Decisões estratégicas. O que te apoia? | Blog DouraSoft

Decisões estratégicas. O que te apoia?

decisões estratégicas

Decisões estratégicas

No dia a dia da gestão de uma lotérica, a tomada de decisões estratégicas muitas vezes não vem acompanhada de uma análise mais profunda sobre o que é necessário fazer e para onde ir.

Entretanto, existem muitas ferramentas e modelos capazes de apoiar os gestores neste sentido, de modo que muitos erros possam ser evitados, já que as decisões deixam de ser intuitivas e passam a ser fundadas em fatos e números que expressam a realidade empresarial.
Diante disso, podemos dizer que existem dois motivos essenciais para erros quanto às decisões estratégicas, nos seus mais diversos níveis:

• Ou a correria do dia a dia impediu uma análise mais detalhada;
• Ou não havia uma ferramenta adequada capaz de auxiliar o gestor neste processo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com a finalidade de lhe mostrar que estas duas barreiras foram totalmente desconstruídas em nosso tempo. Elas são mitos que não têm mais nenhuma relação com a realidade em que estamos. Vamos entender o porquê…

Um método para tomada de decisões estratégicas

A boa e velha gestão estratégica tem, dentre um arsenal de ferramentas a disposição do gestor, uma série de instrumentos que trabalham para ajudar no processo de tomada de decisões. Um deles é o que ficou conhecido como 5W2H
A maneira de implementação do 5W2H é muito simples, pois o seu nome é o acrônimo das palavras Who, Where, When, What, Why, How e How Much, todas derivadas do inglês.
Em bom português, temos o seguinte:

• Quem?
• Onde?
• Quando?
• O quê?
• Por quê?
• Como?
• Quanto custa?

Todas estas palavras devem se transformar em perguntas, como vimos acima. E elas devem ser respondidas pelos gestores antes de uma decisão. Toda esta metodologia costuma ser extremante eficaz, por permitir uma maior reflexão, mas em que pese a sua eficácia, ela termina sendo custosa em termos de tempo, pois gasta um número grande de minutos e, talvez, horas para ser desenvolvida por completo.

O que queremos dizer é que, em alguns momentos, dada a necessidade de tomar uma decisão imediata, fica difícil parar para aplicar o método do 5W2H na prática e ficar respondendo a cada uma das 7 questões que levam a uma solução do problema. Mas, o que talvez você não tenha percebido, é que já temos soluções de alto nível para otimizar este investimento de tempo neste método…

Como otimizar o processo de tomada de decisões estratégicas?

Os anos se passaram e trouxeram grandes avanços e progressos tecnológicos. O velho uso do 5W2H para as decisões também foi impactado e sofreu com estas transformações.

Aquela velha cena do empreendedor que senta diante de um pedaço de papel, com uma caneta na mão, para ficar imaginando possíveis respostas às 7 questões daquela metodologia parece bastante ultrapassada. Hoje, tudo isso pode ser acelerado e ganhar uma eficiência ímpar. E a resposta não está em nada muito complexo ou diferente do que já conhecemos, ela está ao alcance de todos. Pare e pense: os softwares de gestão estão aí para que sejam utilizados, inclusive em nível estratégico. Todos aqueles dados e registros não podem servir somente para controles diários e fechamento de caixa, mas sim para tomadas de decisões profissionalizadas.

O fato é que o uso de aplicações de gestão, como é o caso do AGIL, permite uma resposta imediata, coerente e fundamentada em dados para cada uma das questões do 5W2H. Em outros termos, teremos melhor qualidade de decisão, com menor investimento de tempo. Por isso, descubra mais sobre o que o AGIL pode fazer para a sua empresa, clicando aqui.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Deixe uma resposta