Como assim Análise 360°?

Você conhece a ferramenta Análise 360°, ou ao menos já ouviu falar? Não? Sem problemas, porque vamos te ajudar. Essa ferramenta consiste em questionamentos internos e externos que irão te ajudar a validar uma ideia de negócio.

A princípio, existem pessoas que possuem a capacidade de enxergar oportunidades em vários ambientes. Estão andando pelo Shopping, por exemplo, e uma ideia vem. Por isso, é preciso que existam ferramentas para fazer essa análise do que realmente é bom ou não. A análise 360° da Oportunidade de Negócio consegue executar isso com uma facilidade. Simplesmente fazendo os questionamentos certo.

 

Mas atente-se…

Mas como dizia meu avô – ideias valem 0,10 centavos o balde. Por que dizer isso? Porque nem todas as nossas ideias são boas. Algumas realmente são somente isso, ideias; outras sim, podemos executar e remover do papel. 

E aí entra a Análise 360° da oportunidade de negócio. Basicamente, essa ferramenta consiste em levantar questionamentos que te ajudem a formular se a ideia é válida ou não.

Existem várias ferramentas que fazem esse modelo de análise, mas a velocidade de ideia – ferramenta não é constante, ou seja, temos ideias a todo momento e buscar sempre por uma ferramenta para cada ideia não seria viável.

 

Quais são os questionamentos da Análise 360°?

Dentro da ferramenta existem dois formatos de questionamentos que devem ser feitos. Primeiros questionamentos voltados para o aspecto externo. E quais seriam? Você fará perguntas como, qual problema o meu negócio resolve?. Essa pergunta é fundamental e necessária, pois,  para um ideia de negócio ser válida é preciso que ela resolva algum problema. Independente do tipo do problema. 

Os problemas não necessariamente precisam ser globais. Eles podem ser básicos, como necessidades fisiológicas e até mais simbólicos, como autoestima e autoconhecimento. O cerne da ferramenta é que a sua ideia resolva algum tipo de problema.

 

Outro ponto a ser aplicado na Análise 360° da oportunidade de negócio é…

Os aspectos internos, enquanto em um ponto  você válida a sua ideia de negócio perante o mercado, se é viável ou não, no outro você válida a sua ideia para você. Como assim? Nos questionamentos dos aspectos internos o intuito é que você realmente consiga se identificar com a sua ideia. Algumas perguntas que podem ser feitas, eu me vejo feliz nesse negócio? Ou o meu negócio é um desafio para mim?

Por que fazer essas perguntas são importantes? Porque com elas você realmente conseguirá perceber se o modelo de negócio é ideal para você, ver se realmente aquilo será um desafio ou apenas um meio de buscar dinheiro. E acredite, nenhum negócio é escalável quando a base é o dinheiro.

 

Análise 360° pode definir o meu negócio?                                                 

A ferramenta, por mais que seja boa, não é mágica. Nem sempre uma ideia viável para o mercado vai ser viável para você, ou vice e versa. É preciso ter claro isso. Mas a ferramenta cumpre muito bem o seu papel de te ajudar a entender se o seu negócio é viável ou não.

Recomendamos a Análise 360° para empreendedores iniciantes, ou para todos que ainda não tenham claro o seu modelo de negócio. Vale a pena separar um tempo e responder a todas as perguntas com calma.

Um abraço, Sucessos e Produtividade!

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422

 

 

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