Proteja sua lotérica e tenha o controle das contas! | Blog DouraSoft

Proteja sua lotérica e tenha o controle das contas!

controle das contas

Uma boa gestão financeira é essencial para manter sua lotérica saudável. Ter o controle de contas a receber é muito importante. Porém, muitos empresários de pequenas e médias empresas encontram dificuldades nessa área. Ter a projeção dos valores que serão recebidos pode te ajudar na hora de fazer orçamentos, planejando novos investimentos, dentre outros. 

Quando você não consegue realizar o controle de contas a receber, sua lotérica fica sem saber sua real situação financeira. Isso pode gerar surpresas desagradáveis, além de não será possível fazer um planejamento a médio e a longo prazo. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para o seu negócio.

O primeiro passo para ter um controle das contas

Organize suas contas a receber pelas datas de vencimento. Dessa forma, você não cobrará seus clientes no período indevido e poderá ficar de olho para que não haja inadimplências. Separe, também, os clientes que costumam pagar adiantado e em dia daqueles que costumam atrasar. Assim, haverá um maior controle de contas. Para te auxiliar nessas atividades, um bom software de gestão pode ser útil.

Papel e caneta são úteis para realizar o controle de contas. Porém, eles são mais suscetíveis ao erro e à perdas do que meios tecnológicos. Sendo assim, faça planilhas no computador ou celular colocando todos esses dados. Eles ficarão mais organizados e fáceis de encontrar.  

Gestão financeira é fundamental para o controle das contas

Com certeza, receber adiantado será muito bom para sua lotérica. Vocês ficarão mais seguros e certos de que não haverá inadimplências. No entanto, seus clientes não pagarão antes do vencimento se não se sentirem motivados para isso. Portanto, ofereça benefícios para aqueles que quitarem suas dívidas antes do prazo estabelecido. 

Uma dica importante é: não demore para lançar os documentos de fatura. Quanto mais você demorar nessa emissão, mais tarde você receberá. 

Além disso, muitos empresários têm receio de cobrar seus clientes quando a data de vencimento expira e acabam esperando longos prazos. Evite fazer isso, afinal, é dever do seu cliente pagar e é direito seu receber.  Todavia, para que você cobre dos seus clientes, seu controle de contas deve estar em dia. Assim, você não cobrará indevidamente, nem deixará de cobrar de ninguém. 

Dissemos anteriormente que ter o controle de contas a receber te permitirá fazer orçamentos de investimentos futuros. Apesar disso, não conte com esses valores para realizar qualquer negócio. É comum que muitos clientes deixem de pagar no prazo correto. Devido a isso, depender desses valores pode fazer com que sua lotérica fique sem capital para realizar pagamentos, prejudicando suas finanças. 

Quando você faz o controle de contas a receber, você conhecerá melhor o perfil de cada cliente. Assim, será possível identificar quais deles são responsáveis pela maior parte do seu faturamento. Essas informações são muito válidas, pois te ajudarão a montar estratégias para fazer com que esses clientes permaneçam com você por mais tempo. 

Softwares de gestão financeira 

Dá para fazer toda essa gestão de contas, utilizando uma planilha simples? Sim. No entanto, essa saída não é a mais prática nem a mais segura. Softwares de gestão financeira oferecem diversas funções a mais. Por exemplo: com eles é possível reunir todos os dados em um só lugar. Isso não seria possível com as planilhas. Seriam necessárias muitas delas para colocar todos os dados desejados. Além disso, esses programas produzem relatórios automáticos, te possibilitando fazer uma análise detalhada de sua lotérica, inclusive formulando estratégias de crescimento. Diante disso, vale a pena investir em softwares desse tipo. 

Deixe uma resposta