Skip to main content

Você tem ou já teve problemas com fechamento de caixa em sua lotérica? Esse processo administrativo é muito importante para verificar se as entradas e saídas estão batendo ao fim do dia.

Esse processo é a principal ferramenta que você tem para definir a sua receita. Mas, para que isso aconteça com excelência, seus funcionários e você devem ter o compromisso de registrar tudo. 

Se você faz uma retirada sem registrar no caixa, contando apenas com a sua memória, há graves riscos de que seu negócio possa se comprometer em algum momento. Além disso, erros de cobrança podem acontecer, quando você dá troco a mais do que deveria ou a nota menor que seu cliente deu passa despercebida. 

Esses erros são graves, mas acontecem em poucos instantes. Deseja aprender como lidar com isso em sua lotérica?  Continue lendo para aprofundar sobre o assunto.

Devo realizar o fechamento de caixa diariamente? 

Essa dúvida é comum entre os empreendedores. Muitos não fazem o fechamento de caixa diário, fazendo-o semanalmente ou até mensalmente. Em contrapartida, há aqueles comércios que fazem o fechamento de caixa duas vezes ao dia. 

Mas, afinal, qual é a melhor periodicidade? No caso da lotérica, que lida com grandes montantes de dinheiro todos os dias, é recomendável que os fechamento de caixa ocorram com menores distanciamentos de tempo entre eles. Isso porque, ficará mais fácil identificar erros e tentar solucioná-los. 

Se sua lotérica tem feito o fechamento de caixa uma vez ao dia e mesmo assim tem tido que lidar com muitas dificuldades, tente fazer o fechamento duas vezes ao dia.

Como fazer o fechamento de caixa 

Após essa introdução, está na hora de vermos na prática como fazer o fechamento de caixa em sua lotérica. Para essa tarefa, você pode optar por ter um controle manual, a partir de planilhas, ou investir em um software especializado. Softwares são ótimas ferramentas para essa tarefa, pois com eles você poderá evitar erros e consultar os dados no momento que quiser, mais facilmente.

Após definir como você irá controlar seu caixa, siga os passos a seguir:

1- Registre o saldo inicial do caixa antes de começar seu expediente

Registre o saldo inicial de cada caixa em sua lotérica. Esses saldos são utilizados para o troco e é importante que você saiba exatamente seus valores.

2- Registre todas as entradas e saídas

Treine seus funcionários para que eles não deixem que nenhuma movimentação de dinheiro passe despercebida ao longo do dia. Anote todas as entradas e saídas do seu caixa. É nessa hora que as tecnologias auxiliam bastante, pois muitos programas fazem esse serviço automaticamente. 

3- Confira todos os valores

Após o expediente ou nas trocas de turno, confira todos os valores. Essa é a hora da verdade, e aqui você verá se houve algum erro ou não. Guarde todos os comprovantes de pagamentos feitos em cartões de crédito e débito e cheques, para que você tenha controle sobre esses valores também.

4- Conclua o fechamento de caixa 

Essa é a etapa mais fácil desse processo. Se todos os seus valores bateram, você já pode fazer o fechamento. Senão, identifique os erros e tente remediá-los. Para concluir o fechamento você só precisa somar todas as entradas e diminui-las pelo valor total das saídas. Assim você saberá se seu caixa está positivo ou negativo. 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenhamos te ajudado a efetuar essa importante tarefa em sua casa lotérica. O mais importante é sempre se manter organizado e automatizado e treinar seus funcionários, para que erros ocorram com menor frequência. 

Leave a Reply