Antes de tudo, como todo e qualquer negócio, uma lotérica pode passar por momentos de maior turbulência com quedas significativas em seus resultados e nas suas vendas. Por isso, é preciso manter a cabeça no lugar nessas ocasiões e trabalhar na direção certa para superar os desafios.
A seguir, vamos apresentar algumas idéias e estratégias para que você consiga superar as dificuldades… Se você é lotérico ou gerente de uma lotérica, este artigo é para você!
Vendas: “só é lembrado quem é visto”
“Só é lembrado quem é visto” – eis aí um ditado popular antigo e que continua tendo enorme utilidade em nossos dias… Se a sua lotérica é apenas mais uma loja dentre tantas outras lojas da rua, como você será visto? Como será lembrado?
Procure divulgar a sua lotérica ao máximo. Sendo assim, utilize panfletos, placas, cartazes, faixas e tudo o que puder para garantir que as pessoas estão vendo a sua empresa. Sobretudo, você tem que se esforçar para chamar a atenção delas, mas faça isso com moderação.
Outra dica relevante é ficar atento a fachada da lotérica. Invista nela, pois a fachada é o seu cartão de boas-vindas, ela é a primeira coisa que o cliente vê e não podemos ignorar isso.
Vendas: invista em relacionamento com o cliente
E quanto aos seus clientes? Você os conhece bem? Sabe o nome daqueles mais assíduos? Costuma cumprimentá-los pessoalmente? O que você faz para ser lembrado por eles?
Muitas vezes, nos iludimos em acreditar que a solução para aumentar as vendas está no aumento do número de clientes. Além disso, ao fazer isso, na maioria dos casos, acabamos por nos esquecer do potencial dos nossos clientes atuais e do quanto eles podem colaborar para que a lotérica supere os momentos mais difíceis.
Assim sendo, conheça os seus melhores clientes mais de perto. Relacione-se com eles. Procure se interessar verdadeiramente pelos problemas e necessidades deles e busque ajudá-los com real interesse. Você vai se surpreender com a quantidade de oportunidades que irá surgir deste relacionamento profissional e amistoso.
Vendas: que tal adotar algumas estratégias de fidelização?
A fidelização de clientes é um objetivo a ser perseguido em todo e qualquer negócio. Afinal, você quer que os seus clientes comprem uma vez por mês, ou é preferível que voltem diversas vezes ao longo do mês, multiplicando o valor médio que deixam todos os meses na lotérica?
Nesse sentido, existem estratégias que costumam dar excelentes resultados, como é o caso da venda de bolões com algum diferencial, alguma vantagem, ou algum desconto. Isso costuma chamar a atenção de clientes apostadores e eles sempre voltam para a lotérica quando ficam sabendo dessas oportunidades.
Dessa forma, outra ação que traz excelentes resultados é o que chamamos de atendimento personalizado. Sim, isso mesmo! Não há nenhuma complicação nisso, pois o que chamamos de atendimento personalizado nada mais é do que fazer contato regularmente com nossos clientes, seja através de email, do Whatsapp ou por SMS, via celular.
Por fim, outra estratégia de venda excelente é o uso dos chamados “cartões de fidelização”. A idéia é registrar as compras de um determinado cliente ao longo de um período em um cartão que deverá ficar com ele. A cada nova compra realizada, ele ganha um carimbo em seu cartão e, quando ele alcançar um número específico de carimbos, ele poderá trocar por algum produto ou terá alguma vantagem. Eis aí um caminho para trazer os seus clientes de volta, com regularidade. Chame os seus clientes de volta!
E então… Vamos superar as dificuldades nas vendas da sua lotérica? Agora é com você! Bom trabalho!
Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422