Existe limite de horas extras que uma pessoa pode ter? | Blog DouraSoft

Existe limite de horas extras?

horas extrasExiste sim limite para o número de horas extras que um funcionário pode fazer a mais do que é estabelecido em contrato.

Todavia, não há um limite de horas extras por mês, mas sim semanal. Em alguns casos específicos  existe contrato especial fora da CLT, mas é importante lembrar que mesmo que houver um acordo coletivo, não deve superar o que é estabelecido pela CLT.

Entretanto, cargos de gestores, diretores e chefes de departamentos não têm limites de horas extras, mesmo
porque os mesmos não recebem pelas horas extras.  Além disso, trabalhadores que trabalham embarcados
podem possuir limites diferentes por trabalharem fora do regime CLT.

 

Qual o máximo de horas extras pode ser feita?

No caso de trabalho contínuo, como é o caso das lotéricas, pode ser solicitado ao funcionário a fazer horas extras de no máximo 2 horas por dia. Nesse caso, os limites ficam da seguinte forma:

Além disso, Para colaboradores que desenvolvem função na jornada de 8 horas diárias, 44 horas semanais. O
máximo é 10 horas por dia e 56 horas trabalhadas por semana.

Para empresas que aderem  a jornada de 6 horas diária,36 horas semanais. O máximo é 8 horas por dia e 48 por semana.

 

Exceções aos limites de trabalho

horas extrasContudo, para que as horas extras sejam prestadas  é preciso fluir uma comunicação aberta entre as partes, pois o funcionário precisa concordar que recebeu a informações sobre o horário de trabalho e hora extra, tudo deve ser acordado para que as horas extras aconteça diariamente e semanalmente.

Além disso, cabe lembrar que certas categorias têm regras específicas para o recebimento de horas extras, e o acordo coletivo deve ser apresentado ao sindicato da categoria para evitar problemas e garantir seus direitos.

Ademais, em circunstâncias excepcionais o funcionário pode ser obrigado a trabalhar mais do que o limite diário de horas de trabalho, ou até mesmo trabalhar durante período de descanso, nestes casos são para funcionários em situações fora da CLT ou se for gerente. Casos assim, o limite pode ser excedido ou o período de descanso reduzido.

 

Como definir um limite de horas extras para sua empresa?

Definir um limite de hora extra é muito importante para a saúde financeira do seu negócio. Deve ter atenção se os seus colaboradores não estão conseguindo terminar suas funções dentro da jornada de trabalho. Nem sempre horas extras significam maior produtividade. Os resultados podem ser contrários ,ois existem diversas vantagens e desvantagens que precisam ser avaliadas na hora de escolher sistema de horas extras na sua empresa, e o impacto causado ao seu colaborador.

horas extrasTodavia, as horas extras  podem acabar afetando a produtividade de forma contrária ao esperado. Se o seu colaborador faz horas extras com muita frequência, ele pode se tornar menos produtivo.

Além disso, fazer horas extras com frequência gera situação desnecessária. Como diminuir o nível de satisfação do seu  funcionário por não ter disponibilidade de tempo para se dedicar a vida pessoal. Com isso, o colaborador acaba não conseguindo utilizar o máximo do seu potencial durante a sua rotina normal de trabalho, e prejudica a qualidade e desempenho. Horas extras não podem fazer parte da rotina da sua empresa. Deve servir apenas em situações excepcionais.

 

E continua…

Desse modo, combater horas extras com novas contratações, somente se depois de analisar você perceber que a distribuição de trabalho não compete ao número de funcionários. Caso contrário, invista em aumentar a produtividade e organização da sua equipe durante a jornada regular de trabalho. Com ações que melhoram a motivação e o engajamento do seu colaborador e produzam mais durante a sua jornada.

Ademais, aumente os treinamentos de gestão de tempo e produtividade aos seus colaboradores, para que consigam organizar melhor a rotina de trabalho. Priorizando as tarefas e gerenciando melhor o seu tempo, criando assim uma rotina de trabalho mais saudável e equilibrada.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta