Dicas para Comissionamento de Funcionários - DouraSoft do Brasil

Dicas para comissionamento de funcionários

Dicas para comissionamento de funcionários

Como comissionar seus funcionários

Entra cliente e sai cliente da sua casa lotérica, mas o índice de vendas de produtos lotéricos anda baixo? Então, está na hora de adotar uma nova estratégia para lucrar, e ela pode ser a implementação de comissionamento de funcionários.

Se você almeja dar um “UP” nas suas vendas e turbinar os seus lucros, está na hora de começar a motivar os seus funcionários. Afinal, em uma casa lotérica a sua equipe é muito importante no processo de vendas de produtos próprios deste estabelecimento.

Estipular comissões para os funcionários pode fazer com eles fiquem cada vez mais motivados a oferecer produtos e tratar os clientes com simpatia. Neste artigo mostraremos como você pode começar o processo de comissões na sua empresa sem prejudicar o seu orçamento.

Comissionamento de funcionários – o que você precisa saber

Existem vários modelos de comissão para funcionários que você pode seguir, mas antes de escolher um, você deve analisar o valor do salário dos funcionários e observar se a porcentagem oferecida como comissão não vai prejudicar o orçamento final da sua empresa.

Uma dica para que você beneficie o funcionário sem se prejudicar é verificar se o custo da venda não ultrapassa 20% do seu faturamento. Colocando 20% como uma porcentagem limite para a comissão de venda para o funcionário.

Uma outra dica, é começar com porcentagens menores de comissão para um número baixo de vendas realizadas e ir crescendo gradativamente.

Por exemplo, você chega na sua lotérica e diz que o funcionário que vender mais cotas de bolão de 4 reais irá ganhar um bônus de 5%.  Na outra semana você aumenta a comissão para quem vender outro produto mais caro e assim por diante.

O importante é que para trabalhar de forma saudável com comissão dos funcionários, você coloque um teto na comissão que você pode dar. Sempre prestando atenção no faturamento da sua lotérica e relacionando isso com o valor da comissão.

Tipos de comissão de venda

  • Comissão fixa: esse tipo de comissão é mais voltada para os funcionários que possuem conhecimentos técnicos profundos nos produtos da empresa. Por exemplo, se na sua casa lotérica existe alguém que cuida da parte financeira, um contador ou administrador, você pode estipular algum tipo de comissão fixa para ele.
  • Comissão variável: esta comissão é muito boa para uma casa lotérica porque você pode utilizá-la para venda de produtos com baixo valor.
  • Comissão no faturamento: esse tipo de comissão também é muito viável para uma casa lotérica, pois ele só é concedido para o funcionário se a venda for concretizada, após a compra de um bilhete, por exemplo.

Por que você deve dar comissão para os seus funcionários?

Será que você realmente deve implementar a comissão para os funcionários da sua casa lotérica? A resposta é sim. Se você pretende aumentar a lucratividade da sua lotérica, é importante estimular as vendas.

O papel dos atendentes de caixa da casa lotérica é essencial, isso porque todos os clientes precisam passar por eles.

A simpatia e motivação do funcionário pode levar até mesmo um cliente desacreditado, que perdeu as esperanças em ganhar na loteria, a começar a pensar novamente sobre o assunto. O funcionário da lotérica precisa estar disposto a vencer objeções e conseguir fazer com que o cliente leve os produtos da casa lotérica.

A venda de bolões é um bom exemplo de produto que pode ser vendido em grande quantidade na casa lotérica, mas que muitas vezes precisa que o funcionário dê um empurrãozinho para que a venda aconteça.

Por todos esses motivos, é vantajoso implementar comissão para os seus funcionários, siga as dicas deste artigo e se houver alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário. Ficaremos felizes em sanar suas dúvidas!

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.