Comissões, Tarifações e Lucro. Qual a diferença entre eles? - DouraSoft

Comissões, Tarifações e Lucro. Qual a diferença entre eles?

comissao tarifa e lucro

Conhecimento é uma arma muito poderosa em qualquer meio de trabalho, no meio lotérico principalmente. O mundo em torno das lotéricas conta com uma série de informações, termos e derivações das informações e dos seus termos que devem ser devidamente compreendidos por seus respectivos gestores a fim de proporcionar bons resultados.

Quando o assunto são as comissões, tarifações e lucro a confusão acontece, porque muitos dos lotéricos não percebem a diferença dos termos; isso pode acarretar em um grande problema. Quando o lotérico não tem domínio sobre o que fala, ele acaba se expressando erroneamente, contribuindo para a desinformação sua e de seus colaboradores.

Para ajudar você, lotérico, nesse quesito, nós separamos com exclusividade as definições corretas desses termos, facilitando sua compreensão e uso no dia a dia de trabalho.

Diferença entre comissões, tarifações e lucro logo a seguirDiferença entre comissões, tarifações e lucro logo a seguir:

  • Comissões: As comissões são representadas através de todos os valores recebidos pelos lotéricos mediante a relação de movimentação do coeficiente financeiro dos jogos. O lotérico (você) recebe a comissão em relação a todas as demais lotéricas do país, isso em relação ao valor movimentado naquele determinado período de tempo. A porcentagem é aplicada sobre o valor final de arrecadação. Nesse caso não importa a quantidade de jogos vendidos por sua casa lotérica, mas sim todo o coeficiente vendido por esses jogos em todas as loterias. Com exceção da Timemania, que paga 9% de comissão, os demais jogos possuem uma média de 8,6% do valor total;
  • Tarifações: Diferentemente das comissões, as tarifações não possuem uma porcentagem pré-estipulada sobre o todo de arrecadações da comunidade lotérica. O coeficiente financeiro proeminente das tarifações é tratado pela quantidade movimentada de operações como o recebimento de contas, pagamento de benefícios, saques, depósitos e assim por diante. O valor recebido é direto individual, não indireto pelo coletivo;
  • Lucro: Por mais que seja simples, muitos lotéricos ainda se confundem ao querer falar sobre o lucro. O lucro é representado pela diferença entre o produto adquirido e pelo valor que o mesmo foi vendido. Em uma equação simples, você compra algo por X e vende por X + Y; o Y é o seu lucro. Na lotérica isso é dado pelo valor total da receita menos as despesas (salários, impostos, produtos e afins).
  • Telesena: Em alguns momentos são compradas pelo mesmo preço de venda. Neste caso o lotérico recebe uma “comissão” pela venda alguns dias após a compra.

 

Qual o real impacto em conhecer ou não da diferenciação entre comissões, tarifações e lucroQual o real impacto em conhecer ou não a diferenciação entre comissões, tarifações e lucro?

Agora que você já aprendeu as diferenças entre comissões, tarifações e lucro, fica a dúvida em entender o porquê desse conhecimento ser importante para o dia-a-dia da sua negócio lotérico. Pois bem, esse conhecimento tem uma relação direta feita em quase todas as operações realizadas pela casa lotérica. O lotérico que não os conhece estas questões pode estar cometendo um grave erro contra a gestão da própria empresa o que acaba por prejudicar diretamente toda a estrutura organizacional.

No lado negativo da coisa, podemos começar dizendo que o desconhecimento o impedirá de ler os relatórios com maior capacidade de compreensão. E se esses relatórios forem em referência a Caixa Econômica Federal, o prejuízo pode ser ainda maior. É preciso dispor de conhecimento para poder identificar as nomenclaturas referentes às contas bancárias,  corrente 003 e 043, por exemplo.

Pelo lado positivo, você terá maior capacidade de compreensão e percepção dos detalhes desses mesmos relatórios. Todavia, por mais que o conhecimento seja ótimo, você ainda pode otimizar a administração da lotérica através do AGIL, o software de gerenciamento lotérico da DouraSoft. O AGIL auxilia desde o fluxo de caixa ao controle de estoque da empresa, sendo perfeito para trabalhar com todos os transmites da empresa, inclusos as comissões, tarifações e lucro da casa lotérica, garantindo a você total controle das contas 003 e 043, assim como contas a pagar e a receber.

Para saber mais sobre o AGIL, entre em contato com um consultor da DouraSoft no telefone (67) 2108-7007 ou pelo Whatsapp (67) 8112-7916.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.