Endomarketing  entenda os conceitos e aplique! | Blog DouraSoft

Endomarketing  entenda os conceitos e aplique!

endomarketing

Sua lotérica possui um funcionário marqueteiro ou utiliza o Endomarketing? Esses geralmente são aqueles colaboradores que estão sempre fazendo marketing pessoal e tentando mostrar que estão plenamente comprometidos com a empresa.

Pesquisas britânicas apontam que esse tipo de funcionário mostra frequentemente estar engajado com o trabalho. Mas essa nem sempre é a realidade. Funcionários com esse perfil costumam esconder sua falta de produtividade atrás do seu discurso. Eles muitas vezes apresentam dificuldades em trabalhar em equipe, mas são os primeiros a marcar presença em reuniões.

Esse tipo de funcionário é o mais propenso a conseguir aumentos e promoções, já que a liderança os enxerga como super engajados em seu trabalho. Isso pode gerar muita insatisfação por parte dos outros colaboradores da empresa, pois esses sabem que os profissionais marqueteiros não são de fato quem parecem ser.

No entanto, esses profissionais têm uma alta capacidade de conseguir novos clientes. Muitas vezes eles são amigos do pessoal do bairro, contagiando a todos.

Como manter então o equilíbrio nessa situação?

Funcionário marqueteiro é quem faz o marketing? 

Você pôde perceber que funcionários marqueteiros podem contribuir para o surgimento de um clima ruim em sua lotérica. Diante disso, aconselhamos que você busque conhecer bem sua empresa e seus funcionários, identificando se há um perfil como esse. Busque cortar o mal pela raiz e mostrar a ele que você não concorda com suas atitudes e que todos na sua lotérica são importantes. 

Procure e invista em funcionários que promovem sua empresa em vez de promover a si mesmos. Funcionários que têm bom relacionamento entre seus colegas e a vizinhança da lotérica proporcionam ótimos resultados. Mas como desenvolver esse potencial em seus colaboradores? Trataremos disso a seguir.

Apostando no Endomarketing 

Você já ouviu falar de endomarketing? 

Todos os donos de negócio buscam por funcionários que estejam 100% engajados com a sua empresa. Mas essa é uma tarefa muito complicada e a verdade é que a gestão  de muitas corporações não contribuem para que isso ocorra.

O endomarketing visa fazer o marketing de sua empresa para os seus próprios funcionários. De nada adianta oferecer um serviço de qualidade se os seus funcionários não estiverem contentes, pois eles acabarão passando uma imagem ruim aos seus clientes. 

Portanto, é fundamental que você trabalhe para que seus funcionários estejam sempre satisfeitos com a sua lotérica e que se sintam orgulhosos em trabalhar com você.

Como aplicar o Endomarketing  

Se interessou pelo endomarketing? Realmente essa é uma boa estratégia que fará com que ambos os lados saiam ganhando. Os funcionários ficarão satisfeitos e a empresa alcançará melhores resultados. 

A seguir, vamos te dar algumas dicas de como implantar ações de endomarketing na prática em seu lotérica.

1) Ofereça treinamentos

Muitos funcionários gostam de se manter atualizados e de aprender novas coisas. Pensando nisso, oferecer bons treinamentos a eles fará com que se sintam motivados e agradecidos. Além disso, sua empresa terá uma equipe mais preparada.

2) Dê benefícios 

Todo mundo gosta de perceber que o seu trabalho tem sido reconhecido por todos na empresa. Sendo assim, aposte em oferecer benefícios, reconhecendo o trabalho que seus funcionários têm realizado. Ofereça bolsas de estudo, vale-cinema e festas de confraternização. Uma dica é oferecer benefícios pré-distribuídos. Assim, haverá uma competição saudável entre seus funcionários.

3) Plano de carreira 

Desenvolver um plano de carreira é uma boa estratégia para reter talentos em sua empresa e manter seus funcionários motivados. Assim, eles poderão sentir uma maior estabilidade.

4) Inovação 

Nosso mundo atual está em constante busca por inovações. Diante disso, não fique de fora e traga para sua lotérica ideias criativas. Aposte no uso de novas tecnologias e procure atender às necessidades dos seus funcionários.

Resumindo, vimos que funcionários marqueteiros podem ser um problema e que é bem melhor manter seus funcionários satisfeitos. Com sua equipe sempre motivada, ela por si só irá fazer marketing para amigos, família e vizinhança.

Deixe uma resposta