Como criar uma estratégia de comunicação visual em uma lotérica?

estratégia de comunicação visualEstratégia de comunicação visual para lotérica:

Estratégia de comunicação visual para lotérica: Como o nome deixa claro, comunicação visual é toda forma de comunicação que transmite informações através da visão. Em geral, o marketing visual apresenta mais impacto imediato do que o marketing apenas de texto.

Porém, a comunicação visual para empresa é uma questão mais complicada quando se fala em casas lotéricas. Afinal, elas já apresentam uma identidade visual bem estabelecida: a da própria Caixa Eletrônica Federal.

Então, como é a comunicação na empresa lotérica? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre a comunicação por meio de imagens!

Qual é a principal identidade visual presente na marca Caixa Eletrônica Federal?

“As marcas da CAIXA têm identidades já construídas e consolidadas perante a população brasileira.” (fonte: CAIXA)

De forma a garantir a boa imagem da CAIXA, é necessário seguir as regras de aplicação e ter boa qualidade visual nos leiautes. Mesmo se a construção visual for de responsabilidade dos parceiros, é necessário manter isso.

Por exemplo, sempre que possível, é indicado que use a cor azul nas peças de comunicação visual, pois a Caixa é fortemente conectada com ela. Para entender melhor, vamos pegar alguns elementos do manual de identidade visual.

Quais são as cores da CAIXA?

Na comunicação visual da empresa, são adotadas duas cores: Azul Pantone 293 e Laranja Pantone 151. O azul é a cor que diferencia a Caixa de outros bancos. Já o laranja costuma estar presente em até 15% da peça visual.

Cores como amarelo, verde, laranja e vermelho devem ser evitadas ao máximo por remeterem aos outros bancos.

Qual é o padrão tipográfico da CAIXA?

O padrão tipográfico da CAIXA é principalmente o Futura. Também é utilizado o Futura Extra Bold para evitar a sua fácil reprodução por outras empresas não autorizadas.

Algumas indicações do manual de identidade visual

As principais regras para a aplicação da marca CAIXA (ou só do X) são:

  • Se há contraste da marca com o fundo
  • Se apresenta a resolução adequada
  • O tamanho da marca deve ser proporcional em relação aos outros elementos gráficos do leiaute

Se o fundo da peça de marketing visual for colorido (claro), use a versão positiva 2D ou 3D. Se o fundo for escuro, utilize as versões negativas.

Estratégia de comunicação visual para lotérica: como montar a sua comunicação por meio de imagens?

A comunicação visual da empresa reúne uma série de elementos que trabalham o sentido da visão. Dessa forma, ao deixar espaço para diferentes interpretações, os clientes absorvem o visual mais rapidamente.

Por isso que a comunicação da empresa deve ser bem trabalhada, de forma que sugira a comunicação visual correta. Para lhe ajudar nisso, veja algumas dicas para a sua lotérica!

Construa sua persona

A princípio, o primeiro passo para atingir o público com a comunicação visual certa é montar uma comunicação que tenha em mente o público-alvo. Assim, para entender quem ele é, é necessário realizar uma boa pesquisa e montar personas.

A persona se trata da representação ideal do cliente através de características reais. Ela produz perfis físicos, sociais e comportamentais que vão lhe guiar na comunicação visual mais acertada. Para fazê-la, você deve:

  • Produzir um mapa de empatia para entender como o público se sente e pensa
  • Realizar pesquisas de opinião no meio digital ou na própria lotérica

Planeje o que vai ser comunicado

Desse modo tendo em mãos as personas, você conhece mais do contexto socioeconômico e cultural do público-alvo. Sobretudo, a partir disso, você deve planejar os materiais visuais alinhados com isso, de forma a diminuir as interpretações erradas.

Para começar, você deve definir quais materiais serão produzidos e em quais canais (online e offline). Alguns exemplos são:

  • Fachadas
  • Panfletos
  • Banners
  • Etc

Depois, deve planejar como será o visual de cada material, levando em conta as regras da CAIXA.

Seja simples e objetivo

É importante ser simples e objetivo na comunicação, não só pelas limitações da Caixa. A simplicidade e objetividade é importante para que o público entenda rapidamente a ideia que você está comunicando.

Compreenda a psicologia das cores

Dessa forma, se possível, é importante que utilize o azul para conectar a sua lotérica com a Caixa. Porém, outras cores podem ser utilizadas para despertar sentimentos específicos no público, segundo a psicologia das cores.

Por exemplo, o verde é muitas vezes associado com a ideia de sorte e pode ser aplicado pontualmente na comunicação da empresa.

Pense no leiaute de acordo com o canal de comunicação

Por fim, para finalizar a comunicação por meio de imagens, é importante pensar em diferentes layouts para o meio físico e digital. As redes sociais apresentam uma forma diferente de comunicação, que precisa ser mais impactante em pouco tempo.

Porém, para não ter erro na construção da comunicação visual, é importante que entre em contato com a Caixa Econômica Federal. Todo e qualquer material, seja online ou offline, precisa da autorização da Caixa para ser veiculado!

 

A princípio, lembre-se: Só utilize padrões homologados Caixa. Toda e qualquer criação, precisa de autorização da Caixa.

Como resultado, conheça os padrões Caixa diretamente no site dela, ou acompanhando os conteúdos da DouraSoft.

 

E lembre-se, para que você possa inovar conhecer a realidade do seu negócio é fundamental.

Conheça e alcance o potencial de sua empresa e da rentabilidade que ela pode te proporcionar. Entre em contato com a gente!

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