Em Lotéricas vale a pena alterar intervalo intrajornadas? - DouraSoft

Em Lotéricas vale a pena intrajornadas?

intervalo intrajornadas

 
 
 

Intervalo intrajornadas

Olá, meu nome é Neimar, eu sou consultor lotérico e também fundador da DouraSoft. Nós estamos fazendo uma série de vídeos tratando sobre a reforma trabalhista 2017 e para poder nos ajudar nisso a gente sempre tem convidado o Luís da 3C Contabilidade, haja vista que além de atender a DouraSoft como escritório de contabilidade, também um escritório especializado em casas lotéricas, que ele atende por diversos estados do país, não é isso?

Luis: Exatamente Neimar. É um prazer receber você aqui novamente.

Neimar: Obrigado Luís. Luís, dentro das principais mudanças que houveram dentro da reforma trabalhista 2017, uma delas fala sobre a questão intrajornadas. Você explica melhor pra gente como funcionaria essa questão da redução da jornada do intervalo intrajornada?

Luis: É a redução, a possibilidade de redução do horário de almoço do seu colaborador. Antes a a lei especificava que uma quantidade de tempo mínimo era de uma hora. E para aquele trabalhador que tinha jornada de oito horas diárias ele poderia fazer um intervalo de no máximo duas horas e no mínimo uma hora.

Caso de exemplo

Eu vou te colocar um exemplo prático de um dilema que a gente viveu aqui no escritório e como isso aqui passou a ser resolvido com essa reforma trabalhista. Então eu fui procurado há um tempo atrás proprietário de um posto de combustíveis que estava com o seguinte problema: o funcionário chegou a ele solicitou que trabalhasse um horário menor durante o almoço, e fizesse um horário de almoço menor pra quem pudesse compensar também com uma saída antecipada da empresa.

O empresário não viu problema algum porque vai ter o funcionário trabalhando no horário de almoço que na realidade dele era bem movimentado, perfeito? E também estaria atendendo um pedido do funcionário.

O funcionário argumentou ao proprietário do posto que não compensava ele te fazer um horário de almoço mais prolongado porque a residência dele era muito distante. Então ele queria fazer um horário reduzido e sair meia hora antes.

Neimar: Então pra poder atender ao pedido do funcionário, o dono do posto combustível
autorizou, e aí?

Luis: Autorizou mas aí pela legislação que nós tínhamos antes da reforma isso não poderia ser realizado por que? Porque a legislação falava que a menor, o menor intervalo seria de uma hora.

E após a reforma?

Neimar: E a partir de agora isso essa reforma, como é que com essa questão?

Luis: Essa questão então agora ficou resolvida, porque a gente pode fazer um intervalo de 30 minutos que fazer a compensação no final do expediente, ou seja, ele trabalha meia hora mais no horário de almoço né, faz um intervalo um pouco menor porém compensa saindo um pouco antes no final do expediente e os dois, as duas partes saem ganhando nesse acordo.

Neimar: Uma pergunta aqui é até para não delongar o nosso vídeo mas para que o lotérico possa entender melhor: se for fazer esse tipo de acordo como é que funciona? Basta conversar, tá combinado
tá ali boca a boca resolveu ou não?

Luis: Neimar, não tem nenhuma formalidade específica, a ideia é você entrar em consenso com o seu colaborador.

Neimar: Mas existe a possibilidade da gente criar um modelo para que o nosso colega lotérico possa
ter isso por escrito e evitar qualquer tipo de problema jurídico na frente?
Luis: É sempre importante se resguardar né e pegar por escrito essas modificações. Então a gente pode disponibilizar um modelo, uma declaração de acordo entre as partes vai ficar registrado e a gente não tem nenhuma contestação futuramente.

Neimar: Ou se tiver você já tá ali especificado e muito aclarado por escrito.

Luis: Exatamente.

Modelo de acordo

Neimar: Seguinte Luís, você pode fazer esse modelo pra gente?

Luis: Faço com toda certeza!

Neimar: Clique neste link aqui embaixo deixe o seu nome e seu endereço de email que eu vou mandar para a sua caixa postal de email o modelo que o Luís vai disponibilizar para a gente. Além disso eu também vou mandar o meu número de telefone caso você tenha alguma dúvida ou você queira tirar mais
alguma informação a respeito desse assunto a gente poder de colocar em contato com o Luís aqui da 3c contabilidade, afinal ele é especializado em casa
lotérica, não é isso?

Luis: Exatamente Neimar.

Neimar: Mais algum recado pro nosso colega lotérico?

Luis: Sempre lembrando o nosso amigo lotérico que pode acessar o portal da 3C Contabilidade. Lá a gente tem conteúdo exclusivo pra ajudar você e no dia a dia da sua empresa lotérica com dúvidas sobre gestão financeira, contabilidade, tributação. Acessa o portal 3C Contabilidade, se inscreva no canal do Youtube que estamos produzindo um conteúdo exclusivo pra você.

Neimar: Luís, mais uma vez obrigado por nos receber. Espero que esse vídeo tenha ajudado, clique no link aproveitar o material e como sempre, desejo para você sucessos e produtividade!

 
Um abraço, sucessos e produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL.

Os comentários estão encerrados.