Formação de equipes em casas Lotéricas

Qual critério você utiliza para formar a equipe da sua casa Lotérica? Formar equipe vai muito além de selecionar currículos e fazer perguntas genéricas. É preciso buscar pessoas que vistam a camisa, entendam o espírito do negócio e busquem agregar valor. Uma característica ideal que deve ser sempre procurada é o espírito empreendedor

Empreender não significa necessariamente ser dono de um negócio, ainda que no atual cenário que estamos vivendo as pessoas liguem única e exclusivamente a palavra empreendedorismo a ter um negócio próprio. Mas empreendedorismo é um estilo de vida. Ser destemido. Buscar resultados. Encontrar soluções ainda que não não estejam a pronta entrega. Ser persistente.

 

Por que formar equipes empreendedoras?

Encontrar os funcionários certos podem, e vão, facilitar muito o desenvolvimento do seu negócio. Justamente porque buscar pessoas com essa característica farão com que você encontre pessoas que tratarão o seu negócio como se fossem deles. E buscarão os melhores resultados sempre.

Uma equipe empreendedora colabora para superar os desafios, atingir as metas. Uma grande vantagem das equipes empreendedoras é a forma como se adaptam às situações que venham a surgir. Quem empreende sabe, ainda mais em casa Lotérica – onde o fluxo de pessoas é enorme, situações adversas podem surgir a qualquer instante. Uma queda de energia em horário de pico pode trazer grandes prejuízos, por isso possuir uma equipe proativa, dinâmica e com uma capacidade de resolução de problemas alta fará toda a diferença.

 

Mais quais características analisar…

Existem várias características que são importantes, mas vamos falar sobre as mais importantes, aquelas que realmente são de alto impacto para o seu negócio. Trazer pessoas com essas características farão uma grande diferença para a sua equipe.

  • Iniciativa – Procure por pessoas que sejam proativas, que realizem a atividade antes que você precise pedir. Que ao encontrarem problemas não ignorem, mas sim busquem soluções. E mais, não façam isso por obrigação, mas sim por ser uma característica pessoal delas.
  • Capacidade de Planejamento – Busque por profissionais que façam planejamentos para alcançar as metas. Que tenham senso analítico para fazer as análises dos resultados, e compreendam o que funciona ou não.
  • Autoconfiança – Ao meu ponto de vista essa talvez seja a característica mais importante e também a mais perigosa. Porque pessoas muito confiantes podem pecar por excesso e não conseguem compreender melhorias, ou pior, não aceitam melhorias. Mas por outro lado, e principalmente em algumas áreas específicas – como no ramo Lotérico – se seus operadores forem autoconfiantes, eles tirarão de letra a pressão que existe dentro das Lotéricas. Vão lograr êxito com as vendas de jogos também.
  • Liderança – Liderar não é uma habilidade técnica, ainda que seja possível aprimorar, liderança está ligada a personalidade. Algumas pessoas têm uma facilidade maior, enquanto outras possuem a predisposição para serem lideradas. Isso é normal.
  • Perseverança – Funcionários com essa habilidade não desistirão por mais que encontrem dificuldades em  bater metas inicialmente, por exemplo. Mas que ao longo do tempo irão conseguir lograr êxito e darão bons frutos.

 

Ao montar sua equipe empreendedora ….

Quando for formar a sua equipe empreendedora tenha calma e paciência. Analise com cuidado. Por mais que existam vários modelos que possam te auxiliar nessa etapa, tenha sempre a autonomia para decidir. Leve em consideração outros fatores, não só os dados que um programa de seleção pode te apresentar.

Escolha pessoas que realmente venham para agregar ao seu negócio. Que irão vestir a camisa da empresa e te ajudar a alcançar resultados melhores.

Lembre-se, uma equipe vencedora começa por você. Posicione-se de acordo. Não aceite nada menos que uma alta performance, mas seja humilde ao reconhecer que alguns funcionários demoram mais que outros para entregar uma performance satisfatória. Isso não quer dizer que eles não sejam bons, só que é preciso adaptação

Tenha esse olhar técnico para analisar os perfis, mas também saiba compreender as fases dos seus funcionários. E na medida do possível, os auxilie para que eles alcancem os melhores resultados e se desenvolvam. Tanto profissionalmente, quanto time e também como na vida pessoal, enquanto pessoa. 

 

Tenha uma equipe empreendedora de sucesso e os resultados serão consequência

O fato de você formar uma equipe empreendedora, diz que grandes feitos serão alcançados. Mas não seja imediatista, porque isso pode fazer com que você acabe estragando o desempenho deles. Deixe que o processo seja natural. Onde expectativas e resultados se alinhem. No fim, e com o tempo certo, os resultados virão gradativamente.

 

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta