Respeito mútuo dentro da sua casa Lotérica | Blog DouraSoft

Como cultivar o respeito mútuo dentro da sua casa Lotérica

respeito-múltuo-time-lotérico

Sabemos que todas as pessoas são muito diferentes umas das outras. Cada um tem uma educação, uma tradição e uma cultura. Conviver bem no meio de pessoas tão distintas requer, antes de qualquer coisa, muito respeito mútuo. 

As pessoas no geral passam mais tempo junto com os colegas de trabalho do que com a própria família. Sendo assim, sem respeito é impossível desenvolver um clima organizacional saudável. 

Muitos fatores serão afetados caso haja falta de respeito. Por exemplo: a produtividade pode cair, pois o funcionário poderá se preocupar mais com a opinião do seu colega do que com a realização das suas atividades. 

A seguir, veremos mais acerca desse tema. 

A importância do respeito ao próximo 

Todos gostamos de estar em um ambiente em que há respeito mútuo. Mas você já refletiu sobre a importância disso para o seu negócio?

Uma atmosfera de respeito estimula o trabalho em equipe. É muito difícil trabalhar em conjunto quando não há respeito por parte de todos os integrantes do time. O trabalho em equipe propicia outro ponto importante: o aumento da produtividade. Em conjunto sua equipe renderá muito mais. Além disso, seus funcionários não gastarão energia com competições dentro da empresa. 

Em um ambiente de respeito todos sabem ouvir a opinião do outro. Isso fará com que todos se sintam à vontade para dar sugestões para os negócios. Com mais pessoas opinando e pensando juntas, será mais fácil construir ideias inovadoras e criativas. 

Além de tudo isso, um clima de respeito fará com que os funcionários se sintam mais motivados para executar suas funções. 

Como identificar o desrespeito no ambiente de trabalho 

Pode ser que você como chefe nem perceba que o clima na lotérica anda ruim. Por isso, acompanhe de perto o dia a dia da empresa e fique atento aos sinais. Atitudes como dar respostas grosseiras, interromper conversas e reuniões e fazer piadas maldosas são indicadores de que o clima na instituição está indo mal.

O desrespeito se manifesta de diferentes formas, como agir de modo preconceituoso, não cumprir as atividades inerentes ao cargo, culpar outros funcionários por seus erros e não cumprir acordos. Tome cuidado com essas atitudes para tomar as devidas providências. 

O que fazer para cultivar o respeito na lotérica

Primeiramente, se você tem percebido que sua empresa tem enfrentado situações em que há falta de respeito ou se quer evitar que isso aconteça, você deve tomar algumas medidas. Como chefe, é fundamental que o exemplo venha de você. 

1) Tenha diálogo 

O diálogo é o princípio essencial de todo bom relacionamento. Incentive seus funcionários a conversarem entre si para resolverem seus problemas. É natural que conflitos ocorram, mas se esses não forem bem resolvidos, a situação só irá piorar. Mostre a todos que é importante expor suas insatisfações e entrar em um acordo para resolver a questão. 

2) Trate bem a todos 

Quando falamos de respeito, logo nos vem à mente o modo como devemos tratar nosso próximo. Realmente é importante tratar a todos bem, com afeto e chamando pelo nome ou por apelidos agradáveis. Lembre-se de ser educado, sempre dizendo “por favor” e “obrigado”. 

3) Trate todos de maneira igual 

Em muitos ambientes de trabalho, há chefes que acabam preferindo um funcionário em relação ao outro. Apesar de ser normal, deve-se tomar cuidado, pois tratar um empregado de forma diferente do outro pode gerar conflitos. Busque elogiar a todos pelo seu serviço e evite corrigir em público. Assim, conflitos e competições serão evitados. 

4) Corte fofocas e boatos 

Por fim, uma atitude que você deve adotar na sua lotérica é cortar boatos e fofocas desde o início. Não permita que esse tipo de situação se perpetue. Não dê ouvidos para fofocas e informe aos seus funcionários que você não quer que isso ocorra. Além disso, não tome decisões baseadas em boatos. Antes de qualquer coisa, verifique a procedência da informação. Seguindo essas dicas, você estará cultivando em sua casa lotérica um ambiente de respeito entre todos. 

Deixe uma resposta