Como reduzir os custos com horas extras | Blog DouraSoft

Como reduzir os custos com horas extras

horas extrasO que fazer para reduzir os custos com horas extras? Será que as tarefas que estão sendo executadas na lotérica são feitas da melhor forma possível?
Ou será que existe algum jeito de romper etapas burocráticas e tornar tudo mais fácil? As respostas dessas perguntas leva a avaliação minuciosa do que tem sido e como tem sido executado atualmente no ambiente da sua lotérica.

Algumas medidas podem e devem ser tomadas no gerenciamento e processos para evitar ou reduzir as horas extras, e manter a qualidade no atendimento e o prazo das metas.

Além disso, medidas simples podem ser aplicadas no gerenciamento das pessoas e dos processos para
reduzir ou até mesmo evitar horas extras, manter a qualidade e a frequência da entrega dos trabalhos.

Portanto, a gestão precisa ter estratégias de tempo para que a empresa usufrua ao máximo o desempenho de cada colaborador. Assim, aumentar os resultados da produtividade de seus funcionários traz benefícios à empresa que economiza com hora extra e outros custos gerados com trabalhos fora de expediente normal e ganha também seu colaborador que tem mais qualidade de vida para fazer suas coisas pessoais.

 

Como controlar as horas extras?

horas extrasHoje em dia as empresas usam monitoramento de horas com cartão ponto ou ponto biométrico, ferramentas que permite um maior controle e facilita a comprovação para o pagamento correto. Você pode ainda com esse controle acompanhar pontualidade, frequência e a quantidade de horas extras mês
a mês de cada colaborador. Monitore também o comportamento de cada colaboras a fim de identificar o motivo causador das horas extras.

 

Adotar banco de horas

Uma solução que é adotada por muitas empresas  é o banco de horas, nele é registrado os horários que o funcionário excede, e por exemplo, tirar essas horas em folgas em acordo de trabalho, pode-se também aumentar as férias ou emendar feriados para abater essas horas.

Entretanto, vale ressaltar que essa compensação precisa estar em conformidade com a legislação trabalhista vigente, com acordo entre empresa e funcionário e observar a escala de trabalho  para não ter problemas no atendimento.

 

Capacite seus funcionários

Desse modo, treinamentos são muito importantes  para a redução de despesas de horas extras. Suas operadoras podem não estar conseguindo utilizar o seu próprio potencial da maneira certa. O investimento em capacitações e treinamentos para que seus colaboradores estejam bem preparados, darão retorno positivo para a empresa, com satisfação dos clientes e aumento da produção.

Essa opção quando constante evita custos de emergência em casos de férias ou atestados.

 

Utilize  metas para reduzir as horas extras

horas extrasTodavia, sua equipe pode até ser comprometida, mas às vezes está desmotivada em ter que sair depois do horário com frequência, então envolva o horário de expediente no desafio e elimine horas extras.

Ademais, a premiação individual e coletiva estimula os funcionários e pode ser muito vantajoso em relação a encargos trabalhistas, e ainda contribuirá para um clima mais favorável de satisfação.

 

Quando trocar o  funcionário

Ademais, a decisão é extrema, mas se chegar à conclusão de que o aumento de hora é o gerenciamento do
tempo no trabalho e mesmo com a empresa otimizando as funções funcionários não dão retorno, substitua o colaborador, torne tempo em dinheiro e a produtividade uma prioridade indispensável.

Fique atento a profissionais disponíveis no mercado para encontrar o perfil desejado.

 

Avalie aumentar a equipe com funcionários intermitentes

Afinal, se as horas extras forem devido ao acumulo de trabalho, e a sua equipe está sobrecarregada  a
contratação de funcionário intermitente para determinados serviços da empresa pode trazer vantagem à
redução de horas extras, além de economizar com encargos sociais e trabalhistas, e fica a cargo deste
profissional gerenciar os esforços do trabalho a desenvolver, dentro de um determinado tempo. Assim,
alivia o acumulo de trabalho que está causando as horas extras.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta