Gestão de Pessoas para Lotéricas, como funciona?

Gestão de Pessoas para Lotéricas, como funciona?

Gestão de pessoas nem sempre é um termo muito claro. Recentemente em uma pesquisa feita pela Endeavor Brasil com mais de 1000 empreendedores. Apontou que essa tem sido a maior dificuldade dos empreendedores. Montar um time de Gestão de pessoas eficiente, objetivo e proativo. A ponto de que, a busca de resultados humanos se torne consequência do trabalho, não o objetivo.

Mas o que de fato é Gestão de pessoas? Gestão de pessoas, de forma simples e clara, é quando você líder, gestor ou até mesmo o proprietário passa a investir no seu capital humano para alcançar melhores resultados para a empresa. Como assim? Vou te dar alguns exemplos práticos para ficar mais claro: Quando você estabelece metas para o seu time e define premiações para quem alcançar o objetivo, motivar o seu time, é trabalhar a gestão pessoal na forma mais clara.

Algumas funções da Gestão de pessoas

Motivar, orientar e estimular são algumas das práticas mais recorrentes na gestão pessoal. Desenvolver o capital humano da sua empresa é plantar para colher futuramente. 

Mas e você Lotérico, tem trabalhado o capital humano da sua empresa? Essa é uma pergunta muito simples, mas que se pararmos para analisarmos as respostas, será que temos feito a melhor gestão do nosso pessoal?

Trabalhar as habilidades técnicas é fundamental, mas também é de suma importância que você trabalhe as habilidades humanas dos seus funcionários. Porque isso pode trazer muitos ganhos para a sua Lotérica. Como assim? Todos nós podemos evoluir a qualquer momento de nossas vidas, todos os dias, a cada momento. Basta direcionarmos os esforços certos para essa evolução. Nesse contexto surge a gestão de pessoas que vai nos direcionar de forma mais clara para isso.

 

Entenda de forma clara!

 

Mas como isso pode ser feito? Primeiro, qual a habilidade mais importante – não diria a mais importante, mas qual habilidade é fundamental para que as suas operadoras de caixa melhorem o atendimento, por exemplo? Consegue pensar? Talvez seja desenvolvendo um pouco mais a oratória ou o tempo de resposta, possa ser algo mais técnico como a dicção. Mas independente do que for, conceituar esses pontos é fundamental para que você possa definir metas e estratégias para melhorar o seu time e a sua performance.

Outro ponto bacana para observamos quando aplicamos a gestão de pessoas é que, não podemos olhar os nossos funcionários de forma isolada, é preciso melhorar o time. Então, isoladamente trabalhamos cada característica que achamos necessária para o time ter um desempenho melhor. E  isso serve tanto para os funcionários como para o líderes de times, gerentes e proprietários. Todos precisamos colaborar para que o desenvolvimento humano alcance resultados na Lotérica.

Lembre-se que não é somente intitular a Gestão de pessoas é preciso …

Portanto, é preciso que, acima de tudo, haja colaboração e união da equipe para se alcançar uma gestão pessoal de sucesso. Uma dica que acho bacana mencionar é, reúna o seu time e faça um papo aberto, deixe que eles tenham confiança para expor o que eles pensam sobre a liderança, trabalho e que também deem dicas de pontos que eles acham que precisam ser melhorados na Lotérica ou neles. Enquanto isso, anote essas informações e a partir delas defina uma estratégia para que o seu time evolua e possa trazer resultados para a sua casa Lotérica.

Um ponto interessante é trabalhar o atendimento e eficiência, quem é dono de Lotérica, gerente, operador de caixa ou até mesmo cliente, sabe como é ir em Lotérica em períodos cheios. Enfrentar filas podem fazer com que o seu cliente chegue até o caixa estressado e muitas vezes irritado. E ele vai  procurar alguém para descontar aquele sentimento. Por isso, é ideal que os operadores estejam preparados para lidar com essa situação. 

Aumente as habilidades do seu time

Trabalhar essas habilidades vão trazer confiança para o seu time e consequentemente aumentar a produtividade e resultados da equipe. Mas lembre-se: Toda habilidade desenvolvida deve ser praticada, para então ser testada e validada. Algumas habilidades podem não ser úteis para o meio Lotérico, enquanto outras sejam super válidas. Por isso faça o levantamento com seus funcionários, crie dinâmicas para explorar essas situações e conceitue tudo de forma que, ao fim, seja possível elaborar uma estratégia.

Bom, espero que esse conteúdo sobre Gestão de pessoas seja útil para você. Volto a repetir: Conhecimento adquirido sem prática não serve para nada. Então auxilie a sua equipe a colocarem em prática habilidades novas conforme forem desenvolvendo.  Isso vai fazer com que, de forma gradativa e com sutileza, o seu time comece a ter uma performance melhor, e os resultados vão aparecer.

 

Um abraço, Sucessos e Produtividade!

 

Neimar Mariano de Arruda
Consultor Lotérico e Fundador da DouraSoft
cliente@dourasoft.com.br
(67) 9.9698-3422

 

 

Quer melhorar a gestão da sua lotérica?
Conheça o único sistema de Gestão Blindado para Lotéricas. O AGIL

Deixe uma resposta