Como fazer o que não se gosta de fazer | Blog DouraSoft

Como fazer o que não se gosta de fazer

Como resolver problemas e evitar procrastinação

 
 
 

Procrastinação

Procrastinação, o que é isso? Em primeiro lugar é um baita de um palavrão, não que seja pejorativo mas acaba fazendo uma coisa pejorativa na nossa vida. A procrastinação é quando você tem algo a fazer e você fica adiando, vai deixando, vai deixando pra fazer depois.

Eu quero te convidar nesse momento pra como você pode resolver a procrastinação. A primeira coisa é ter clareza a respeito daquilo que precisa ser feito. Muitas vezes você está adiando fazer alguma coisa, está deixando para depois e procrastinando porque aquilo talvez te incomode de alguma maneira.

Também é possível que você tenha alguma dificuldade para poder resolver aquilo e também é possível que você simplesmente não queira fazer. É importante você tenha em mente que sempre que nós temos uma coisa que nos incomoda para fazer, a melhor coisa que tem que ser feito é pegar fazer logo. Isso normalmente ajuda a gente não apenas a diminuir os conflitos com as pessoas que estão ao seu redor como também em relação a gente mesmo.

Dica

Uma dica que eu dou pra você que eu faço com freqüência no meu dia-a-dia é pegar aquele conflito maior, aquele problema maior, aquele desafio maior que eu tenho durante o dia e coloco ele logo no começo da manhã. Dessa forma eu chego na empresa, resolvo o que tenho que fazer, gostando ou não eu executo que eu preciso executar e dessa forma o
restante do meu dia fica livre para fazer coisas que me são prazerosas e que tem que ser feitas mesmo que eu goste ou que eu não gosto, mas no caso eu já estaria gostando porque aquilo que me incomodava eu já fiz já matei o assunto.

A outra dica que eu te dou é fazer sempre a coisa mais importante ou a mais penosa primeiro. Por que? Porque isso acaba te ajudando a ter a mente mais livre positivamente
para as outras coisas que precisam ser feitas e também pra você poder realizar melhor aquilo que você está fazendo e que você não é muito chegado, e eu vou explicar porque.

Resolva seus problemas primeiro

Normalmente quando nós chegamos na empresa ou quando nós chegamos num determinado ambiente que todo mundo chegou ao mesmo tempo, existe uma tendência a cada um cuidando das suas coisas. Então por exemplo, chegou na lotérica de manhã, vai fazer as suas correrias, vai fazer suas coisas, já faz logo aquilo que mais incomoda porque provavelmente as outras pessoas estão fazendo as coisas delas e elas não vão chamar tanto.

Se porventura elas te chamarem, peça um tempo, não responda porque quando você tem uma interferência, quando você tem um corte, você demora muito a voltar a fazer o que
você estava fazendo de uma maneira produtiva. Então se você sempre tem que
fazer uma determinada atividade e é rotineira, faça ela em primeiro lugar
para que você consiga resolver e deixar as pessoas sem atrapalhar o seu trabalho
do dia-a-dia.

Anote no papel

A segunda dica que eu quero te dar quando você tem alguma coisa que você está enrolando já tem um determinado tempo, estava procrastinando é a seguinte: pega um papel e escreve o motivo pelo qual você precisa fazer aquilo, ou seja, pra que você precisa fazer aquilo e coloque pontuando quais são os impactos positivos de fazer aquilo quanto antes. Além disso você vai colocar uma segunda pergunta que é o como fazer isso, e aí você tem então uma segunda perguntinha que vai te ajudar também é entender a importância e também como é que você vai resolver essa questão que já tem um tempo que você está fazendo.

Quando você coloca isso no papel, você está mandando alguns comandos para sua
cabeça de que aquilo é possível e você já está mostrando a forma como é possível. Assim, você consegue colocar em prática porque você já está delineando o processo do passo-a-passo daquilo que precisa ser feito pra você poder ter resultado.

A terceira pergunta que eu vou te dar de dica para você poder fazer. Então a primeira é
para que eu estou fazendo isso, a segunda é o como, e a terceira é quando eu farei isso. Porque você apenas definir o motivo de importância e definir o como você vai fazer não diz muita coisa se você não der um tempo se você não der uma especificação de data de horário para poder executar aquilo. E aí você acaba procrastinando porque você não limitou esse tempo. Então limite, seja o tempo pra começar ou seja o tempo para terminar essa determinada atividade que tá te incomodando.

 
Um abraço, sucessos e produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL.

Os comentários estão encerrados.