Os funcionários da sua lotérica recebem comissão? Proporcionar meios para que os seus colaboradores ganhem além de seus salários é uma excelente maneira de mantê-los sempre motivados. Sabendo que poderão ganhar mais ao final do mês, eles irão se empenhar melhor para desenvolver suas tarefas, buscando inovação.
Começar a prática de comissões na empresa pode ser uma boa estratégia, mas requer muito planejamento. É preciso que esse benefício seja vantajoso tanto para a lotérica quanto para seus funcionários.
Deseja conhecer mais sobre o assunto? Confira abaixo!
Tipos de comissionamento
Você sabia que existem diferentes tipos de comissionamento? Sendo assim, cada empresa deve escolher a melhor maneira que se adapta à cultura organizacional do seu negócio.
Abaixo mostraremos três tipos de comissionamento.
1) Comissionamento por vendas
Esse tipo de comissionamento é o mais utilizado pelos empresários. Nele, um preço fixo é estabelecido para cada venda que o funcionário fizer. Esse método ajuda a empresa a acompanhar o desempenho do colaborador mais facilmente, identificando aqueles que estão vendendo mais.
No entanto, também há desvantagens. Os colaboradores podem acabar se acomodando com o passar tempo, sendo necessário que sua lotérica busque se reinventar. Oferecer prêmios ao vendedor que obtiver o maior número de vendas no final do mês pode ser uma forma de motivá-los. Use sua criatividade.
2) Comissionamento por lucratividade
Esse tipo de comissão é semelhante à anterior, com a diferença de que o valor da comissão não está relacionado ao valor da venda, mas sim a margem de lucro atingido pela empresa.
Esse meio gera como vantagem a possibilidade que os gestores têm em projetar comissões com mais tranquilidade, sem afetar a saúde financeira do negócio.
3) Comissionamento por faturamento
Por fim, o comissionamento por faturamento é utilizado por várias empresas. Nele, o colaborador recebe a comissão de acordo com o faturamento do mês anterior. O que destacamos de diferencial é que nesse caso as compras parceladas só gerarão comissão após o recebimento dos valores pela empresa. Desse modo, os gestores conseguirão controlar melhor o fluxo de caixa da empresa.
Como calcular comissão de vendas na sua lotérica
Como dissemos no início, instaurar comissões em sua empresa requer muito planejamento. Isso porque, sua lotérica não pode ter prejuízos, nem seus funcionários.
Veja abaixo 5 passos para calcular o comissionamento.
1) Defina o percentual
Antes de mais nada, você deve definir qual será o percentual que seus funcionários receberão. Tome cuidado para não definir um valor muito baixo, para que eles não se sintam desmotivados, e nem um valor muito alto, para que sua lotérica não tenha prejuízos. O mais comum é uma margem de 2,5% a 8%. Vendas de ciclo longo geralmente geram maiores comissões.
2) Defina o prazo de pagamento
Dizer a seus funcionários que eles poderão receber suas comissões em qualquer dia do mês, não é o apropriado. Isso acabará gerando muitas dores de cabeça. Portanto, defina dias do mês em que você efetuará o pagamento da comissão.
3) Defina critérios de venda
Imagine que seu funcionário realize uma venda, mas que o seu cliente acabe não pagando. Nesse caso, o correto é não pagar sua comissão. Então, deixe isso bem claro aos seus funcionários.
4) Some suas vendas de forma individual
As vendas de todos os seus funcionários devem ser catalogadas para que não haja enganos. Se sua lotérica não possui um sistema automatizado, recorra a planilhas. Mas é muito importante somar a quantidade de vendas de cada vendedor.
5) Aplicar o percentual definido
Após ter todos os pontos anteriores executados, está na hora de calcular a comissão. Se você definiu que os seus funcionários receberão 4%, você deve calcular 4% em cima do valor de vendas que eles realizaram.
Por fim, se planeje e identifique se dar comissões aos seus funcionários poderá aumentar suas vendas. Esperamos que nosso conteúdo tenha te ajudado nessa missão. Até mais!