Skip to main content

O gerente é responsável por um determinado setor dentro da empresa ou, em alguns casos, por todas as atividades. Você percebe que está na hora de contratar um gerente quando você, como chefe, não consegue mais administrar sua empresa e seus funcionários sozinho. Quando seu negócio cresce, é preciso que você contrate pessoas para te auxiliar a gerir sua lotérica. É aí é que os gerentes entram na história. 

Portanto, o gerente é aquele que representa o dono do negócio. Sendo assim, eles apresentam funções semelhantes. O gerente lida mais diretamente com os funcionários. São eles que delegam tarefas e as cobram de seus colaboradores. O chefe estabelece as metas e guia o trabalho do gerente. 

Gostaria de saber mais sobre as funções que o gerente deve ter dentro da sua casa lotérica? Continue lendo e descubra.

Funções do gerente 

O gerente da empresa lida com controle e treinamento da equipe e com administração financeira. Há muitas tarefas para esse profissional, como: contratação de novos funcionários; treinamento para equipe; motivação e incentivo; resolução de problemas em geral; organização geral; definição de metas e objetivos; controle de entradas e saídas. 

Vimos então, que o gerente é responsável pela organização de todas as facetas do negócio. Por isso, em caso de grandes empresas, há um gerente para cada setor.

Tipos 

Você sabia que há diferentes tipos de gerente? Se houver demanda, a empresa poderá ter todos eles ou alguns, dependendo do desejado. Cada um deles tem uma função diferente dentro da empresa. Conheça-os abaixo.

1- administrativo

Esse gerente tem como principais funções a organização das atividades corriqueiras e da sistematização das informações. Ele lida com a coordenação administrativa, como as atividades dos colaboradores, elaboração de relatórios etc. Ele não lida de perto com o departamento financeiro, mas deve sempre estar a par de como anda o negócio. 

O perfil desse profissional deve conter foco, liderança, planejamento e capacidade de gerenciamento de pessoal. Ele deve ter um bom raciocínio lógico e capacidade de comunicação e negociação. Ele deve conhecer bem sobre a parte de escritório, formulários, arquivamentos e papeladas. 

2- financeiro

Esse gerente é responsável por todo o controle financeiro da empresa. Ele controla o fluxo de caixa e as contas a receber e a pagar. Ele irá formular relatórios que mostrarão a gestão do negócio e como anda o financeiro da empresa. Para isso, ele deve se atentar à faturamentos, despesas e custos. Ele deve ter uma visão ampla da empresa, se atentando não só ao presente, mas ao que pode ser feito para melhorar os negócios no futuro. 

3-  de vendas

Lida diretamente com o departamento de vendas da empresa. Ele acompanha os resultados de cada funcionário, incentiva e os treina. Mas, além de gerenciar os vendedores, ele também é o encarregado de controlar as vendas, suas saídas e entradas. 

4- comercial

Esse gerente se relaciona com o gerente de vendas. No entanto, suas funções estão mais voltadas ao atendimento ao cliente. Logo, ele se atenta às normas da empresa e treina a equipe para atender ao cliente da melhor forma. Além disso, ele será responsável por conhecer o potencial da equipe, além de definir estratégias e contratar e demitir funcionários. 

5- Marketing

Logo, empresas pequenas geralmente não possuem esse gerente, e deixam muito a desejar em suas estratégias de marketing. O gerente de marketing irá realizar pesquisas de mercado e definir as melhores estratégias para divulgar sua lotérica da melhor forma. Eles produzirão todo o conteúdo publicitário e serão responsáveis por divulgá-lo nas redes sociais e nos demais canais de comunicação. Além disso, serão responsáveis por estar sempre em contato com o público virtual.

Viu como um gerente é capaz de otimizar suas tarefas diárias? Portanto, pense bem se não está na hora de contratar um para sua lotérica. Por fim, recomendamos sempre avaliar, antes de mais nada, quais são suas necessidades principais.

Leave a Reply