Funcionário improdutivo: como lidar com essa situação? | Blog DouraSoft

Funcionário improdutivo: como lidar com essa situação?

Funcionários improdutivos

Ter funcionários improdutivos não é um problema. Isso porque, é praticamente impossível que todos os seus colaboradores sejam totalmente produtivos e proativos. No entanto, cabe a você como líder identificar cada perfil e saber como lidar para conseguir nivelar sua equipe. 

A improdutividade pode atrapalhar bastante seus negócios. Características como reclamações, dependência, cansaço, desculpas e pouca evolução profissional podem identificar pessoas improdutivas.  

Você está lidando com funcionários improdutivos em sua lotérica? Então está na hora de agir para tentar reverter essa situação. Atente-se às dicas que daremos a seguir.

Como identificar funcionários improdutivos 

Há muitos sinais que indicam que o seu funcionário é improdutivo. Alguns são mais evidentes, outros nem tanto. Leia a seguir alguns sinais que apontamos.

1) Desculpas em excesso 

Pessoas improdutivas sempre estão dando desculpas por não terem executado suas tarefas. Elas culpam seus colegas ou as circunstâncias pela sua irresponsabilidade. Fique atento a essa atitude.

2) Pouco resultado 

Logicamente, pessoas improdutivas produzem pouco. Elas têm dificuldades em realizar tarefas dentro do tempo, costumam ser lentas e não conseguem se concentrar direito. 

3) Muito medo 

Há casos em que pessoas improdutivas se manifestam por possuírem um medo exacerbado. Isso pode acontecer porque a liderança não passa confiança. Então, tentando ser perfeccionistas, os funcionários acabam demorando mais para bater suas metas. 

Como melhorar a performance na sua equipe lotérica 

É fato que seus funcionários são extremamente impactados com suas atitudes no dia a dia. Diante disso, você precisa entender que há muito que você como líder pode fazer para garantir que sua equipe seja produtiva. Abaixo, separamos 8 dicas que você pode adotar em sua lotérica para melhorar esse problema. 

1) Converse e incentive

Diálogo é o mais importante. Esteja sempre perto dos seus funcionários tentando entender as causas da sua improdutividade. Ajude-os a formular um plano para que eles consigam melhorar seu desempenho e esteja sempre incentivando-os. 

2) Oferte treinamento sobre produtividade

Oferecer aos seus funcionários um treinamento, para que eles aprendam a criar um modelo produtivo, é muito importante. Dessa forma, eles poderão analisar sua conduta e buscar melhoras por si só. 

3) Acompanhamento nas tarefas 

Colaboradores ficam desmotivados quando não se sentem importantes para a empresa. Para resolver esse problema, esteja acompanhado todo o processo, mostrando que está interessado em saber se está tudo indo bem.

4) Recompense

Não basta só orientar seus funcionários. É preciso também que você os recompense, assim que melhoras surgirem. Esteja sempre valorizando seu trabalho e mostrando que você percebe seu esforço. 

5) Trace metas em conjunto

Pode ser que seu funcionário esteja sendo improdutivo porque as metas que você colocou para ele não estão ao seu alcance. Para não cometer esse equívoco, trace metas junto com os seus funcionários. Isso também ajudará a manter um relacionamento próximo entre vocês e uma maior motivação. 

6) Corrija

Às vezes será necessário dar uma bronca em alguns funcionários. Sabemos que essa é uma situação chata, mas você deve entender quando está na hora de corrigir. Avalie e, caso você não encontre bons motivos para a falta de produtividade do seu colaborador, está na hora de dar um puxãozinho de orelha.

Funcionários improdutivos  ou falta de paciência

Muitos chefes não dão tempo para o aprendizado dos seus funcionários e acabam o demitindo. Mas é importante que você dê chances a eles para que sejam lapidados. Com certeza, eles ficarão satisfeitos quando perceberem que não são descartáveis para você.  

Por fim, veja quando é a hora de demitir. Se seu colaborador dá muitas desculpas, mas nunca apresenta melhora, mesmo ganhando muitas chances, está na hora de dizer tchau. 

Esperamos que nossas dicas tenham trazido ganhos para sua lotérica e que seu time seja sempre produtivo. 

 

Deixe uma resposta