Fidelizar clientes: o que estou fazendo errado? - DouraSoft do Brasil

Fidelizar clientes: o que estou fazendo errado?

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Trabalhar para fidelizar clientes está virando uma necessidade de muitos lotéricos, que sabem que a sustentabilidade dos seus negócios depende da formação de uma base sólida e uma clientela ativa e fiel.

Porém, em que pese os esforços, muitos lotéricos têm se deparado com um tremendo desafio à sua frente, sem conseguir grandes avanços em suas estratégias de fidelização de clientes.

Pensando nisso, resolvemos apresentar uma pequena lista com 5 erros básicos que podem estar atrapalhando suas estratégias. Confira a seguir e aproveite para fazer uma autorreflexão a respeito…

Erro 01 – Desconhecer as preferências e expectativas dos seus clientes

Todo cliente gosta de ser paparicado, de se sentir à vontade em um estabelecimento e de ser chamado pelo nome. Se os funcionários de uma empresa já o conhecem bem e sabem quais são as suas preferências, poderão prestar um atendimento customizado, totalmente compatível com as suas expectativas e anseios.

Porém, para garantir que tais informações a respeito de cada um dos clientes estejam a salvo, é preciso armazená-las em um cadastro de clientes. Se desejar ajuda nesse ponto, ligue para (67) 2108-7007 e descubra o que podemos fazer por você.

Erro 02 – Subestimar o poder do relacionamento com o cliente

Outro erro comum é não se preocupar com o desenvolvimento de um relacionamento sólido e duradouro com os clientes mais ativos. Quanto mais fortes forem esses laços, melhor será a comunicação e maior será a confiança. Isso é o que chamamos de fidelização!

Erro 03 – Não adotar estratégias contundentes de fidelização da clientela

Alguns lotéricos acreditam que a fidelização dispensa estratégias específicas e que ocorre naturalmente, sem necessidade de se esforçar. Esta até poderia ser uma verdade dos tempos em que não havia muita concorrência ou dos tempos em que os resultados das lotéricas não estavam pressionados pela austeridade econômica dos últimos anos, mas não se trata de uma lógica adequada para os dias de hoje. Assim sendo, adote estratégias contundentes e específicas para a fidelização.

Erro 04 – Esperar passivamente que os clientes voltem para comprar

Esperar passivamente que os clientes adentrem o seu estabelecimento é outro tipo de comportamento que remonta a uma época em que os resultados das lotéricas vinham quase que naturalmente, sem necessidade de se esforçar além do nível operacional.

Este cenário de passividade mudou bastante e hoje é preciso manter os clientes no radar e fazer contato com eles regularmente para que eles voltem e comprem mais.

Erro 05 – Ignorar a importância da qualidade do atendimento

Finalmente, quando tudo parece estar em seu devido lugar e todas as estratégias de fidelização estão operando, surge um imprevisto… Tudo certo e pronto para colher os resultados, mas por algum motivo eles não vem…

Isso estava acontecendo em uma lotérica com quem mantemos uma relação bem próxima. Investigamos o caso e olha o que descobrimos: havia uma funcionária que atendia os clientes mascando chicletes enquanto navegava no Facebook. Basicamente, o cliente olhava aquilo e se sentia imediatamente desrespeitado e ofendido, deixando a lotérica com uma tremenda sensação de frustração.

A lição que aprendemos foi uma só: nenhuma grande estratégia, por mais poderosa que seja, será capaz de afastar os danos causados por um atendimento de má qualidade.

Agora que você conhece 5 erros crassos para fidelizar clientes, procure evita-los e trabalhe para estar em um ciclo de melhoria eficiente. Trazer os clientes de volta é uma questão primordial de nossos dias. Bom trabalho!

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

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