Como delegar mais funções dentro da sua casa Lotérica? | Blog DouraSoft

Como delegar mais funções dentro da sua casa Lotérica?

delegar funções

Você tem delegado funções dentro da sua lotérica? É comum que gestores acabem assumindo muitas tarefas dentro da empresa, sentindo-se sobrecarregados. Isso acorre muitas vezes por falta de confiança nos funcionários e por medo de perder o controle. Mas essa atitude é muito prejudicial para o negócio, pois delegar tarefas ajudará sua lotérica a crescer e se expandir, já que mais pessoas estarão trabalhando juntas. 

É recorrente que muitos chefes não saibam como delegar funções de forma que estimule seus funcionários a cumprir metas. Veja a seguir algumas dicas que te ajudarão a delegar melhor dentro da sua lotérica.

Além disso, é fundamental compreender que delegar é a melhor forma para escalar o seu negócio, neste caso, sua casa Lotérica.

Dicas para aprender a delegar funções

1) Seja um líder-coach

Um líder-coach é aquele que não diz o que seu funcionário deve fazer. Ao invés disso, ele apresenta o problema e permite que seu liderado o ajude a solucioná-lo. Um bom líder não pensa que é melhor em tudo, mas que tem funcionários capazes de realizar diversas tarefas de forma competente. 

2) Realize apenas as tarefas mais importantes

O papel do líder é hierarquizar as tarefas e dividi-las entre todos os funcionários. O líder deve realizar tarefas estratégias, ou seja, aquelas que apenas ele pode fazer naquele momento. Priorize as tarefas importantes e delegue a outros as menos importantes. 

3) Conheça seus funcionários

Conhecer bem as habilidades de cada funcionário é essencial na hora de delegar funções. Dessa forma você saberá qual tarefa se encaixa melhor com cada perfil, obtendo, assim, melhores resultados. 

4) Busque desenvolvimento apesar dos erros

É comum que, quando os resultados não saem como o esperado, líderes voltem a abraçar essas tarefas. No entanto, essa não é a atitude correta. Erros vão acontecer e é fundamental que você saiba como lidar com essa situação. Converse com seu funcionário e lhe informe suas insatisfações para que ele busque melhorar da próxima vez. Se achar necessário, invista em um treinamento para capacitá-lo. Cada experiência é uma oportunidade para buscar o desenvolvimento. 

5) Acompanhe a execução das tarefas

Outro papel importante do líder é acompanhar o trabalho dos seus funcionários. Assim erros poderão ser evitados, pois você conseguirá intervir desde o início. Além disso, você poderá verificar se algum equipamento ou material está faltando para que determinada tarefa seja realizada com sucesso.

Como formular uma tarefa para delegar funções

Além de saber como delegar tarefas, também é importante saber como formular essa tarefa.

Primeiramente, delegue funções de forma equilibrada. Tenha certeza de que a tarefa não exigirá demais do seu funcionário. 

Em segundo lugar, defina claramente quais serão os objetivos e o serviço que seu colaborador deverá apresentar, assim como os resultados esperados. Desse modo é mais certo de que o resultado final será satisfatório. 

Outro ponto importante é definir prazos. Prazos são uma boa maneira que você pode usar para cobrar e acompanhar o trabalho de perto. Defina prazos, antes do prazo final, para verificar o andamento da atividade.

Cursos e treinamentos de capacitação 

Não adianta esperar bons resultados dos seus funcionários se eles não estão plenamente capacitados para desenvolver aquela função. Demitir ou realizar a tarefa você mesmo podem não ser boas alternativas. Portanto, ofereça cursos e treinamentos aos seus funcionários de acordo com a área que você deseja que cada um se desenvolva. Lembre-se de procurar identificar as aptidões de cada um antes disso. Possibilitar momentos de diálogo com eles também te ajudará nessa tarefa.

Depois que seu funcionário estiver plenamente habilitado para realizar a atividade, dê a ele autoridade nessa área dentro da lotérica. Permita que ele lidere esse pequeno setor, para que ele se engaje mais no serviço. 

Por fim, incentive e reconheça seus funcionários, comemorando seus resultados sempre que possível.

Deixe uma resposta