Check-up para uma boa gestão de casa Lotérica

Check-up de gestão é uma metodologia utilizada para avaliar o seu modelo de gestão. Esse modelo é indicado para pequenas e médias empresas, mas também é altamente eficaz para as grandes empresas. A diferença é que a sua metodologia é voltada para empreendedores com pouca experiência.

A ferramenta consistente em elencar todas as atividades de gestão pertinentes dentro da sua empresa, ou até as que já deveriam estar sendo utilizadas. Por fim, você irá avaliar o que está funcionando ou não. Mas fique tranquilo que vamos te explicar o passo a passo, para que você consiga fazer a sua primeira avaliação.

Outro fator é crucial é que você elenque todos os sistemas de gestão que você utiliza na sua casa Lotérica. Mas o que são os sistemas? Simples. Cronograma de metas, mapa de carteiras de produtos. Missão, visão e valores. Políticas de Marketing. Sistema de vendas e controle de caixa,cronograma de resultados, caderneta de clientes… Entre outros que você aplica no seu dia a dia.

 

Por onde começar com os check-up de gestão?

Inicialmente recomendamos que você busque encontrar um modelo pronto, onde apenas será necessário que você faça as avaliações. Isso tornará a metodologia mais clara para você. O pessoal da Endeavor Brasil – disponibilizou um modelo completo que pode ajudar muito você.

Mas tome cuidado, evite preencher pontos que você ainda não utiliza na sua empresa, que só existem no papel. Seja realista. Até porque o objetivo da ferramenta é esse, fazer você reconhecer com clareza os pontos fracos e fortes do seu sistema de gestão da sua empresa.

Talvez na sua casa Lotérica você não tenha parado para mensurar como está indo o seu sistema de gestão, e talvez seja um bom momento para fazer isso. Parar para avaliar a performance da sua casa Lotérica pode fazer com que você obtenha novos resultados futuros.

 

Como funciona o check-up de gestão e o que avaliar?

O check-up de gestão é um conjunto de pontos sobre a metodologia da sua casa Lotérica, nosso caso, que você irá classificar. Primeiro você classifica de forma simples, quantos sistemas já são aplicados ao seu modelo de gestão. Por exemplo, o seu modelo de missão, visão e valores está claro? O cronograma de metas e objetivos tem sido alcançado?

Sistema de gestão é tudo aquilo que pode ser mensurável na sua Lotérica ou objetivado. Por exemplo metas, cronogramas, indicadores…

Você irá elencar tudo aquilo que fizer parte do seu modelo de gestão e a partir daí irá fazer uma nova classificação. Que irá de 1 a 5, onde o 1: será o que não funciona, 2: funciona mal, 3: Razoável, 4: funciona e o 5: funciona bem. A partir daí irá ter uma maior clareza do que está funcionando e não precisa ser alterado, mas também do que não está correspondendo.

Com base nisso você tomará as ações necessárias para a sua casa Lotérica.

 

Como implementar um check-up?

Logo, após fazer toda as avaliações iniciais do check-up. Você determinará o que é prioridade, o que pode ser resolvido a médio-longo prazo e ainda o que deve ser discutido após as primeiras implantações.

O que for prioridade deve ser implementado nos próximos 30 dias. Durante esses próximos 30 dias, você retira o que não for útil, podendo ser o seu sistema de gestão antigo, e adiciona o que for urgente, talvez um novo sistema de gestão para a sua casa Lotérica.

Mas atente-se, hoje existem milhares de sistemas que prometem resolver todos os seus problemas, com várias funcionalidades. E as vezes mais é menos. Então saiba escolher com clareza.

Durante os próximos 90 dias você tratará as mudanças de médio-longo prazo. Nesse ponto você buscará evoluir as atividades que se encontram em mal funcionamento ou até mesmo razoável. Fará com que elas sejam otimizadas dentro da sua casa Lotérica. E implantará novos sistemas para aumentar a produtividade.

 

E após os 90 dias do check-up de gestão?

Após os 90 dias você irá tratar o que deve ser retirado, mantido e acrescentado na sua casa Lotérica. Como assim? Logo, depois do período de implantação e adaptação, você terá condições e clareza para conseguir analisar o que está funcionando ou não.

Portanto, após os 90 dias iniciais você terá maior clareza para avaliar o que realmente mudou. Ver o que está dando certo ou errado. E claro, buscar otimizar mais ainda os seus sistemas de gestão.

 

Como mensurar os sistemas de gestão da minha casa Lotérica?

A ferramenta de check-up elenca uma quantidade “x” de sistemas de gestão que a sua Lotérica deve ter. Como assim? Após alguns anos de pesquisa e avaliação em cima de empresas que já testaram o modelo. Conseguiram definir uma quantidade de modelos mínimos para um performance satisfatório.

Empresas com mais de 29 sistemas foram consideradas empresas com alta adoção. Não é regra, mas elas obtiveram um desenvolvimento maior em relação a empresas que trabalham com menos sistemas de gestão. Empresas com média adoção, entre 15 e 28 sistemas, mantiveram-se em um desenvolvimento linear, nem se tornaram mais produtivas, mas não decaíram também. Por fim, empresas com uma baixa adoção, 14 sistemas ou menos, mostraram-se relativamente ineficazes. Mas claro, existe uma margem de crescimento maior. Justamente, por poderem aplicar uma quantidade maior de sistemas de gestão.

 

Finalmente, vale a pena? 

Com toda certeza. Até porque com o check-up e os sistemas para auxiliar na gestão corretos a sua casa Lotérica, irá alcançar ótimos resultados. Vale lembrar que, otimizar os processos do seu negócio vão aumentar o seu retorno futuramente.

Um ponto importante a ser dito é, escolha com clareza quais sistemas de gestão utilizará dentro da sua casa Lotérica ou não. Até porque alguns sistemas não vão ser útil ou não terão uma produtividade adequada. Enquanto outros terão um desempenho satisfatório.

Portanto, não queira implantar todos os sistemas que achar necessário, realmente autentique antes, porque isso pode acabar sendo improdutivo. Mas buscar ter todos os seus processo otimizados farão grande diferença na sua casa Lotérica.

Abraços. Sucesso e Produtividade,

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

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