Diferenças entre atividades operacionais e gerenciais dentro da lotérica

Diferenças entre atividades operacionais e atividades gerenciais dentro da lotérica

gestão da sua lotérica atividades operacionais

Da mesma maneira que qualquer empresa, uma casa lotérica possui suas atividades operacionais e suas atividades gerenciais. Uma coisa não pode existir sem a outra.

As atividades operacionais dependem das atividades gerenciais para que sejam feitas no dia a dia e, embora pareçam menores e mais simples, elas são a verdadeira alma do negócio, são o objetivo principal da lotérica.

Atividades operacionais se concentram na área de atendimento, mas continuam na retaguarda, criando um processo contínuo em que todos são envolvidos, desde os operadores de caixa aos operadores do sistema, fazendo a comunicação entre um cliente que está fazendo uma aposta ou pagando uma conta e a Caixa Econômica Federal.

Atividades gerenciais envolvem o conhecimento de todo o movimento diário da lotérica, conduzindo um sistema informatizado para manter os números corretos e para que as remessas sejam feitas acertadamente, além de atender a todas as necessidades da empresa para que possa manter seu funcionamento.

As atividades são interligadas na lotérica

Para o lotérico, certamente, a grande preocupação está nas atividades gerenciais. Afinal, é ele quem está no comando e é ele quem deve responder por todas as atividades operacionais que fazem a vida da lotérica.

Diante disso, é preciso considerar que as atividades gerenciais devem agir de forma integrada com as atividades operacionais.

As atividades de uma casa lotérica mostram-se, atualmente, essenciais para a população e, portanto, exigem essa integração. Não se trata apenas de um empreendimento para que um empresário tenha seus lucros e que possa ter alguns empregados, contribuindo para reduzir o desemprego.

São maiores as responsabilidades, uma vez que a casa lotérica não é apenas um local onde um apostador pode fazer seus jogos. A casa lotérica tornou-se uma extensão de agência bancária, onde todas as atividades operacionais realizadas no banco podem ser feitas de forma mais rápida.

Quando nos deparamos com o movimento de uma casa lotérica, podemos ver essa importância: poucos são os momentos do dia em que não se encontra uma fila em qualquer casa lotérica.

E isso a torna uma empresa importante para a comunidade, fazendo o intercâmbio entre as necessidades das pessoas e os bancos, órgãos públicos, fornecedores, etc.

Portanto, quando pensamos em analisar as atividades operacionais e as atividades gerenciais de uma lotérica, só podemos destacar que cada um desses dois gêneros de atividades não apresenta qualquer diferença com relação ao outro.

Estão intimamente ligados, interdependentes, estruturados de forma a prestar os serviços da melhor maneira possível.

O lotérico, como empreendedor, torna-se o responsável por todas as atividades e das suas atitudes é que depende o bom funcionamento da casa lotérica.

No entanto, sem a participação de seus funcionários, não teria qualquer motivo para estar ali. E sem a presença de seus clientes, sua empresa não teria razão de ser.

Não existem diferenças nas atividades da lotérica

Podemos, então, concluir que não existem diferenças entre as atividades operacionais e atividades gerenciais dentro de uma lotérica. Por serem interdependentes, só podemos considerar o direcionamento de qualquer uma das atividades.

O que um operador de caixa faz durante o dia deve ser passado ao gerente ou proprietário para que tome as providências necessárias. Mas essas atividades do gerente ou proprietário estão diretamente ligadas às atividades operacionais, uma vez que é ele quem fecha os relatórios e que analisa os resultados, tomando as providências para cada fase do processo.

Ao mesmo tempo em que está gerenciando, também está atuando de forma operacional, participando de um conjunto de atividades que fazem com que a casa lotérica atinja o objetivo a que se propõe: o bom atendimento ao público e a solução de seus problemas.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

Os comentários estão encerrados.