Dicas para Melhorar o Ambiente físico da Sua Lotérica

Administrar uma casa lotérica não é algo que possa ser feito por qualquer pessoa. Desde os números que mantém uma constante de fluxo ao bem-estar dos funcionários na empresa, manter o ambiente devidamente organizado não é um trabalho fácil. Outro ponto importante, que encabeça o título desse artigo, é o ambiente físico.

Muitas vezes o ambiente físico é negligenciado por diversos tipos de lojistas, não apenas lotéricas, é basicamente a alma do seu empreendimento. O ambiente físico é importante para todos, para a gerência, para os funcionários e, principalmente, para os clientes.

Sem isso o negócio lamentavelmente não funciona.

Fique tranquilo, nesse artigo nós vamos esclarecer suas principais dúvidas a respeito de como melhorar o ambiente físico da sua casa lotérica.

interior-da-lotérica

  • Otimizando a casa lotérica em 5 passos

Esses passos levam em consideração a combinação de três elementos: Praticidade; eficiência; e segurança.

 

  • 1. Acessibilidade:

Pense em um cadeirante, ele consegue entrar e sair da sua casa lotérica normalmente? Caso a resposta seja negativa o ambiente da sua unidade merece atenção para alguns ajustes. A acessibilidade, não só para os deficientes, é importante para todos os clientes. Locais muito apertados dificultam a movimentação das pessoas e interferem no desempenho comercial da loja;

 

  • 2. Iluminação:

Por conforto e segurança a sua casa lotérica tem que ser bem iluminada. Utilizando luz branca, podendo ser fluorescente ou de LED, a sua casa lotérica ficará visivelmente melhor iluminada. Essa atitude simplória melhora o desempenho dos funcionários, deixa os clientes mais confortáveis, chama a atenção de outros transeuntes e afasta ladrões;

 

  • 3. Layout dos guichês:

O layout dos guichês afeta os funcionários e os clientes. Primeiramente o funcionário deve dispor de uma mesa bem confortável e com ótima visibilidade para todos os utensílios utilizados durante o trabalho. Para o cliente precisa oferecer um vidro amplo para contado, uma bancada de apoio, passagem de som e passagem de troca de objetos;

 

 

  • 4. Sinalização e outras informações:

    interior de uma lotérica

Distribua bem a sinalização dentro da sua casa lotérica. O cliente deve ser conduzido pelas placas de maneira óbvia, sem ser necessário pensar. Deixe visível os números dos caixas, os serviços que a lotérica presta e, se possível, um painel eletrônico para o controle da fila. Não pendure muitos cartazes na entrada ou no vidro do guichê, os funcionários devem ter a visão livre para poder observar atentamente os movimentos de meliantes e pessoas suspeitas;

 

 

  • 5. Estrutura física:

Avaliando a estrutura como um todo, a fachada deve ser bem aberta, não necessariamente escancara, mas visível para as pessoas que estão dentro ou fora da unidade, esse é o padrão básico de segurança. Instale câmeras caso os imóveis impeçam a visibilidade melhor da região. Na entrada nós voltamos ao assunto da acessibilidade, não esqueça de utilizar rampas no lugar das escadas. As rampas vão facilitar o acesso e a formação de filas.
Caso tenha mais dúvidas de como melhorar o ambiente físico da sua casa lotérica consulte as cartilhas da CEF desenvolvidas especificamente para esse quesito.

Lembre-se: Mantenha o padrão visual da Caixa, ele é nosso direcionador e fundamental ferramenta para atingir os objetivos acima descritos.

Caso tenha dúvidas, entre em contato comigo, terei satisfação em ajudar.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta