Como aplicar e calcular as comissões oferecidas aos funcionários? Como fazer isso de modo mais eficiente? Afinal, será que existem métodos e formas mais fáceis de adotar uma metodologia de comissões que realmente trabalhe para maximizar os resultados de uma lotérica? Vamos analisar isso melhor a seguir.
Comissões: comece analisando o histórico do desempenho individual e do desempenho coletivo dos funcionários da lotérica
Antes de tudo, o que ocorre quando você toma decisões sem saber o que está fazendo? O que acontece quando uma pessoa dá a sua opinião sobre algum assunto no qual ela desconhece em absoluto?
Sobretudo, essas questões servem para reforçar a necessidade que nós, como gestores de lotéricas, temos em obter as informações certas para, somente após este processo de coleta de dados, formar nossas opiniões e tomar decisões. Isso tudo tem um objetivo único e claro: diminuir as chances de tomarmos decisões equivocadas, imaginando uma realidade que não é a realidade dos fatos.
Assim sendo, antes de criar qualquer processo ou sistema interno de comissionamento de funcionários, analise os dados históricos da sua empresa e do desempenho de cada colaborador. Avance em sua iniciativa somente após isso ter sido feito.
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Comissões: defina metas
Dessa forma, a importância do item anterior se faz clara aqui, já que, com base no histórico, você deverá definir as metas de vendas dos seus colaboradores. Em consequência, será o alcance de tais metas que ensejará a direito a receber as comissões.
Com o histórico em mãos e conhecendo melhor a realidade do seu negócio, procure definir metas que não sejam fáceis e ridiculamente simples de serem alcançadas, nem metas intangíveis ou impossíveis para qualquer ser humano. Além disso, procure definir níveis que todos possam alcançar e que elevem gradualmente os resultados da lotérica, tornando-a mais lucrativa e eficiente nas suas vendas.
Algumas ideias adicionais sobre o sistema de comissões
A princípio, existem algumas ideias interessantes que vamos tratar adiante. Tais ideias podem ser bem interessantes de serem implementadas em sua lotérica.
Comissões com percentuais progressivos
Sobretudo, algumas lotéricas adotam um sistema de comissão com percentuais progressivos, de modo que existem dois ou três níveis de metas a serem perseguidos pelos funcionários. Além disso, quem alcançar o último nível terá um percentual de comissionamento significativamente maior.
Isso tende a alavancar o resultado da lotérica de forma inacreditável. Além disso, esse tipo de ação ainda tem a capacidade de aguçar uma competição interna saudável entre os funcionários da empresa.
Comissões por metas individuais e coletivas
As comissões normalmente são individuais, relativas a cada funcionário, mas porque não adotar comissões coletivas também, que beneficiem toda a equipe de trabalho? É importante considerar esta possibilidade quando o propósito é fortalecer a união entre as pessoas no ambiente de trabalho. Desta forma, você consegue trabalhar o espírito de cooperação mútua. Pense nisso!
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Comissões para a saída de produtos específicos
Se você deseja vender mais um determinado produto seja porque ele tem ótima saída, ou porque ele anda encalhado, ofereça comissões diferenciadas para quem vender mais este mesmo item.
Nossa experiência tem demonstrado que isso funciona muito bem e costuma gerar excelentes resultados também.
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Cálculo das comissões: quem pode te ajudar muito nisso tudo?
Sendo assim, o Sistema AGIL permite saber o valor da receita gerada por cada funcionário ao longo de um dia, semana, mês, ou qualquer período de tempo. Ele também permite saber, com alguns poucos cliques, quais produtos cada colaborador vendeu, quantas unidades foram vendidas e a soma de valores arrecadados com estas operações.
Com base nesses dados, é só calcular a comissão de cada funcionário, conforme o método de comissionamento escolhido pelo lotérico. E o AGIL também nos ajuda a fazer este cálculo. Simples, não?
Por fim, para saber mais sobre o AGIL, entre em contato conosco agora mesmo. Ligue para (67) 2108-7007 ou envie-nos um email para comercial@dourasoft.
Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
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