Evitando Problemas com Estorno

Estorno, você tem muito? 

A casa lotérica recebe vários tipos de pessoas diariamente e muitas delas pagam suas contas com o cartão de crédito e de débito. O problema é que muitas vezes pode acontecer um processo chamado Chargebak, que na tradução significa estorno.

O estorno basicamente é o cancelamento de uma venda feita pelo cartão, pela própria administradora deste cartão de crédito ou de débito. Isso normalmente ocorre quando o titular do cartão não é reconhecido.

Pode parecer mentira, mas isso ocorre com freqüência e é preciso se proteger desta situação, pois pode minar os lucros da sua lotérica.

 

Fraudes relacionadas ao estorno


Basicamente, existem 3 tipos de fraudes que podem acontecer relacionadas ao estorno. Confira:

  1. Quando um infrator rouba um cartão e passa a fazer pagamentos com ele. Ele pode ir até a sua lotérica e fingir ser outra pessoa. Nesse caso, é comum que ele não tenha nenhum documento de identidade para comprovar ser o titular do cartão.
  2. Esse segundo tipo de fraude é mais difícil de acontecer, pois é trata-se da auto fraude. Quando um indivíduo faz a compra, paga com cartão de credito ou de débito e depois age de má fé, não reconhecendo o pagamento do mesmo.
  3. E também existem aquelas pessoas que costumam emprestar o cartão para filhos e parentes e depois não se lembram que a compra foi feita, entram em contato com a administradora do cartão e pedem estorno do mesmo. Nesse caso, não há má fé, o cliente apenas esquece que a compra foi feita por terceiros.

Quando uma dessas situações acontece e o cliente solicita o estorno para a administradora do cartão, ele poderá receber o valor da sua fátura depositado novamente na sua conta corrente. O problema é que esse valor normalmente é repassado para os estabelecimentos comerciais que terão que fazer a “devolução” desse dinheiro.

 

2Como evitar problemas com estorno em sua lotérica

No caso de lojas online, o estorno é mais difícil de ser evitado. Mas, como aqui se trata de uma casa lotérica o estorno pode ser facilmente evitado.

Para isso, você deve treinar suas operadoras de caixa a solicitarem a identificação na hora do pagamento com o cartão de crédito. Embora o movimento da casa lotérica seja sempre acentuado, é importante que as operadoras de caixa saibam que solicitar os documentos na hora do pagamento com o cartão é de extrema importância, principalmente porque as administradoras de cartão já sabem que o empreendedor tem a opção de averiguar a validade dessas informações.

Se a compra ou pagamento for feito com o cartão de terceiro, você pode solicitar que o cliente esteja portando os documentos do terceiro. E que os pagamentos só possam ser feitos nessa situação se houver grau de parentesco, fazendo com que o cliente tenha que apresentar os seus próprios documentos e os documentos do proprietário do cartão.

Cancelar as compras por cartão de crédito não é uma opção, pois atualmente existem milhares de pessoas que preferem andar com cartão de créditos a terem em mãos dinheiro vivo, até por questões de segurança. Então, vale à pena investir na solicitação dos documentos.

Além disso, você também pode oferecer um desconto ou um tipo de bonificação para pessoas que pagam com dinheiro vivo. Isso irá diminuir o estorno e fazer com que as pessoas vejam vantagem em pagar com dinheiro vivo.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Lotérico e Fundador da DouraSoft,
Administrador de Empresas, Consultor em Gestão Empresarial e
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação
(67) 9.9698-3422

Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

Você também vai gostar desses artigos

Preencha o formulário abaixo