Equilíbrio emocional é fundamental para casas lotéricas | Blog DouraSoft

Equilíbrio emocional é fundamental para casas lotéricas

equilíbrio emocional

Nós vivemos em uma época em que as pessoas fazem muitas coisas ao mesmo tempo. Há mais informação do que podemos absorver. A todo momento somos bombardeados por mais informações e nos é exigido tomar nota delas e também tomar decisões e posicionamentos sobre tudo isso. 

Enfim, viver nessa época pode fazer muito mal à nossa saúde mental. Por isso, é importante ter um equilíbrio emocional. Não conseguir lidar com as próprias emoções pode gerar tristezas profundas, depressão, ansiedade, falta de sono e estresse. Todas essas coisas, com o tempo, acabam afetando a saúde física. Em tempos antigos, as pessoas não tinham essas preocupações que temos hoje. Por isso, devemos aceitar o tempo em que vivemos e aprender a lidar com ele.

Como ter equilíbrio emocional

Como foi abordado logo acima, a saúde emocional é tão importante quanto a saúde física. Assim, devemos tomar as devidas medidas para termos uma vida emocional saudável. Confira abaixo, algumas dicas para manter em equilíbrio as suas emoções.

1) Resmungar resolve meus problemas?

Diante de situações onde nos vemos injustiçados e oprimidos, a primeira coisa que vem a nossa mente é reclamar. Quando estamos de cabeça quente, as coisas podem ficar bem feias. 

Vale lembrar que algumas coisas que dizemos quando estamos estressados podem gerar forte arrependimento futuramente, e isso é muito corrosivo para nossa saúde mental. Diante disso, entenda que ficar reclamando não resolverá seus problemas. Pelo contrário, em momentos assim, pode até piorar a situação.

2) Exercícios físicos podem ajudar

Você deve estar pensando o que tem a ver uma coisa com a outra. Entretanto, a saúde física e a saúde mental estão muito ligadas. Prova disso, é o fato de que quando seu psicológico está extremamente exausto, é o seu corpo físico que adoece para te forçar a parar e se recuperar. 

Diante dessa sincronia mostrada, a segunda dica é lhe incentivar a praticar exercícios físicos. Durante a prática de um esporte, produzimos muitas substâncias prazerosas que dão a sensação de compensação. Sentir pequenas doses podem contribuir bastante para uma saúde emocional estável.

3) A respiração é muito importante para ajudar no equilíbrio emocional

Eu sei que desde que você nasceu não parou de respirar, mas talvez não tenha parado para prestar atenção em como essa ação é importante. Durante uma rotina de trabalho extremamente exaustiva e agitada, não paramos para fazer respirações profundas. Isso acaba por deixar o nosso cérebro deficiente de oxigênio, causando assim dificuldade no processamento de ideias. Isso pode gerar uma baixa no seu rendimento no serviço e ocasionar em você uma grande frustração, que levará a um descontrole das emoções. Por isso, o ato de inspirar e expirar pode ser tão benéfico. 

Reserve algumas horas do seu dia para fazer respirações profundas. Deixe que seu cérebro receba uma boa quantidade de oxigênio e perceba a diferença que isso faz na sua rotina.

4) Leitura, que hábito maravilhoso!

A leitura é um hábito sempre incentivado e, para tratar da sua saúde emocional, ela também pode ser de grande utilidade. A leitura pode levar-nos a um mundo novo, criado pela mente de um autor. Isso produz um relaxamento, aumenta a nossa concentração, nos tranquiliza e nos fornece mais conhecimento. 

Além disso, você pode exercer essa prática a qualquer momento, basta levar com você um livro. Com a tecnologia de alta qualidade que temos hoje, podemos ter uma biblioteca inteira em um celular. Assim, não há desculpas. Vá ler um pouco!

5) Todos possuem limites

O super homem não existe de verdade. O que há em nossa sociedade são homens e mulheres comuns que podem ficar cansados. Reconheça isso e se perdoe se não conseguir fazer mil coisas de uma vez só. Saiba dizer não às pessoas. É normal querermos ajudar nossos colegas de trabalho no serviço, mas saiba que se você não puder ajudar, não é feio dizer não. Pelo contrário, é totalmente compreensível.

Manter a saúde emocional é fundamental, tanto para o trabalho na lotérica quanto para todas as áreas da vida. Lembre-se de nossas dicas e viva uma vida mais tranquila!

Deixe uma resposta