Crescimento sustentável: um diferencial competitivo para sua lotérica

crescimento sustentável

Primeiramente, não confunda crescimento sustentável com sustentabilidade.

Saiba que parte da essência dos conceitos são os mesmos.
Sustentabilidade consiste em ter uma postura administrativa em prol do meio-ambiente, você consome o necessário de uma maneira que não prejudica o futuro da natureza.
O crescimento sustentável da empresa segue o mesmo princípio: aumentar o lucro sem fazer dívidas.

O crescimento sustentável consiste em uma proposta de desenvolvimento onde as empresas conseguem manter as porcentagens de vendas em um nível que não venha prejudicar o bem-estar do empreendimento. Lembre-se, venda não significa lucro. Quando mais você vende, mais você precisa repor o estoque, portanto, mais você gasta e investe. Sem o controle administrativo adequado isso acaba virando dívidas que sua empresa deverá arcar.

É bom ressaltar que no Brasil, até pouco tempo atrás, a maioria dos empreendimentos fechavam suas portas em pouco tempo. Atualmente os índices melhoraram bastante, mas ainda não é o ideal. Porém, é bom o suficiente para poder perceber que nessas estatísticas o que diferencia um empreendimento falido de um bem-sucedido é o diferencial de mercado.

Uma unidade lotérica pode passar por problemas de gerência, assim como qualquer outro tipo de empreendimento. Isso pode parecer ruim, mas se você for otimista, sabendo enxergar o mercado, será possível perceber que ter os mesmos problemas consiste em poder desfrutar das mesmas soluções. Em suma, o que sua casa lotérica precisa para se tornar mais competitiva é de um crescimento sustentável!

 

Como conquistar o crescimento sustentável

Sem título5

Existem alguns procedimentos que sua casa lotérica pode assumir para conquistar o crescimento sustentável e, posteriormente, galgar o nível de competitividade dentro do mercado.

O seu diferencial será o crescimento sustentável, para conseguir isso a sua lotérica necessita seguir os seguintes procedimentos:

Planejamento de negócios: 

Sempre faça planejamentos de negócios. Muitos empreendedores não os fazem, mas isso é necessário e deve ser feito com frequência. Ter metas ajuda a empresa a seguir um bom caminho, garantindo assim o crescimento sustentável da lotérica;

Melhorar a performance: 

Não é preciso gastar para ganhar. Se sua equipe de funcionários for competente, bem instruída e organizada, a margem de lucro da lotérica vai aumentar através das melhorias de performance. Este é um procedimento simples, por isso que é valioso;

Estude os relatórios de desempenho:

Isso faz parte do planejamento, sempre estude os relatórios de desempenho, todos eles. Ao fazer isto você conseguirá perceber o que funciona e o que não funciona na lotérica, podendo montar uma estratégia de crescimento sustentável para a empresa; E antes que você pense: Sou uma lotérica, não tem como fazer nada; eu digo: Tem, e tem muita coisa que pode ser criada, desenvolvida e aplicada. Seja do mercado financeiro, ou até exemplos de outros mercados.

Inove em suas abordagens: 

Uma lotérica deve seguir padrões, mas o seu modelo de negócios pode ser diferenciado através da abordagem, infraestrutura, dentre outras coisas. Ao ter um diferencial, a sua empresa passa a chamar a atenção do mercado, proporcionando crescimento e evitando possíveis dívidas por causa da abordagem diferenciada;

Aumente a demanda pelos seus serviços:

Com a demanda em alta você sempre terá novos clientes para sua lotérica. 20 pessoas querem bilhetes premiados todos os dias, tenha 10 no estoque, assim você sempre vai conseguir vender os bilhetes, a demanda vai permanecer alta e o lucro continuará a crescer paulatinamente; Quanto mais vender, maior a probabilidade de premiação – são os números à seu favor!

Valorize sua equipe:

A produtividade da sua empresa vem da sua equipe, portanto, sempre valorize o seu grupo de funcionários. Desse modo a equipe da lotérica sempre vai manter o trabalho em ótima qualidade, aumentando a produtividade da empresa;

Economize em pontos estratégicos:

Muitos lotéricos ignoram, mas economizar em pontos estratégicos aumenta o crescimento sustentável. Ao diminuir as contas de água, luz e até mesmo os gastos com papel, uma empresa pode aumentar drasticamente as margens de lucro a médio e longo prazo.

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta