Decisão & Emoção para resultados em sua lotérica

Decisão & Emoção para resultados da lotérica

Decisão e emoção são duas palavras que andam lado a lado na vida da pessoa que dão a palavra final em determinadas situações do cotidiano profissional. Chefes, lideres, gestores, diretores, empresários, e tantos outros ficam entre essas duas palavrinhas na hora de iniciar ou concluir alguma coisa.

Mas, será que você pode ter problemas relacionados a emoção na hora de tomar uma decisão para sua casa lotérica? Por incrível que pareça a resposta é sim!

As duas palavras, decisão e emoção, estão coligadas, mas é preciso tomar cuidado. Todo lotérico deve sempre deve ter sua razão à frente da emoção, quando os sentimentos tomam conta do indivíduo as decisões são diretamente afetadas. Muitos planejamentos são arruinados por causa disso, e a culpa é única e exclusiva da emoção.

Quer um exemplo simples adaptado a situação atual? Pense no caso das licitações vividas pelos lotéricos nos últimos dias. Houve grande tumulto e muitos boatos sobre o que seria do futuro das casas lotéricas. Mas, qual foi o resultado? Até aqui as licitações foram aprovadas por mais 20 anos, tanto na Câmara como no Senado! (Faltando apenas a sanção presidencial) E isso só foi possível porque os lotéricos, junto com os sindicatos e os deputados e senadores pensaram com a razão, não se apavoraram e continuaram lutando por essa causa. Os lotéricos que se desesperaram e se desfizeram dos seus negócios, hoje podem estar chorando por não terem tido paciência pois de fato lotéricas são lucrativas.

Deu para você entender como é importante separar a emoção na hora de tomar uma decisão para sua empresa? Neste artigo separamos algumas dicas relacionadas a esse assunto, para que você consiga olhar o seu negócio com visão empreendedora e futurista.

2Dicas importantes para você pensar a respeito quando estiver entre a decisão e emoção
  • Limpe a mente

    Para impedir que as emoções lhe façam tomar a decisão errada, procure limpar a mente antes de fazer todo e qualquer tipo de escolha. Evite agir por impulso, limpe a mente para que apenas as circunstancias e argumentos relacionados a sua postura de decisão sejam focados no trabalho. Sempre mantenha a serenidade.

  • O empreendimento em primeiro lugar

    Sim, isso é complicado e cruel, mas é necessário quando estamos falando de decisão e emoção. Quando o responsável por tomar uma decisão passa a pensar nas pessoas afetadas é a emoção que acaba falando mais forte. Se a escolha, que é necessária, prejudicar alguém, é preciso aceitar isso com pulso firme, pois outro caminho pode acarretar em problemas sérios para todos, e não só para um.

  • Não tome decisões sozinho

    Às vezes as emoções tomam da pessoa sem perceber. Ela tenta raciocinar, mas no fim é a emoção que fala mais alto de forma sorrateira. Para evitar isso é indicado tomar a decisão a partir dos concelhos de outras pessoas relacionadas ao seu empreendimento. A opinião pode ser de um sócio, subordinado, equipe, colegas de sindicato, e assim por diante.Nesse quesito, é importante participar de um sindicato. Pois, você terá a visão e a opinião de um grupo que faz parte do seu nicho.

  • Permita-se errar

    O medo não é bem-vindo no mundo dos negócios, é preciso que você arrisque e permita-se cometer erros, não tenha medo. É só através do erro que conseguimos perceber e valorizar aquilo que é bom. Você errou? Concerte o erro e siga em frente, mas não tenha medo de tomar suas decisões.

  • Trabalhe as três razões

    As três razões da decisão e emoção provem de uma pergunta, o tradicional “Por que? ”. “Por que devo seguir pela direita e não pela esquerda? ”. Ao se perguntar isso procure encontrar três razões baseadas em fatos e dados completos de que a direita é mais eficiente que a esquerda. Se não houver três razões é muito provável que a direita não seja um bom caminho.10

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.