipe de uma casa lotérica consiste no dono da lotérica e nos agentes de caixa. Porém, se a lotérica possui um grande fluxo de clientes e uma grande demanda de serviços, pode ser necessário um profissional para mediar a relação dos funcionários com o chefe. Esse profissional é o gerente. Mas, afinal, como escolher um bom gerente? Quais as características fundamentais e indispensáveis que um gerente de lotérica deve possuir?

Todo gerente precisa ter um bom relacionamento, comunicação e organização

Em primeiro lugar, é essencial que o gerente de lotérica tenha um bom relacionamento com todos na empresa. Para que isso ocorra com êxito é recomendável que o gerente seja escolhido pelos próprios funcionários juntamente com o chefe. A pessoa ideal para o cargo deve saber conversar e lidar bem com todos os funcionários da empresa para que não haja injustiças e favoritismos. 

Uma característica super importante e necessária que esse profissional deve ter, e essa está diretamente ligada à anterior, é uma boa comunicação. O gerente deve saber se comunicar bem com seu chefe, com os demais funcionários e também com os clientes, seja oralmente, seja por meio de e-mails e cartas. A comunicação faz toda a diferença para a organização de uma lotérica.

E, falando de organização, esse também é um requisito obrigatório para um bom gerente. Esse deve ser muito organizado com seus horários – para não perder nenhum compromisso – com seus papéis e documentos e com o planejamento das atividades e da rotina da lotérica. Com certeza esses fatores contribuirão muito para que o negócio seja reconhecido por um bom atendimento aos clientes. 

Motivação, visão e experiência

Outras características super importantes são a motivação e a visão. O gerente deve ser motivado e, dessa forma, motivar os demais funcionários da empresa a sempre oferecerem o melhor serviço possível. Assim como é necessário ser visionário. Para se gerenciar qualquer negócio que seja é preciso não se acomodar com a situação presente – mesmo que essa pareça boa e estável – mas é preciso sonhar e planejar evoluções e melhorias para a empresa. 

O gerente deve saber atuar em todas as áreas da lotérica. Ele deve saber como operar um caixa, para poder liderar e intermediar essa função com excelência. Por isso é aconselhável que o gerente seja escolhido através do próprio corpo de funcionários, pois assim ele já estará habituado e familiarizado com a rotina e as atividades da lotérica. Os funcionários também terão mais facilidade de se submeter à liderança daquele que eles sabem que realmente conhece suas reais necessidades e dificuldades. Além disso, ele também deve conhecer sobre o mercado de vendas, a fim de formular as melhores estratégias para alavancar o negócio. 

Diante disso, o gerente não deve demonstrar superioridade. Ele deve ser submisso ao seu chefe e sempre estar pronto e disposto a ser proativo e eficiente, atendendo às necessidades reais dos demais funcionários.

Um bom gerente promove união e sabe como avaliar

Um bom gerente tem o papel de unir a equipe. Ele nunca deve ser o gerador de “panelinhas” e brigas, pelo contrário. Ele deve sempre mostrar que a lotérica é formada por uma equipe, onde cada um têm o seu papel, e tentar sempre amenizar e resolver as possíveis discussões que possam ocorrer no ambiente de trabalho. 

Por fim, outra característica essencial para o gerente ideal é sempre estar presente na lotérica, acompanhando a rotina dos funcionários para averiguar se tudo está ocorrendo da maneira ideal. O gerente deve analisar seus funcionários e ser capaz de elogiar e dar uma bronca, quando necessário. Ele deve ser capaz de selecionar os melhores profissionais da empresa para os colocarem em posições privilegiadas. Tudo isso visando o melhor para a lotérica. 

Portanto, são muitas as características desejadas para um gerente ideal. É preciso saber avaliar a cada funcionário, buscando pelo perfil desejado. 

Deixe uma resposta