Atividades operacionais e gerenciais na gestão de casas lotéricas

Da mesma maneira que qualquer empresa, uma empresa lotérica possui sua ação operacional e suas práticas organizacionais. Uma coisa não pode existir sem a outra.

As atividades operacionais dependem das tarefas diárias de gestão e embora pareçam menores e mais simples, a verdadeira alma deste negócio é o objetivo principal da loteria.

A atividade operacional é focada na área de atendimento, mas continua nos bastidores, criando um processo contínuo que envolve desde o fluxo de caixa operacional ao administrador do sistema, até a comunicação entre o cliente que faz uma aposta ou paga uma fatura e a Caixa Econômica Federal.

As tarefas de gerenciamento incluem conhecer o funcionamento diário e fornecimento de toda a loteria, utilizar o sistema de informática para manter números e envios corretos e reunir-se com todas as empresas para dar continuidade às operações.

As ações são interligadas na lotérica

Para o empresário investidor, certamente, a grande preocupação está nas ações administrativas. Afinal, é ele quem está no comando e é ele quem deve responder por todas as ações operacionais que fazem a vida da empresa. É importante lembrar que na função de investidor, ele deve não só recomendar como também gerenciar com sabedoria os recursos financeiros.

Diante disso, é preciso considerar que as ações gerenciais devem agir de forma integrada com as ações operacionais. Fornecer todas as atividades comerciais, fechamento de caixa, investimento e financiamento de uma lotérica de forma rápida, segura e mensal.

As tarefas de uma agência de apostas em qualquer lugar mostram-se, atualmente, essenciais para a população e, portanto, exigem essa integração. Não se trata apenas de um empreendimento para que um empresário possa controlar seus lucros e faturamento, administrar sua operações contábeis e garantir saúde financeira, é também uma oportunidade de manter um caixa positivo, facilitar garantir o capital de giro e gerar lucratividade através de análise de gráfico e relatórios de desempenho financeiro.

O recebimento de valores, a conciliação de registros e, até mesmo a análise do balanço patrimonial fazem parte dessas atividades essenciais para o bom funcionamento  de uma lotérica.

São maiores as responsabilidades, uma vez que as lotéricas não é apenas um local onde um apostador pode fazer seus jogos. A lotérica tornou-se uma extensão de agência bancária, onde todos os investimentos e as atividades operacionais realizadas no banco, incluindo entradas e saídas de caixa (conhecidas também em alguns lugares como sangrias e reforços), podem ser feitas de forma mais rápida, colocando o controle financeiro na palma da mão do empresário.

Quando nos deparamos com o movimento de uma lotérica, podemos ver essa importância: poucos são os momentos do dia em que não se encontra uma fila em qualquer lotérica. E isso a torna uma empresa importante para a comunidade, fazendo o intercâmbio entre as necessidades das pessoas e os bancos, órgãos públicos, fornecedores, etc.

Portanto, quando pensamos em analisar as ações operacionais e as ações gerenciais de uma lotérica, só podemos destacar que cada um desses dois gêneros de tarefas não apresenta qualquer diferença com relação ao outro.

Estão intimamente ligados, interdependentes, estruturados de forma a prestar os serviços da melhor maneira possível.

O empresário, como empreendedor e operador do seu negócio, torna-se o responsável por todas as tarefas e das suas atitudes é que depende o bom funcionamento das lotéricas.

No entanto, sem a participação de seus funcionários, não teria qualquer motivo para estar ali. E sem a presença de seus clientes, sua empresa não teria razão de ser.

Não existem diferenças nas atividades da lotérica

Podemos, então, concluir que não existem diferenças entre as ações operacionais e atividades administrativas dentro de uma lotérica. Por serem interdependentes, só podemos considerar o direcionamento de qualquer uma das tarefas.

O que a caixa de uma empresa  faz durante o dia deve ser informado ao gerente ou proprietário para que ele tome as providências necessárias, nisso você tem um controle melhor sobre as vendas e o estoque de produtos e até mesmo de bolão de loterias, podendo saber o lucro líquido e lucro operacional. Porém, essas tarefas do gestor ou proprietário estão diretamente relacionadas às atividades operacionais, pois é ele quem elabora os relatórios e analisa os resultados e atua em cada etapa do processo.

Ao mesmo tempo em que a empresa é gerenciada, ela está também atuando de forma operacional, participando de um conjunto de ações que fazem com que a casa lotérica atinja o objetivo, há possibilitar também um controle de vendas, aumento da produtividade, a situação financeira do negócio, bom atendimento ao público e a solução de seus problemas de maneira geral e de forma independente

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

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