Dicção, é fundamental na hora de contratar um novo operador? | Blog DouraSoft

Dicção, é fundamental na hora de contratar um novo operador?

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Um processo muito comum dentro das casas Lotéricas é a contratação de novos operadores de caixa. Um operador de caixa precisa ,antes de mais nada, saber lidar com o público e ter uma boa comunicação, além de outras habilidades. 

É muito comum em casas Lotéricas existir uma troca constante de operadores de caixa. Logo, é preciso trabalhar para ser o mais assertivo possível na hora de contratar os seus operadores de caixa. 

O operador é responsável pelo contato direto com o cliente. Desta forma, é ele quem vai ditar o fluxo de atendimento ao seus clientes. Portanto, um bom operador de caixa precisa ter uma comunicação infalível. Logo, ter uma boa dicção é fundamental.

Como a dicção influência na hora do atendimento?

O operador de caixa precisa ser um facilitador na vida dos seus clientes. Veja, o cliente chega em sua casa Lotérica, todo problema que ele apresentar precisa ser resolvido ou tratado pelo operador de caixa. 

Desta forma, quanto melhor, mais clara e assertiva for a comunicação com o cliente melhor será o atendimento.

A dicção é a clareza na comunicação, primeiro porque quanto mais fácil foi a assimilação da sua fala para o seu cliente melhor será.

Enquanto operador de caixa você precisa conduzir o seu cliente para a solução. Veja, muitas vezes o cliente chega estressado, buscando por uma solução e se o operador de caixa não souber conduzir a conversa, isso pode acabar se tornando um problema. Portanto, enquanto operador de caixa é preciso saber lidar com todo tipo de cliente. 

Dicas para melhorar o seu atendimento ao cliente

  • Script de vendas: A depender do seu nível ou experiência como operador de caixa, muitas vezes você pode sentir dificuldade em dialogar com alguns clientes ou ter alguns travamentos em alguns momentos. Portanto, pode ser viável utilizar um script de vendas, o script serve para facilitar a sua vida, ele permite que você siga um padrão de comunicação e facilite o seu diálogo com o seu cliente.
  • Respiração: Muitas vezes nos empolgamos e acabamos falando muito rápido, acelerando a respiração e reduzindo a compreensão. Logo, dificultamos a compreensão para o nosso cliente. Existem várias técnicas que podem auxiliar a controlar a respiração, como por exemplo a meditação. Atividades físicas também podem colaborar para isso.
  • Conversar com operadores mais experientes. Outra forma de aprimorar a qualidade do seu atendimento é trocando informações com outros operadores, principalmente com aqueles que tenham mais tempo de casa. Provavelmente eles cometeram os mesmos erros iniciantes que você pode cometer, portanto é fundamental que exista essa troca de experiência.

Operadores de caixa precisam se comunicar com seus clientes, por isso a dicção é fundamental

O operador é responsável, muitas vezes, pela primeira impressão do cliente com o seu estabelecimento. Portanto, é preciso prover um atendimento de qualidade e eficiente, visto que muitas vezes o cliente entra com o tempo contado dentro da sua casa Lotérica. 

Por fim, recomendamos que sempre tente atender com o máximo de cortesia o seu cliente, sendo eficiente e proativo. Além disso, recomendamos sempre buscar por treinamentos externos para ajudar a melhorar o desempenho no dia a dia das funções.

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