Antes de tudo o que torna um modelo de gestão um sucesso? Lucro? Produtividade? Feedbacks dos clientes? Provavelmente a união de todos esse pontos. Mas o que falta para a sua casa Lotérica ser referência em gestão?
Antes de mais nada, como tem sido o desempenho da sua casa Lotérica até aqui. Você acredita que a produtividade, o desempenho dos funcionários e claro, a satisfação dos clientes estão de acordo? É possível melhorar?
Com toda certeza! Dizemos isso porque para qualquer setor empresarial, independente do ramo, melhorar é sempre possível. Até porque as mudanças devem ser constantes.
Isso quer dizer que todo mês devo implantar algo novo em minha casa Lotérica? Se for para o benefício do seu cliente, sim.
Mas e se não for? Então apenas mantenha-se. Evoluir o seu modelo de gestão deveria ser linear, mas não é. Não existe uma ciência exata, por mais que já tenham sido feitos milhares de estudos.
Ainda é impossível dizer o que vai ou não funcionar, sem antes pôr em prática. Claro, algumas práticas de antemão já são possíveis elencar se são viáveis ou não.
Como saber o que eu posso melhorar?
Como descobrir o que está dando certo ou não no seu modelo de gestão? Olhe os indicadores. Métricas não mentem, não manipulam, elas apenas apresentam aquilo que o seu negócio está vivendo. Identifique.
Satisfação. Absorva essa métrica. Mas qual satisfação? Eu diria que tudo que envolver satisfação deve ser mensurado. Confuso? Calma. Vamos lá. Olhe sempre a satisfação do seu cliente em relação ao seu negócio. Além de mensurar a satisfação geral dele, observe pontos mais específicos. Como o atendimento. Produtos. Ambiente.
Uma dica bacana é deixar uma caixinha de sugestões. Alguns estabelecimentos já contam com um painel de avaliação de satisfação do cliente. Mas caso você ainda esteja começando, crie a caixinha de sugestões. Por mais simples que pareça ela ainda é eficaz. Principalmente em casas Lotéricas por ser um ambiente com filas é possível que durante a espera o seu cliente coloque uma sugestão.
Qual o momento ideal para avaliar o meu modelo de gestão?
A todo momento é necessário que seja feita avaliação do seu modelo de negócio. Por que? Porque constantemente surgem novos concorrentes. Principalmente no ramo Lotérico, que hoje estamos vivendo uma época diferente, alguns já estão no ramo há mais de 20 anos enquanto uns têm 6 meses de Lotérica.
Portanto, o seu cliente precisa ser atendido completamente. Ele deve estar satisfeito com o seu negócio. Até porque ele é o seu foco principal. Logo, para saber como está a satisfação do seu cliente em relação a sua casa Lotérica é preciso perguntar.
Entenda que nem tudo será possível fazer. Talvez sejam por questões financeiras, logísticas ou até mesmo por inviabilidade geográfica, ou seja, espaço. Mas é sempre possível melhorar o seu modelo de gestão para atender melhor o seu cliente.
Observe os casos de Sucessos…
Veja os casos de sucessos. Leia artigos. Observe os mais experientes e claro, pergunte. Não existe nada de mais em observar os casos de sucessos, Lotéricas que já estão no mercado há mais tempo e possuem um desempenho satisfatório. Os clientes são fidelizados.
Veja o que elas fazem, como fazem e então adapte-se para o seu modelo. Por que observar outras casas Lotéricas? Porque o que deu certo para um pode servir para outro. Não estamos dizendo para você copiar, mas ter noção do que funciona ou não, vai te poupar tempo.
A princípio, atente-se também para as métricas que os seus concorrentes estão utilizando para validar o modelo de gestão. Incorpore isso as suas análises. Outro ponto bacana é consumir conteúdo relacionado para te ajudar nessa caminhada. Leia artigos e livros voltados para métricas, isso com certeza te ajudará.
Meu modelo de gestão pode melhorar?
Não há como afirmar em quanto tempo após você começar a analisar o seu modelo de gestão, será possível ver resultados. Pode ser que você implante mudanças e em dias veja o retorno. Pode ser que leve mais tempo, mas uma coisa é certa. Por isso, modelar o seu modelo de gestão para beneficiar o seu cliente nunca será em vão.
Comece criando uma caixinha de sugestões. Talvez o seu cliente já esteja satisfeito, ou falte algo. Por exemplo, adicionar um bebedouro dentro da sua casa Lotérica, enquanto os seus clientes estão na fila fará diferença.
Ou talvez, seja a velocidade do atendimento que não está suprindo a sua demanda. E seja preciso contratar um consultor para treinar os seus operadores de caixa. São inúmeras variações possíveis.
Portanto, é crucial você saber realmente como o seu cliente está se sentindo. Até porque ele é quem provém o seu retorno. Preocupe-se com ele ao máximo.
Conforme as mudanças forem se adaptando, os seus clientes começarão a perceber. Com o tempo eles darão retorno sobre essas mudanças. Se positivas trará grande resultado para a sua casa Lotérica. Algumas mudanças realmente não irão validar, teste, não deu? Mude. Mas, como resultado, continue sempre buscando melhorias para atender o seu cliente da melhor forma possível.
Abraços. Sucesso e Produtividade,
Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
[email protected]
(67) 9.9698-3422
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