Você sabe o que é o departamento pessoal? Engana-se quem acha que departamento pessoal é o mesmo que recursos humanos. Os dois têm funcionalidades e responsabilidades diferentes dentro da empresa. Os recursos humanos tem a função de selecionar e recrutar profissionais para preencher vagas em aberto. Já o departamento pessoal gerencia uma série de burocracias referentes a seus colaboradores.
Ter um departamento pessoal na sua lotérica pode ser muito útil, pois ele irá lidar com a gestão de todos os funcionários da empresa. Esse setor manejará contratações, gestão de folha de pagamento, férias, jornada de trabalho, licenças médicas, faltas, atestados, dentre outros.
Garantir esse departamento estruturado ajudará à sua empresa manter todas as normas trabalhistas em dia e de forma eficiente, fazendo com que todos possam trabalhar despreocupados quanto a isso.
Como uma casa lotérica geralmente não possui um grande número de funcionários, a equipe de departamento pessoal pode se resumir a um contador.
Importância em casas Lotéricas
O departamento pessoal é uma das partes mais importantes da empresa, pois será ele que otimizará os processos burocráticos, evitando problemas e possíveis dores de cabeça. Vamos listar alguns benefícios de se possuir um departamento pessoal em sua lotérica.
Primeiro, será esse departamento que garantirá o cumprimento de todas as leis trabalhistas e previdenciárias. Ter um profissional especializado para essa função economizará tempo, já que o cumprimento desses trâmites legais demanda um prazo longo se não forem efetuados da forma correta. Além disso, ter um profissional capacitado nessa área evitará que sua empresa gaste com multas desnecessárias geradas por descumprimentos de normas.
Outro fator muito importante que o departamento pessoal efetua é a organização da documentação dos funcionários. Mesmo que sua lotérica seja pequena, é necessário que os papéis de seus colaboradores estejam sempre organizados e em dia. O departamento pessoal cuidará para que essa tarefa seja efetuada com sucesso, guardando e organizando seus documentos.
Além disso, esse setor garantirá que a sua empresa esteja sempre fiscalizando o cumprimento de todas as normas necessárias mediante os órgãos públicos locais. É ele quem fará a intermediação entre sua lotérica e os órgãos públicos, mantendo tudo dentro da legalidade, evitando problemas futuros.
Por fim, vale lembrar que não se preocupar com todos esses processos legais e poder confiar em alguém com experiência no assunto evitará muitos problemas desnecessários e te proporcionará dar atenção a outros fatores.
Funções do departamento pessoal
O DP exercerá diversas funções importante dentro de sua empresa. Como já foi dito nesse artigo, cabe a ele lidar com toda a papelada legal de seus funcionários, como Guia da Previdência, FGTS e declarações de CIPA. Mas, além disso, ele também lidará com todas as contratações, sejam elas de empregados, autônomos, estagiários ou temporários. Ademais, o DP fará o controle de frequência, verificando o cumprimento da carga horária, fazendo contagem de horas extras e cálculo de adicional noturno etc.
O departamento de pessoal também organizará a folha de pagamento dos seus funcionários, gerenciando salários, benefícios, décimo terceiro e contribuições. Além do que ele organizará toda a papelada necessária para as férias e licenças.
Características do departamento pessoal
Caso você tenha se interessado pelo assunto e esteja pensando em contratar um profissional para o departamento pessoal de sua empresa, fique atento às características que ele deve suprir. Contrate um profissional qualificado para o cargo para evitar falhas nesse processo.
Um bom profissional de departamento pessoal deve possuir competências interpessoais. Ele lidará de perto com seus funcionários. Isso significa que ele terá que se mostrar capaz de manter um bom relacionamento com eles, para que o processo flua da melhor maneira. Busque um profissional que não lide com seus clientes de maneira excessivamente técnica, para que todas as questões sempre fiquem bem claras.
Ter competência interpessoal significa que seu contador deve estar disposto a ouvir seu cliente, demonstrar empatia e ser consistente e profissional.