Como fazer inventário do seu estoque | Blog DouraSoft

Como fazer inventário do seu estoque

inventário do estoque

Você tem a prática de fazer inventário em sua lotérica? Essa prática, por vezes, é muito negligenciada por muitas empresas. No entanto, formular inventários é uma prática muito importante que te ajudará a manter o maior controle do seu estoque e do seu patrimônio, além de auxiliar a visualizar a necessidade de reposição.

Você tem dúvidas de como fazer um inventário? Continue lendo que iremos te ajudar nessa tarefa.

Inventário do estoque: O que é e como fazer

Sabemos que sua lotérica não lida diretamente com a venda de produtos que precisam estar armazenados em estoque. No entanto, é essencial para qualquer organização que seu estoque esteja catalogado.

Inventário envolve os processos de identificação, classificação e contagem de todos os objetos da sua lotérica. 

Você sabia que existem diferentes tipos de inventário? Cada empreendedor deve escolher aquele que melhor se adapta à sua empresa. Elencamos, a seguir, três tipos.

1) Inventário periódico: esse inventário é atualizado de tempos em tempos, tendo sua periodicidade estabelecida pela empresa, podendo ser semanal, mensal etc. Dessa forma, os dados do inventário não são alterados automaticamente. Ele é indicado para empresas que não possuem grande movimentação de estoque. 

2) Inventário permanente: esse tipo de inventário é aquele que é atualizado sempre que um item sai ou entra no estoque. Para isso, geralmente são utilizados softwares de gestão que fazem essa contagem automaticamente, reduzindo erros humanos. Um ponto positivo do inventário permanente é que será capaz consultar os dados do estoque a qualquer momento, sem precisar esperar por datas específicas. 

2) Inventário patrimonial: o inventário patrimonial não cataloga os itens do estoque, mas os bens da empresa, como carros, móveis e imóveis. Para empresas pequenas, isso pode parecer desnecessário, mas toda instituição visa o crescimento. Além de indicar os dados do item, esse inventário também informa quem está cuidando e é responsável por ele. 

Benefícios de fazer um inventário do estoque

Você já percebeu que ter o controle sobre seu estoque é um benefício gerado pelos inventários, mas há outros além desse. 

Com eles é possível evitar desperdícios, como comprar materiais sem necessidade e deixar que produtos percam a validade. Consequentemente, gastos serão reduzidos. Além disso, será possível identificar se os bens e produtos que você possui são adequados à demanda que você recebe. 

Como fazer inventário de estoque

Agora que você conhece os tipos de inventário e sabe dos seus benefícios, está na hora de saber como fazer o seu. Lembre-se de que essa pode ser uma tarefa cansativa e que é fundamental que seus funcionários estejam envolvidos nessa tarefa.

Trouxemos, abaixo, as 5 etapas para fazer seu inventário. 

1- A primeira etapa é escolher qual tipo de inventário você fará. Essa escolha será feita através da importância que você dá para o seu estoque de material. Para lotéricas, indicamos que o inventário seja permanente, já que é provável que seu estoque não passe por carregamentos recorrentes. Isso te ajudará a ter um controle maior do seu material. 

2- Para que a contagem seja eficiente e bem organizada, você deve separar seu material em categorias. Por exemplo, divida seus produtos em materiais de limpeza, materiais de escritório, materiais para o caixa etc. 

3- Nessa etapa, você irá separar seu material por categorias dentro do estoque. Esteja pronto para organizar bem suas prateleiras e caixas. 

4- Agora chegou a hora de contar cada item dentro de cada categoria. Faça isso através de uma planilha online ou física e tenha bastante atenção. 

5- Com o trabalho finalizado, é importante que você mantenha os dados sempre organizados. Isso te economizará tempo e serviço, já que atualizar é muito mais fácil do que contar todos os itens novamente. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a manter o estoque da sua lotérica sempre organizado. 

Deixe uma resposta