Gerente de lotérica inexperiente? Vença as dificuldades - DouraSoft

Gerente de lotérica inexperiente? Vença as dificuldades

gerente de lotérica

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As atividades de um gerente de lotérica exigem grande jogo de cintura, seja para lidar com os próprios funcionários ou para atender os clientes. As funções de um gerente, num primeiro momento, são o planejamento, a organização, o comando, a coordenação e o controle de tudo o que é movimentado dentro da casa lotérica.

Um gerente de lotérica inexperiente, para sentir-se mais seguro em seu trabalho, deve ter como foco quatro pontos básicos: planejamento, organização, liderança e controle.

1.     Planejamento

O planejamento das atividades deve ser uma constante para conseguir experiência no cargo de gerente. Semanalmente, o gerente deve verificar as metas da empresa e como alcançá-las, tomando as medidas necessárias junto com a sua equipe de trabalho.

Um bom planejamento envolve determinar em cada período os objetivos que devem ser alcançados dentro da lotérica, envolvendo todas as pessoas diretamente ligadas ao público e à administração, para que haja o empenho necessário de todos em direção ao mesmo objetivo.

2.     Organização

Nenhuma empresa funciona sem organização. Para que uma lotérica tenha bom funcionamento, o gerente deve adequar as atividades das pessoas aos recursos da organização e suas necessidades, definindo o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como a atividade deve ser direcionada e para quem o funcionário deve se reportar.

Aprender a organizar-se é um processo onde o gerente de lotérica inexperiente pode reunir todos os recursos necessários para que haja um processo contínuo de atividades, ordenando ao máximo tudo o que deve ser feito e dividindo as tarefas para não sobrecarregar nenhum dos funcionários.

3.     Liderança

A liderança é uma qualidade que o gerente de lotérica inexperiente deve desenvolver, influenciando as pessoas para que trabalhem com os mesmos objetivos, traçando responsabilidades definidas, delegando responsabilidades.

Uma boa liderança é fundamental para que o gerente consiga maior experiência, interagindo com as pessoas subordinadas de forma a motivá-las, sempre com o direcionamento para que a equipe se mantenha unida.

Ganhando experiência como gerente de lotérica

Para gerenciar uma casa lotérica, não basta apenas que o gerente tenha tudo em suas mãos. Ele precisa também ter o tempo necessário para dar atenção ao que interessa para a empresa: os clientes, que devem sair satisfeitos de seu estabelecimento, e os funcionários, que precisam trabalhar motivados.

O sistema de gestão de uma casa lotérica, para que o gerente de lotérica tenha a oportunidade de ganhar experiência e contribuir com o sucesso da empresa, deve ser informatizado. Atividades de rotina, que demandam tempo, podem ser feitas no sistema AGIL, desenvolvido pela DouraSoft, empresa especializada em sistemas de gestão para lotéricas.

Com um sistema informatizado, o gerente terá tempo para atuar junto aos clientes e funcionários, verificando o que é necessário e prestando o atendimento em todas as situações.

O trabalho com pessoas exige conhecer, compreender e, depois, desenvolver o relacionamento mais aprofundado, identificando competências entre os funcionários, conhecendo melhor o funcionamento da empresa como um todo.

Cada uma das características apresentadas que o gerente de lotérica inexperiente deve desenvolver exige disponibilidade e, principalmente, tempo. Com todas as atividades rotineiras aplicadas dentro de um sistema informatizado como o AGIL, o gerente poderá fazer as análises necessárias, usando de suas habilidades e as desenvolvendo para que a lotérica consiga atingir suas metas.

Assim, o novo gerente poderá conseguir a experiência necessária para a condução da lotérica, tendo a certeza de que sua gestão é eficiente e bem vista, tanto pelos clientes quanto pelos funcionários.

A casa lotérica é um tipo de estabelecimento onde a principal atividade é o relacionamento humano. Analisada por esse ângulo, um gerente de lotérica é o principal elo entre a organização e os clientes, devendo criar condições para que o bom atendimento seja prioritário.

 

 

 

Neimar Mariano de Arruda é Administrador de Empresas, Consultor Lotérico
Especialista em Governança de Tecnologia da Informação e Fundador da DouraSoft
(67) 9.9698-3422

 

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