Como contratar um bom funcionário para a sua lotérica? - DouraSoft

Como contratar um bom funcionário para a sua lotérica?

Como contratar um bom funcionário

Uma das coisas mais importantes no funcionamento de uma empresa é o processo de como contratar um bom funcionário. Montar uma equipe requer planejamento para que o seu empreendimento funcione como o esperado. Essas pessoas serão vistas pelos clientes como a imagem que o negócio representa ao mesmo tempo em que serão a alma da lotérica.

Porém, vale lembrar que o método de como contratar um bom funcionário para sua casa lotérica começa antes mesmo da entrevista e até mesmo da seleção de candidatos. Montar uma equipe requer planejamento de igual valor as estratégias de marketing e administração, já que você estará selecionando alguém para fazer parte da sua equipe.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com dicas para que você tenha sucesso na contratação de um bom funcionário.

Preliminares do processo de como contratar um bom funcionário

O que você faz antes de contratar um novo membro da sua equipe? Pode parecer mentira, mas existem alguns cuidados que você deve tomar. O ideal é que você leve em consideração dois tópicos antes de conversar ou conhecer um possível candidato:

  • Qual tipo de funcionário você está necessitando?

Esse é o questionamento básico, mas é sempre bom ressaltar qual é o tipo de funcionário que você está necessitando. Ao fazer essa pergunta você já consegue separar as características principais que o futuro candidato precisa ter para entrar na sua empresa.

  • Consulte o seu contador e advogado

Esses são os pontos técnicos. Funcionários necessitam estar devidamente regulamentados para serem contratados. Converse com o advogado da empresa para compreender os tramites em torno da contratação e consulte o contador para fazer o mesmo no viés financeiro. Todo detalhe é importante nessa etapa para que sua lotérica não perca dinheiro.

 

Contratando um bom funcionário para a casa lotérica

Como-contratar-um-bom-funcionário

Uma das tarefas dos funcionários da casa lotérica é controlar o caixa. O operador de caixa merece um subtítulo exclusivo quando falamos em como contratar um bom funcionário para casas lotéricas. Esse é o funcionário principal do seu empreendimento, afinal de contas, é o operador de caixa que será responsável direto pela prestação de serviço da sua empresa para os seus clientes. Por causa disso a sua atenção deve ser redobrada para não perder dinheiro e clientela com uma pessoa incapaz de exercer a profissão.

  • Recebendo currículos:

Coloque anúncios na internet, converse com conhecidos, alguns panfletos na lotérica e assim por diante. Essa etapa não tem mistério, utilize as técnicas de sempre para receber bons currículos; Atualmente as mídias sociais tem ajudado e muito lotéricas de todo o Brasil a promover suas vagas e conseguir cada vez mais um maior número de candidatos.

  • Experiência anterior:

Veja se a pessoa já operou um caixa anteriormente, mas tenha atenção para a complexidade do caixa. Os de mercadinhos não são um bom referencial. Já ter trabalhado em contato com pessoas deve ser um diferencial; Ter experiência em caixas de outras lotéricas pode ter prós e contras, de qualquer modo é essencial buscar referências com os antigos empregadores.

  • Qualificações profissionais:

Estudantes de administração ou de áreas de exatas são mais propensos a compreender a importância do cargo de caixa em uma casa lotérica;

  • Capacidade de aprendizado:

Veja se a pessoa aprende rápido. Faça testes em dinâmicas e observa a postura do candidato, você pode conhecer alguns destes testes no site Recursos e Humanos. Para operar um caixa sem experiência é preciso ter capacidade de aprendizado avançada;

  • Capacidade de interatividade:

O candidato não pode ser tímido. Ele precisa saber interagir não só com os clientes, mas também com os demais funcionários para garantir toda a dinâmica da lotérica;

  • Paciência:

Finalize o processo de como contratar um bom funcionário testando a paciência dele. O operador de caixa deve ser extremamente paciente, então o deixe esperando na entrevista e veja qual é sua reação.

  • Vontade de crescer:

não existe plano de carreira para empregados de uma casa lotérica. Mas, você pode elaborar uma estratégia para motivar o funcionário a crescer e a se empenhar melhor. Na hora de contratar um bom funcionário certifique-se de que ele tem intenção de ficar um longo tempo trabalhando com você.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta